sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ARRUDA A UM PASSO DA"PAPUDA"

O cara de pau Jose Roberto Arruda, que amarga uma cadeia merecidamente, através de sus advogados, que devem ser do nível dele, pensa que tem moral para garantir alguma coisa com sua palavra.Mentiroso, apertou o botão da votação com o finado ACM, jurou pelos próprios filhos que não tinha apertado (parece até samba de Bezerra da Silva!), depois de renunciar foi eleito pelo pobre DF a deputado, chegou ao Governo e não se emendou. Quer dizer, não é mais réu primário. Só a Papuda para esse perigoso elemento.
Quem está triste é o vampiro candidato do PSDB que já tinha Arrudão certo como seu vice. Agora, com os burros n'água, o tal PSDB está viuvinho da silva e o licenciado Roberto Arruda, entre a Papuda e a Cracolândia, ou seja,vai ter que permanecer preso, porque se renunciar vai para o xilindró de verdade. Vou fazer como o pessoal fala no popular: "e eu choro?

PRESIDENTE DIZ QUE TUNA NÃO SERÁ NEGOCIADA

O desmentido do presidente Fabiano Bastos, atrávés da Imprensa, de que parte da Tuna seria negociada e que foi matéria de jornal e motivo de bochicho durante toda a semana, tranquiliza Beneméritos, Grandes Beneméritos,Conselheiros, associados, torcedores e simpatizantes da gloriosa Águia do Sousa.O assunto foi até motivo de matéria neste blog, principalmente porque a todo instante estávamos sendo interpelados por alguém querendo saber a verdade. Vale a pena dizer,que a situação do Remo é totalmente diferente da Tuna, pois temos história não somente no futebol, onde fomos o primeiro clube do norte a ganhar um título nacional, mas também na náutica, no vôlei, no basquete, tenis, tiro ao alvo, futsal, etc., e no social nossa Tuna se confunde com a da modernidade de Belém, uma vez que nossa boate, inaugurada no final da década de 60, foi a primeira do Estado, como também nossa piscina, a única olímpica em um clube social no Pará.
Se o Clube do Remo vai vender ou perder seu patrimônio é problema dos que fazem e dirigem o Clube e, mesmo que eu tenha uma opinião contrária, não sou nem sócio, apenas torço e trabalho para que a Tuna não seja a bola da vez.
Como citei na matéria passada, a dívida da Tuna com FGTS está sendo paga e os problemas com INSS são negociáveis, embora há algumas gestões passadas,a diretoria, com posição mais firme, poderia ter resolvido. Com relação aos problemas de Justiça do Trabalho, o próprio presidente Fabiano foi taxativo de que estão sendo administrados.
Daqui, feliz da vida, mando um recado aos cruzmaltinos verdadeiros de que nossa Tuna, com certeza ficará para filhos, netos, bisnetos, etc. Amem!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DEM E PSDB: ALIANÇA IRREVERSÍVEL, SEGUNDO O CASSADO KASSAB

O saco de gatos que virou o DEM, maior parceiro do PSDB, está levando seus principais parlamentares ao desespero, procurando fatos que não existem afim de tirar do foco a bola de neve que se tornou o ex-PFL, PDS e outras siglas reacionárias que já existriam neste país. O rei do xilique, senador Agripino Maia (DEM-RN), líder do partido, com aquela voz de pote rachado, irresponsavelmente, ainda insiste em mudar o tom da prosa, quando deveria era cobrar seriedade de seus aloprados correligionários.
A situação do DEM piorou ainda mais esta semana com a cassação de Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, que mesmo reconduzido à Prefeitura no dia seguinte, proporcionou um aumento do desgaste político do partido,juntamente com a decisão do governador interino do DF, Paulo Octávio, que sem apoio e pressionado pelos próprios correligionários renunciou, criando um imbróglio que só a Suprema corte poderá decidir.
Com o único governador do partido José Roberto Arruda preso, sem nenhuma perspectiva de soltura, a renúncia de Paulo Octávio e a cassação de Kassab, o DEM mergulha num labirinto de incertezas, embora Kassab tenha declarado ontem que "apesar da crise que estamos vivendo, continuamos parceiros do PSDB nas eleições de outubro", e continuou: "a aliança PSDB e DEM é consolidada, pública e irreversível". Assim, os irmãos de sargue DEM e PSDB continuam sua marcha com doações irregulares, enriquecimento ilícito e um mensalão de verdade com o aval do governador presidiário. Mas sempre juntos.

BARBIERI POR UM FIO NO PAYSANDU

O Paysandu vai ter que virar mesmo "Cavalo do cão" hoje à noite na Curuzu, porque um resultado negativo perante o Potyguar de Currais Novos (RN) e uma derrota no domingo, frente à boa equipe do São Raimundo poderão antecipar a volta do treinador Luis Carlos Barbieri ao seu estado natal.
Até o presente o Paysandu vem sendo salvo pelo gongo: no último minuto dos descontos, normalmente com um pênalte duvidoso ou com um gol legítimo do adversário anulado, como aconteceu domingo, diante do Cametá. A sonolência, a falta de pontaria, as lambanças vão se multiplicando,fazendo com que o dia "D" para o treinador e para alguns dos "importados" seja domingo, como vem sendo comentado na Curuzu, embora a diretoria insista em dizer que o treinador está prestigiado.
Porém, mesmo se o resultado de hoje for positivo e a equipe bicolor vença o São Raimundo domingo, ainda assim Barbieri estará em perigo, uma vez que com a fraca campanha que está fazendo no Parazão, a diretoria e a torcida bicolor não vão aceitar perder o primeiro turno, principalmente se o vencedor for o mair ferrenho inimigo bicolor, o Leão de Antonio Baena. Pelo sim, pelo não, pressente-se que Barbieri não demorará mais do que 20 dias para voltar à sua cidade natal. Anotem, por favor, e passem adiante!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BAENÃO PODERÁ SER VENDIDO. TUNA NÂO PODE SER A BOLA DA VEZ!

A possível decisão favorável à venda do estádio do Clube do Remo já começa a preocupar torcedores e associados dos três principais clubes desportivos e sociais de nosso Estado. Falta muito pouco para o desastre da venda do princpal bem ímóvel que o Clube do Remo tem e, se não for acatado o pedido de sócios proprietários no sentido de também ter direito à voz na decisão da venda, breve teremos o final infeliz talqual aconteceu com a sede campestre do mesmo clube, que foi vendida em 2008 e o dinheiro só deu para algumas negociações, porque a dívida com a Justiça do Trabalho continua e bem alta.
Enquanto isso, existe um "bochicho" de que a mesma empresa interessada em comprar o patrimônio do Clube do Remo, estaria interessada também em comprar um "pedaço" da Tuna Luso Brasileira. Os boatos são fortes e eu mesmo já fui abordado várias vezes por beneméritos, grandes beneméritos e associados da Tuna sobre o assunto. Na verdade, vim saber este final de semana num comentário do radiaista Francisco Urbano, que noticiou que a Tuna estaria fazendo uma reunião para decidir se levaria a proposta da venda de parte do patrimônio do Clube ao Conselho Deliberativo, uma vez que as mesmas empresas interessadas em comprar o Baenão, Construtora Agra Incorporadora e a Leal Moreira, também queriam comprar parte da Tuna.
Particularmente, como ex-presidente, Conselheiro, como torcedor e frequentador do Clube há 27 nos, apaixonado pelas cores, pela história e pela Tuna em todos os sentidos, sou totalmente contra. E alerto: se depender de mim, juntamente com os Beneméritos e Grandes beneméitos que já me procuraram, como o GB Manoel Henriques e um dos irmãos Vidonho,farei campanha para que se acontecer com o Remo a Tuna não seja a bola da vez. Já escreví aqui e volto a afirmar: não se pode vender um patrimônio assim sem mais nem menos com o intuito de pagar dívidas. INSS é negociável e as dívidas de nosso clube com o FGTS estão sendo pagas pela Timemania, enquanto que com a Justiça do Trabalho o que a Tuna deve é muito pouco, portanto, não necessitamos nos desfazer de nosso patrimônio.
Vou procurar me inteirar da situação, porque não desejo de maneira nenhuma fazer injustiça com ninguém, tampouco fazer especulação, mas acho que onde tem fumaça há fogo. Vamos apurar e torcer que tudo não passe de especulação de alguns profissionais da Imprensa, interessados em botar sujeira no ventilador.

JUÍZES DE FUTEBOLCONTINUAM FAZENDO 'DAS SUAS'

A incompetência de nossos árbitros, que sempre "erram" a favor dos grandes, está dando uma nota negativa ao Campeonato Paraense. Por não ter feito um time sequer competitivo, contratando uma grande quantidade de jogadores sem nenhuma qualificação e um treinador mais perdido que cego em tiroteio o time da Curuzu a cada partida que passa envergonha mais sua imensa torcida, que não entende o que está se passando,principalmente porque ninguém consegue explicar.
E as coisas vão acontecendo de mal a pior a cada jogo. Em uma partida o Paysandu empata com apoio do juiz no final do jogo. Na outra, vence também com a ajudinha do ábitro,também no final do jogo.De repente, empata mais uma, com um pênalte duvidoso no final do jogo e ontem empata com a ajuda providencial do despreparado "árbitro" Joelson Silva, que deveria receber uma punição por cometer tamanho "erro"(?), que atrapalhou completamente a vida do Cametá. E o pior disso tudo é que parte da crônica esportiva parece que cegou de vez,porque quando fala alguma coisa diz: "eu não vi falta" ou: "acho que o juiz errou", ou seja não mostra que os juízes estão errando cada vez mais e sempre contra os pequenos, parecendo estar em comum acordo com os tais erros e "otras cositas mas" que acontecem a olho nu nas arbitragens do Parazão.
Confesso minha decepção porque esta situação perdura e sempre os beneficiados são os dois -Remo e Paysandu-, embora esse ano a "ajuda" venha acontecendo só para as bandas da Curuzu.
Tem um dito popular que diz "o pior cego é aquele que não quer ver", muito bom para os dirigentes e torcedores do Paysandu, porque com um time que não ofende a ninguém de fraco, com um sistema tático que nem o "treinador" sabe explicar qual é,a equipe da Curuzu vai empurrando com a barriga e do jeito que vai poderá até ganhar o título, porque em futebol não se pode duvidar de nada. Mas com certeza se isso acontecer será com uma enorme ajuda dos juízes.

RÈQUIEM À DONA DALGISA

O blog está entristecido. No sábado, pela manhã, recebemos a notícia do falecimento da sra. Dalgisa Oliveira, esposa do Grande Benemérito Péricles da Mota Oliveira, figura das mais queridas nas hostes cruzmaltinas, além de profundo conhecedor e divulgador da história da Tuna Luso Brasileira. Dona Dalgisa, dama conceituada de nossa sociedade, foi companheira do GB Péricles por mais de 56 anos, tendo constituído ao seu lado uma linda família, tendo sua filha Edigleuma de Lourdes sido Rainha do Carnaval Cruzmaltino, e sua neta Monique Rigel Rainha das Piscinas e Miss de nossa querida Tuna, com apoio e incentivo da inesquecível dona Dalgisa.
No velório, parentes e amigos de dona Dalgisa e do professor e GB Péricles Oliveira, representantes da Tuna Luso Brasileira como os GBs João Rito, Francisco Pacheco, a diretora social Graciete Maués,o ex- secretário e diretor Administrativo Carlos Pampôlha, o dirigente da ATAT Gerardo Von e esposa e o ex-presidente da Tuna que também é o responsável por este blog. Na passagem do féretro pela sede social da Tuna Luso Brasileira dona Dalgisa Olivera foi homenageada por cruzmaltinos e pelo eco da sirene do Clube.
Ao professor e GB Péricles Oliveira e família enlutada, nossa solidariedade neste momento de dor.

ADEUS, COMPANHEIRO NEUTON!

A perda do companheiro Neuton Miranda,na madrugada do domingo, fecha praticamente um círculo dos grandes comunistas em nosso Estado. Coloco isso pela atuação de Neuton, que mesmo estando sempre na direção do partido em que permaneceu durante toda sua vida, foi na verdade um militante da base, participativo e sempre pronto para auxiliar e apoiar qualquer companheiro. Neuton entrou para o PC do B logo após o racha do partidão -PCB-, praticamente um garoto, há quase 40 anos. Oriundo de Marabá, terra de conflitos, Neuton como boa parte de estudantes de sua geração inclinou-se para a política de esquerda, foi dirigente da UNE e em nossa capital foi um militante comunista de vanguarda, com uma participação notável, sempre à frente das questões sociais e políticas desde os tempos da ditadura militar. Ao lado do deputado Paulo Fontelles, seu grande companheiro de partido, Neuton empreendeu um trabalho com a juventude nas escolas, na igreja, nos bairros, incentivando os jovens das décadas de 70 e 80 a se mobilizarem, participando dos movimentos nas artes musicais, cinema, teatro, literatura, poesia, mas com um envolvimento na política, sempre em busca de um Brasil melhor para todos.
Em junho de 1987, logo após o assassinato brutal de Paulo Fontelles, entrevistei Neuton na sede do PC do B, quando funcionava na esquina da Manoel Barata com Frei Gil. Dalí em diante fizemos uma amizade sólida, de respeito, embora em partidos diferente mas com as mesmas idéias de liberdade. Nos embates políticos com a direita, no também brutal assassinato de João Batista, na defesa dos Canutos que foram vitimados pelo latifúndio, Neuton sempre estava presente, fazendo um mutirão de denúncias e sempre solidario às vítimas e suas famílias. Nas duas eleições de Lula e na de Ana Júlia, Neuton e o PC do B foram grandes parceiros, com propostas e idéias solidificadas e acatadas tanto por Lula como por Ana.
Neuton se foi muito cedo. Ainda tinha muito fôlego e muita vontade de lutar. Mas seu legado continuará, na mente de jovens e velhos militantes, que um dia ouviram de sua voz calma mas firme:"Vamos lá, camaradas. Não podemos parar nem relaxar. A luta continua".

domingo, 21 de fevereiro de 2010

DILMA VAI SUCEDER LULA



Dilma Roussef já é, de fato e de direito, a candidata à sucessão de Lula pelo PT. Ovacionada pela militãncia que se fez presente no congresso petista encerrado sábado, Dilma discursou como candidata prometendo dar continuidade ao trabalho feito pelo presidente Lula.Segura e precisa em suas análises e prováveis propostas para governar o País, Dilma, segundo Lula, como ele, poderá sofrer preconceito por uma gama do eleitorado. "Como sofri por ser um metalúrgico, por ter vindo do seio dos trabalhadores, Dilma poderá sofrer por ser mulher. Mas como eu e o povo brasileiro, a ministra vai superar e governar o Brasil", falou Lula sendo bastante aplaudido.
Dilma Roussef já mostrou o diferencial que possui. Não muito conhecida dentro do partido, mas com um histórico de militãncia de esquerda que remonta de sua juventude, a candidata petista, Chefe da casa Civil da presidência da República e de extrema confiança de Lula, desde que teve seu nome ventilado para suceder o presidente, vem subindo nas pesquisa e tudo leva a crer que o indeciso candidato do PSDB até abril já estará em segundo ou terceiro lugar nas pesquisas. Hoje,Dilma, que já está praticamente no empate técnico com o pessedebista, já está em campo defendendo o PAC e levantando bandeiras que consolidaram Luis Inácio da Silva como o presidente de maior prestígio na história do Brasil, como também o mais respeitado a nível mundial, portanto pronta para a campanha.
FHC, que semana passada mais uma vez em desespero profundo atacou o presidene Lula e a própria minisra Dilma, foi aconselhado por cardeais de seu partido a falar o mínimo e desautorizado a citar o nome do governador paulista em suas considerações, até pelo seu próprio partido, consideradas aleivosias.
O PT está em campo. Lula está comandando a massa petista para mais um período de muita batalha, com o vermelhão das cores da bandeira do Partido dos Trabalhadores a tremular em casas, em carros e, principalmente no coração daqueles que lutaram e continuarão lutando porque querem um Brasil para os brasileiros, sem discriminação, sem privatizações e com as riquezas do País sendo-como o pre-sal será - distribuídas não com as oligarquias ou multinacionais, mas para com o povo brasileiro.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

REFLEXÕES PÓS MOMO

Depois da derrota da Mangueira; que o Flamengo perdeu para o Botafogo; que o Adriano jogou com a maior ressaca, quase dormindo em campo; que o Rancho se amofinou para o Bole-Bole; da ameaça do fim das categorias de base da Tuna; que o Arruda está prestes a sair da cadeia; que o Paulo Octávio ainda está pensando em renunciar ou não; que a Monique Evans espalhou que é mais gostosa que a Madonna; que mais uma vez todo mundo da Globo vai levar o Troféu Imprensa, chateado e enfadado, embora não tenha brincado carnaval, vou reler o livro de poemas "A vida passada a limpo" e publicar (obrigado, poeta!), esperando que gostem, um soneto de Carlos Drummond de Andrade, embora o poeta de Itabira não fosse muito lá de escrever sonetos, preferindo os poemas sem rimas e as crônicas poéticas. Lá vai:

INSTANTE

Uma semente engravidava a tarde.
Era o dia nascendo, em vez da noite.
Perdia amor seu hálito covarde,
e a vida, corcel rubro, dava um coice,

mas tão delicioso, que a ferida
no peito transtornado, aceso em festa,
acordava, gravura enlouquecida,
sobre o tempo sem caule, uma promessa.

A manhã sempre-smpre, e dociastutos
eus caçadores a correr, e as presas
num feliz entregar-se, entre soluços.

E que mais, vida eterna, me planejas?
O que se desatou num só momento
não cabe no infinito, e é fuga e vento.
(C.D.A.)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

AOS NOSSOS MESTRES (COM CARINHO!)

A vitória, embora apertada do Remo sobre o Independente, sábado, mostra com grande perfeição que muitos "conhecedores" de futebol aqui de nossa terra, são mesmo é preconceituosos com jogadores e treinadores locais. Nossa defesa aos atletas e treinadores regionais ao que parece encontrou eco principlmente no Clube do Remo, que insistiu com o professor (é professor mesmo!)Sinomar Naves e uma gama de atletas locais e da base e taí o time de Antonio Baena fazendo o que a Tuna sempre fez (e, se não fez este ano foi porque nem tudo Freud explica, ha, ha, ha!), ganhando e com os atletas de casa fazendo gols e mais gols.
Não faz um mês colocamos neste mesmo blog que os melhores times eram Remo, Cametá e Santa Rosa, vindo o Paysando como quarto colocado. É porque vemos na equipe da Curuzu a insistência em sempre trazer treinadores e jogadores de fora e estamos cansados (embora a diretoria não canse) de ver que na maioria das vezes dá em nada.
Agora, com os santos de casa fazendo milagres, esperamos que as outras equipes e também o Paysandu se espelhem e valorizem mais o material caseiro,porque logo depois da Copa do Brasil vem a série C e, como os outros dois competidores locais, Águia e São Raimundo,que ganhou a série D e bateu no Botafogo com um time também quase local,vêm com certeza com tudo para o citado torneio, se o Papão insistir em trazer "produtos do Paraguay", o bicho poderá pegar para a equipe bicolor. De novo!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PRESO ARRUDA, SERRA ESTÁ SEM VICE, MAS PAULO OCTAVIO VAI PARA A SAPUCAÍ

Depois de passar a noite na cadeia sem dormir, o governador licenciado de Brasília, José Roberto Arruda reuniu, na própria cela, com seu vice e principal assecla, Paulo Octávio, sobre seu futuro neste carnaval. Como é do conhecimento da maioria, a farra do panetone no DF, que estourou em final do ano passado, é bastante antiga, desde a época do governador Roriz, que insiste em querer voltar para o lugar de Arrudão.
No papo dos dois elementos, Arruda e Paulo Octávio, o menu principal foi o carnaval carioca, especialmente a Beija Flor de Nilópolis, financiada este ano pelo governo do Distrito Federal, leia-se José Roberto Arruda. Na conversa, vasada (como diriam os antigos repórteres)por fonte fidedigna, Paulo Octávio, que foi o homem da mala que liberou "apenas" 3 milhões e meio para a Beija Flor de Anísio Abraão David, assegurou que ele, sua família e seus amigos pretendem passar o carnaval no Rio e desfilar pela escola de Neguinho, usando assim parte das 100 vagas que o GDF tem direito em ala especial da Beija Flor na Sapucaí.
O escândalo do panetone ou "verdadeiro mensalão", com a prisão de Arruda e mais quatro asseclas, dentre os quais seu sobrinho e secretáio particular, é uma prova de uma Brasil novo, onde não somente pobre vai preso. Bandido engravatado, qua rouba dinheiro público, que desvia verba de hospitais, escolas, trabsportes, etc., para escolas de samba carioca, também vai em cana. Arruda que o diga.
O licenciado José Roberto Arruda era o possível candidato a vice presidente de Serra, o vampiro brasileiro, do PSDB, que tinha no perigoso elemento do DEM seu maior parceiro à candidatura ao Planalto. Agora DEM, PSDB Serra e Arruda estão no mato. E sem cachorro.

P.S.: tudo indica que Arrudão não vai ter carnaval nem pela TV. Negaram o Habeas Corpus para ele. Arrudão sifu!

NOEL ROSA, MARTINHO E VILA ISABEL


Martinho da Vila é, inegavelmente um dos maiores artistas brasileiros, principalmente no seu gênero principal,o Samba. Martinho, que além de compositor é cantor e escritor, está aniversariando hoje, 12 de fevereiro, véspera de carnaval, um dia muito especial para ele que nasceu na Vila Isabel,também berço de um dos maiores nomes de nossa MPB, o imortal Noel de Medeiros Rosa. Esse ano, Martinho voltou a compor o samba enredo da Vila, numa justa e sincera homenagem a Noel Rosa que se vivo fosse estaria completando 100 anos. Aproveitamos a data, para homenagear o grande artista do mundo, como bem definem seus colegas Zeca Pagodinho, Alcione, Zé Catimba e outros grandes sambistas brasilleiros, transcrevendo entrevista dada por mestre Martinho ao blog "Samba de Primeira".
Vinte e dois anos depois de ganhar o Carnaval,um dos principais sambistas do Brasil volta a assinar o enredo e também o samba-enredo de sua escola do coração. A escola festeja na Sapucaí o centenário de nascimento de um dos maiores artistas populares do século passado, nascido no bucólico bairro carioca de Vila Isabel, o genial Noel Rosa.
“Esse enredo sobre a vida de Noel Rosa vai ser o da minha vida. A gente vai fazer um desfile emotivo”, avisa o compositor.
Martinho da Vila comemora 72 anos de idade no dia 12 de fevereiro, dois dias antes da Vila entrar para avenida. “Vai cair na sexta-feira de carnaval. Não poderia ter data melhor para fazer aniversário”, diz empolgado o sambista.
Enquanto o carnaval não chega, Martinho faz dois shows neste final de semana, na lendária casa de espetáculos Canecão, no Rio. “É um show à moda antiga. Com sambas-enredos e marchinhas. Vou leva um pessoal da Vila para tocar lá”, antecipa Martinho da Vila ao Samba de Primeira, por telefone.
O enredo sobre o Noel Rosa é o da sua vida?
Com certeza. No ano passado, a diretoria me chamou e disse que eu seria o enredo da escola. Que iriam fazer uma homenagem para mim. Fiquei muito honrado e confesso que gostaria de ser um dia enredo de minha escola de coração. Mas falei para eles: “O ano que vem (2010) é o centenário do Noel. Precisamos falar dele, poeta maior de nossa Vila Isabel. Numa próxima, vocês falam de mim.” O enredo sobre a vida de Noel Rosa vai ser o da minha vida.
Quais as fases da vida do Noel que você priorizou no enredo?
O Noel teve uma passagem por essa vida muito rápida. Morreu antes de completar 27 anos de idade. Vamos ressaltar tudo que aconteceu no Brasil na época em que ele viveu, nas décadas de 20 e 30. O Noel morreu em pleno carnaval. Nosso maior desafio é fazer ninguém chorar na avenida de tristeza. A gente pretende fazer um desfile emotivo. Acho que está faltando isso no carnaval. Acho que vamos conseguir. Como todas as grandes escolas, vamos entrar na avenida para conquistar o título. Mas acho que a gente entra bem credenciado por conta do tema.
Você tem acompanhado o carnaval de São Paulo?
Claro que sim! Torço aí em São Paulo para a Tom Maior (a escola paulistana, fundada em 1973, tem esse nome inspirado em uma música de Martinho da Vila). Adoro essa rapaziada da Tom. Uma escola jovem, com gente de universidade e com sangue novo. De longe, vou estar torcendo por eles.
Como você vê o carnaval de São Paulo?
Não vejo uma diferença muito grande em relação ao do Rio. A diferença é que aqui no Rio existe um envolvimento de toda população. Mais investimento. Acho que é uma coisa cultural. Quando você pergunta para um carioca qual seu time de futebol de coração, ele já emenda também a sua escola preferida. Tipo assim: ‘que time você torce? O cara responde: Flamengo e Mangueira’. Mas os desfiles e as escolas de samba de São Paulo cresceram muito. Acho o carnaval de São Paulo muito legal.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"INVICTUS" MOSTRA O AMOR DE MANDELA AO "RUGBI"

A saga do sulafricano Nelson Mandela se transformou em mais um filme, agora dirigido pelo premiado ator e diretor Clint Eastwood."Invictus", titulo da fita, se passa logo após a eleição de Nelson Mandela à presidência da África do Sul, em 1994, e é centrada no apoio do líder sulafricano ao rugbi, um dos esportes mais populares do País. A excelente obra de Eastwood mostra um Mandela lutando pelo sucesso da desacreditada equipe de rugby nacional, já que entende que o esporte tem tudo para ser o unificador de uma nação dividida racial e economicamente após o apartheid.
Recentemente Nelson Mandela, que acaba de completar 91 anos e 20 longe da prisão, recebeu um seleto grupo de amigos, dentre os quais o ex-presidente De Klerk, último mandatário sulafricano da era do apartheid, para um jantar em sua residência,numa grande prova de que o sofrimento que passou na prisão deixou cicratizes mas não marcas de ódio, ao contrário, o transformou no grande humanista que é.Mandela, no mesmo dia, saiu com seus convidados para um passeio em visita às celas da prisão de Victor Verster, último presídio em que ficou antes da volta triunfal a Joanesburgo.
Aliás, ódio, é uma palavra que não existe no dicionário deste cidadão do mundo que é Nelson Mandela, que mesmo passando 27 anos de sua vida na prisão, ao sair por pressão popular do povo de seu País e do mundo inteiro, esqueceu tudo e com paciência e muito amor, coninuou a trabalhar pelo fim do apartheid, que era o movimento de segregação racial que dominava a África do Sul desde 1948, e que o levou, como advogado e militante dos direitos humanos e civis, a várias prisões de seu País.
Em "Invictus", o belo filme de Eastwood, Nelson Mandela, que ganhou com Frederick De Klerk o Prêmio Nobel da Paz de 1993, é interpretado pelo premiado ator Morgan Freeman, também um grande baluarte da causa sulafricana, que contracena com Matt Damon, outra grande "fera" da tela grande. Recomendamos o filme pelo belo resgate dessa parte da vida de Nelson Mandela, figura exemplar deste século, inegavelmente um cidadão do mundo.

COISAS DO FUTEBOL

O jogador Jardel, que inicou carreira no Ferroviário de Fortaleza, tem a mesma idade do paraense Giovani, que iniciou na Tuna. Ambos tiveram carreira meteórica no futebol brasileiro, Giovani no Santos e Jardel no Vasco e no Grêmio, onde além de ser campeão estadual em 95 e 96 ganhou a Libertadores.Ambos partiram quase no mesmo período para a Europa. Giovani para o Barcelona e Jardel para o Porto, onde se tornou ídolo, sagrando-se artilheiro em quatro temporadas e ganhando o troféu Chuteira de Ouro de l999.
Jardel, há dois anos, sufocado, revelou ao mundo que era viciado em cocaína e queria se tratar, porque estava acabando sua carreira e sua vida. Já estava com 35 anos, praticamente em fim de carreira, porque depois do Porto havia jogador no Sporting, Galatasaray e outras equipes menores da Europa, sempre em decadência, por causa do vício e do peso que chegava com a idade e o descuido físico. Nesse interim, enfrentou problemas com a separação, o que, comentam, aumentou seu sofrimento.
Iniciado o tratamento para combeter o vício Jardel descuidou-se mais ainda da forma física, e caiu no ridículo de oferecer-se para jogar gratuitamente no Benfica de Portugal, o mais querido clube das terras dalém mar. Virou chacota em Portugal.
Voltou para Fortaleza, já meio quebrado financeiramente e começou a procurar clube. Andou por algumas equipes de pouca expressão e sem sucesso, quis começar de novo no velho Ferrim. Não deu.
Giovani, que fez fortuna na Europa, depois de uma fase de descanso e muita "pelada" em Belém, voltou para o Santos, onde recompõe a forma física para, segundo a própria crônica esportiva, prepara-se para brilhar ao lado de Robinho, Neimar e do também paraense Paulo Henrique Ganso (que como ele, surgiu, desculpem!, na minha Tuna). Aqui na bela Belém, é dono de um grande e importante Centro de Ensino, o que lhe dá a certeza de que está econômica-finaceiramente bem.
Jardel, depois de disputar a terceira divisão do Campeonato Cearense pelo América, assinou contrato de seis meses com o Flamengo... do Piauí.
Ontem, depois de brilhar ao lado de grandes jogadores como Danrlei, Rivarola, Arce, Paulo Nunes, ser treinado pelo técnico Luis Felipe Scolari, o Felipão e ser convocado 11 vezes pela Seleção Brasileira, Jardel aqueceu durante 15 minutos, entrou aos 47,40 do segundo tempo, "jogou" 20 segundos e sequer tocou na bola pelo Fla do Piauí.É a "droga" do futebol!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

OS PROBLEMAS DE DUNGA

O futebol brasileiro tem tudo para voltar aos seus melhores dias. Chega de pernas de pau! Fazia tempo que o amante do futebol não via verdadeiras exibições de equipes nacionais, já que nossos craques mal começavam já estava partindo para a Europa. Foi o caso de Adriano, Ronaldo fenômeno, Ronaldinho, Roberto Carlos, Diego e muitos outros que não tivemos oportunidade de ver brilhar em nossas equipes. O Pato, saiu daqui ainda um pinto de tão jovem. É por isso que o Santos não quis nada com frangos e outros galinéceos, preferiu um Ganso, talvez temendo que levassem seu atleta cedo.
Com a volta de Adriano, Wagner Love, Fred, Roberto Carlos, Dodô, Giovani, Robinho e Ronaldo Fenômeno, todos atleas de nível de seleção, podemos desfrutar de verdadeiros embates, com craques de quilate, como agora o Santos, que com Giovani de volta, ganha o reforço de Robinho que promete enfernizar a vida de zagueiros com a colaboração dos geniais Ganso e Neimar (Ave Maria!).
Deixado de lado por um "técnico" conhecedor "demais", Robinho encheu os olhos da torcida santista e brasileira domingo com aquele gol genial.
Aos amantes do futebol arte, da beleza da ginga do futebol brasileiro, das travessuras dos que sabem "trabalhar" a bola, nossos parabens pelo retorno aos gramados verde amarelos de tão belos crques. O problema é teu, Dunga!

OS "FILHOS PRÒDIGOS"

Nas décadas de 1940 e 1950 o estado de São Paulo fervia em seu desenvovimento, com o surgimento de grandes indústrias, aumento da produção agricola, principalmente café e com uma enorme necessidade de mão de obra, especializada ou não. Foi nesse período que uma gama de nordestinos, principalmente do Ceará e Paraíba, se aventuraram em paus de arara e no velho Ita, famoso navio que corria a costa brasileira. Alguns voltavam logo, outros se demoravam e a maioria ficou. Meu pai foi um dos que se aventuraram no velho navio Almirante Alexandrino, costumava me contar. Morou em Santos, na Vila Belmiro e na bela São Vicente.Porém, não demorou o suficiente para voltar rico, a saudade da família falou mais alto.
Nas décadas de 70 e 80 vários destes nodestinos retornaram às suas terras. Boa parte deles já aposentados ou com um capital para por em prática a experiência comercial, industrial e admistrativa que adquiriram em longos anos nas terras paulistas. E Foi o que boa parte deles fez.Iniciaram o grande aquecimento comercial e industrial do nordeste, fazendo com que hoje vários estados da região vizinha sejam importantes polos industriais e comerciais, principalmente com pequenas e micro-empresas, as que na verdade sustentam a economia nacional.
O Ceará, por exemplo,que escolheu a indústria de confecções, aproveitou o fluxo do aquecimento neste setor para no gancho trabalhar o turismo, ou seja os clientes que iam comprar confecções , embebidos pelas belezas naturais das praias, comidas, serras e da própria cultura alencarina, passaram a investir em imóveis e outros negócios, reeditando a máxima de que "uma coisa puxa a outra".
No Pará temos um potencial muito grande em termos de locais para implantação de indústrias e também da chamada indústria sem chaminé, o turismo, principalmente o ecológico.
Infelizmente não temos uma história dos "filhos pródigos" do nordeste. É até lamentável, mas nota-se uma falta de empenho de empresários de fora e locais, que não partem para a implementação de indústrias, a construção de hotéis, bons restaurantes e um trabalho, digamos assim, inusitado em termos de melhor aproveitamentos de nossas ilhas e furos de rios. Não se pode reclamar da falta de empenho do governo e de bancos locais. Falta é peito de gente que invista uma parte e tenha coragem de botar o bloco na rua. Vamos trabalhar isso. Se todos se esforçarem, poderemos nos orgulhar ainda mais do nosso Pará.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MP DEVERIA VER "OBRAS" DO DUCIOMAL

Confesso abestalhado que estou decepcionado com o MP. Égua, tanta coisa importante para os nobres membros do MP se preocuparem e eles vão interferir justamente no maior esporte do paraens, o futebol. Pô, por que esses mesmos senhores não interferiram no Re-Pa que houve em dezembro? Só agora, quando o Campeonato Paraense tem tudo para dar uma melhorada, graças ao apoio da governadora Ana Júlia, que está incentivando a reabilitação do quase moribundo esporte bretão do Pará, querem se meter. Assim é melhor acabar logo com tudo, como disse o Luis Omar.
O Ministério Público é um órgão de grande importância em todos os setores da vida dos cidadãos. Deve estar sempre atento para cuidar -cuidar mesmo!- quando solicitado.Mas intereferir numa partida de futebol, por causa de probleminhas como uma lajota solta, um banheiro quebrado, coisas pequenas, sem importância, quando existem problemas bem maiores como o camelódromo do buraco da palmeira, que o Duciomal já prometeu 10 vezes entregar e sempre fura. O caso do lixo da cidade, que o MP deveria cobrar uma postura mais séria do Duciomal, pois o tal prefeito pra corrogir, fez uns piniquinhos que não cabem nem 10 latinhas de cerveja! Espero que nosso MP veja isso.
E os palermas da oposição? mais uma vez quebraram a cara! e o povo está de olho em vocês que queriam boicotar o jogo. E o deputado ex-prefeito de Tucuruí? Acho que o MP deveria ver as contas dele. Bem, meu time não está lá, mas como desportista vou torcer por um belo espetáculo. Amanhã,todos ao Mangueirão, só não eu, pois sou Tuna e vou ver ligado na TV Cultura, com um show de imagem!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"NÓS SOMOS O MUNDO", AGORA PELO HAITI

Partiu de Lionel Riche a idéia de reeditar a belíssima "We are the world"(Nós somos o mundo) agora com mais ou menos 80 artistas em prol das vítimas do Haiti. Gravada originalmente em 1985, com pelo menos 70 nomes famosos da música mundial como Billi Joel, Bob Dylan, Diana Ross, Stevie Wonder, Wilie Nelson dentre outros, inclusive os autores Michael Jackson e o próprio Lionel, sob a direção do genial maestro e arranjador Kincy Jones, a música na época faturou 55 milhões de dólares,que foram enviados para o povo da Etiópia (África).
A situação do Haiti talvez seja até mais dramática do que da Etiópia, pois o País está acabado, sem água, luz, alimentos, só restando escombros e um total de pelo menos 200 mil irmãos nossos mortos.
Porém, é importante que além da gravação e do lucro das vendas, os artistas façam em separado suas críticas e cobrem uma posição mais avançada e urgente dos países ricos e da própria ONU para a rápida reconstrução do Haiti.
País considerado o mais pobre das américas, o Haiti precisa renascer e para isso é necessário que haja, doravante, uma política mais solidária dos povos, das nações mais ricas e até de países em desenvolvimento, como o Brasil.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

DIREITA EM POLVOROSA

Calma, calma, gente. Os conservadores, reacionários estão tremendo, o que já se esperava neste 2010. É que agora todos os meses vai sair uma ou mais pesquisas e o presidente Lula está demais! Nem mesmo a pressão alta evitou que ele deslanchasse mais uma vez aumentando sua popularidade e levando a tiracolo a companheira Dilma Roussef. Lula já chega quase a 82 por cento de apoio popular e Dilma já está no empate técnico com o governador da pobre alagada São Paulo.
Lula já deixou bem claro que não vai parar seu ritmo de trabalho, porque seu compromisso com o povo brasileiro é levar em frente sua jornada. "Tudo bem, vou parar com as cigarrilhas e procurar comer na hora certa, mas quanto a diminuir o ritmo de trabalho, lamentavelmente não posso fazer isso. O povo quer mais obras do PAC, quer ver o presidente trabalhando e eu vou continuar", falou sorridente ontem o presidente Lula, depois de vibrar domingo com a vitória de seu time, o Corintians.
Lula vibrou com a subida de mais de 6 pontos de Dilma e comentou com assessores que o Brasil precisa de pessoas comprometidas com os projetos sociais que elevam a vida dos trabalhadores. "Aqueles que torceram contra, que deram muxoxo com nossa eleição estão vendo a realidade deste novo Brasil, com um povo mais feliz, porque está vendo que com trabalho se consegue chegar lá", completou Lula.

SOBRE DIOGO NOGUEIRA

Tenho acompanhado com alegria o surgimento de um novo nome na MPB, ou melhor, no samba.Filho de sambista (talvez um dos cinco melhores de todos os tempos), Diogo Nogueira faz a diferença. Contrariando a voz dos pagdeiros chinfrins que aparecem todos os dias em grupos cada vez piores, Diogo está trazendo de volta a beleza natural de um samba bem composto, cadenciado e bem cantado.
Filho do inesquecível mestre João Nogueira (quem não lembra o "Nicanor das belas Artes", "Espelho", etc.?), Diogo Nogueira é um sambista jovem, moderno, com característcas de um veterano, não ficando nada a dever aos experientes que, nas conversas de botequim que realiza em seu programa no Canal Cultura - tipo um "Clube do Samba"-, enaltece e respeita os verdadeiros músicos, os sambistas genuínos que procuram mostrar com clareza e sentimento nosso melhor produto musical.
Inegavelmente, Diogo ainda precisa aprimorar um pouco seu estilo, mas com menos de 30 anos ainda tem muita lenha para queimar e, ninguém duvide, mostrar que filho de peixe (sempre) peixinho é, e seu pai, o bamba João Nogueira, deixou um espelho cristalino para o futuro mestre Diogo.
Numa época em que nossa música passa por uma de suas piores crises, com os sertanejos, breganejos, pagodeiros e sambregas dominam as paradas e poluem nossos ouvidos, nada melhor do que ver e ouvir um talento que, com certeza, chegou para ficar: Diogo Nogueira.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GOVERNADORA SALVA O FUTEBOL DO PARÁ

Como amante e admirador de futebol, tenho uma grande preocupação com o futuro deste popular esporte em nosso Estado. Hoje a governadora Ana Júlia, do PT, é a maior incentivadora para que o nosso futebol volte a ser o que foi em passado recente, com cinco títulos nacionais (dois da Tuna, dois do Payssandu e um do Remo) e um histórico invejável em termos de público. Acho que este incentivo, nunca dado antes por nenhum governo (é dinheiro para todas as equipes!) poderá fazer a nova redenção de nosso principal esporte.
Mas tenho uma preocupação. Vejo hoje que na questão das arbitragens, não avançamos em nada. Este ano, o nível de está um Deus nos acuda, com os juízes errando muito e insistindo em proteger os dois maiores, fazendo com que aquela máxima de que "só Paysandu e Remo têm que ganhar títulos aqui" tenha que prevalecer. Égua! Meu clube, a Tuna Luso Brasileira, que infelizmente não está disputando este ano, sempre foi o clube mais prejudicado pelas arbitragens. Acho que pensam que tunante não tem olhos ou sentimento. Sempre meteram a mão na gente! Agora de fora, observando, vejo o quanto nossos árbitros (com todo respeito!, sopram bem mal o apito. Isso para não dizer que alguns deles parece erram de propósito.
Todo jogo de Remo ou Paysandu acontecem erros. E sempre favorável aos dois. Este ano, a coisa parece que tá dividida diferente. Nota-se uma ligeira vantagem no puxamento para o lado do Paysandu. É o que se vê. Toda vez que o Zé Augusto entra, é só para se jogar na área, cavar uma falta ou um pênalte. Típico de quem está em fim de carreira e já entra com uma "missão". Acho que isso é ruim até para o Zé.
Sou favorável que no clássico de domingo venha uma arbitragem de fora, que é para evitar reclamações futuras. Insisto que já está na hora de nosso Departamento de Árbitros entrar em ação, cobrando uma melhor postura dos homens do apito.

107 ANOS DA TUNA, ELITE DO NORTE!

A Tuna LusoBrasileira comemorou 107 anos, no último sábado, em festa bonita, realizada na boate olímpica do Clube, na Almirante Barroso. A diretoria, à frente o presidente Fabiano Bastos, diretores, presidente do Conselho em exercício, Grandes Beneméritos, Beneméritos, Conselheiros e um grande número de associados prestigiaram o evento, que foi o fechamento do mês de janeiro, quando acontece o aniversário cruzmaltino.
Atendendo a pedido de Grandes Beneméritos e Beneéritos, pessoas que construíram a história da centenária Tuna Luso, trabalha-se hoje para que a paz tão sonhada pelos que verdadeiramente amam o nosso Clube, reine na Casa cruzmaltina.
Na oportnidade, o Grande benemérito César Mattar, uma das grandes personalidades na história da Tuna, tendo sido presidente da agremiação por três vezes, fez um belo pronunciamento enaltecendo os valores da gloriosa Tuna Luso Brasileira, a Elite do Norte.
Destacamos as presenças de grandes cruzmaltinos, além do dr. César Mattar, como Augusto Lapa Viana, Alírio Gonçalves, Raimundo Mendes, Álvaro Vigário, Valdemar Marques, Dr. João Guilherme, Josete Pavão, Raimundo Barata, Valdomiro de Brito Lima e muitos outros.
Foram distribuídos aos presentes taças personalizadas da Tuna Luso Brasileira.

DILMA E SERRA: EMPATE TÉCNICO

O que era esperado aconteceu. Dilma Roussef subiu "por demais da conta", haja vista o tempo que nos separa do pleito: nove meses, uma gestação! A ministra, na calma, vai atingindo o objetivo traçado pelo presidente Lula, que seria em março alcançar ou passar do governador de São Paulo.
Agora a diferença entre Dilma Roussef e o governador de São Paulo é de apenas 5,1, segundo a pesquisa CNT/Sensus, ou seja, Dilma agora está com 27,8 pontos contra 33,2 do governador da alagada São Paulo. Como a margem de erro é de 3% para mais ou menos, a pesquisa mostra que já existe um empate técnico entre os prováveis dois candidatos.
O deputado Ciro Gomes, que não se sabe disputará a presidência, caiu assustadoramente 5,6 pontos em relação à última pesquisa, passando de 17.5 para 11,9.
A subida da ministra Dilma Roussef, segundo especialistas,é fruto do trabalho desenvolvido por ela, pelo presidente Lula, e pela militãncia petista em todo o Brasil que luta para que a ministra seja eleita e dê continuidade ao projeto que o PT desenvolve no País.

DAS BELEZAS DO FUTEBOL

Das belezas que o futebol pode proporcionar ao expectador -sem falar no talento de craques como Pelé, Garrincha, Zico, Dener, etc. - uma é o espetáculo proporcionado pelos treinadores, técnicos ou, hoje, professores. Não esqueço o embate acontecido entre mestre Telê Santana e Wandeley Luxemburgo no início dos anos 90, o primeiro no São Paulo e Luxa no Palmeiras. Uma verdadeira aula de tática, de conhecimento, de estudo, de arte colocados em campo por 22 atletas sobre a batuta dos dois grandes estratégistas.
Telê, mesmo que não tenha conseguido trazer o título mundial em 82, na verdade foi um dos maiores técnicos de nosso futebol e mundial. Aliás, esta "máxima" de muitos desportitas que adoram tirar o mérito de quem não ganhou uma Copa (como fazem om o galinho Zico) é um tremenda de uma injustiça, porque nem sempre ganha quem merece: o que apresenta o melhor futebol ou tem melhores atletas, mas, óbvio, o que faz mais gols.
O duelo travado entre Muricy Ramalho e Mano Menezes, no clássico entre Corintians e Palmeiras, domingo último, foi algo assim de excepcional. Com a expulsão do desnorteado Roberto Carlos,aos 8 minutos da partida, quando o time do Parque São Jorge vencia o jogo por 1 a zero, fez com que Mano Menezes mudasse todo o modo de jogar de seus comendados, deixando apenas Yarley na frente e reforçando, como uma muralha, o setor de meio campo. Vendo seu time com a superioridade de um homem Muricy tentou de todas as maneiras, furar o bloqueio: atacou pelas pontas, pelo meio, pelo alto mas não conseguiu impedir que o Coringão levasse a melhor.
Os dois professores, talvez os mais bem pagos de nosso futebol, terminaram o belo espetáculo da domingueira com a pressão e os batimentos cardíacos fora da normalidade. Mas os que presenciaram a porfia vibraram. Os palmeirenses porque viram seu novo time partir para o ataque em massa, com os 11 comandados de Muricy loucos para pelo menos empatar o jogo. Até o goleiro Marcos. Pelo lado corintiano, pela beleza e oportunismo do gol de Jorge Henrique e pelo fantástico cinturão defensivo estratégicamente arquitetado pelo mestre Mano Menezes. Parabéns aos dois grandes professores!