terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Balanço do ano na Sede Náutica

O balanço de nosso trabalho este ano na Garagem Náutica é positivo. Positivo porque na situação em que pegamos essa centenária parte esportiva do Clube, onde na realidade onde a Tuna começou, estava praticamente abandonada,tanto na questão estrutural, como na parte de atleta, uma vez que quase todos, sem a estrutura, foram instados a se transferir para os nossos dois principais concorrentes.
Felizmente, contamos com o apoio de três companheiros que muito nos ajudaram: Gerardo, Monteiro, Mário Mangas e Jorge Luis, além de toda a Confraria, que nos deu suporte financeiro, outros torcedores e associados que também passaram a colaborar com nosso trabalho, e da própria Diretoria do Clube, que sempre foi sensível e nos atendeu toda vez que nos dirigimos à ela, principalmente o Diretor de Patrimônio Augusto Monteiro, que foi um dos nossos maiores colaboradores.
Quando chegamos, em Fevereiro, a equipe, muito pequena, já estava montada. Pouco podemos fazer em termos de novos atletas, mesmo que tenhamos nos esforçado muito para fazer isso. Mesmo assim, decidimos que participaríamos do Campeonato de Remo promovido pela Fepar, embora preocupados com os custos.
Para que o leitor tenha uma idéia, só para participar a inscrição custa em torno de três mil reais. Cada transferência de atleta custa 150 reais. A inscrição de cada prova (ou barco) nas regatas, custa 50.
Fora isso tem a manutenção da Garagem, como o óleo para o barco da equipe técnica, café da manhã para os atletas, ajuda de custo para um ou outro atleta, passagens para atletas de fora. É uma média mensal de no mínimo dois mil reais.
Graças à criação de um carnet com o nome dos colaboradores, conseguimos uma arrecadação mensal, que não é grande, mas foi primordial para a manutenção de todos estes custos. Hoje temos em mãos documento dado pela Fepar de que a Tuna não deve nada à Federação de Remo. Uma vitória nossa,  de todos os colaborados
Uma feijoada que fizemos em Maio, que deu lucro de mais de sete mil reais, foi o que impulsionou e nos incentivou a seguir em frente, pois sabíamos da situação da diretoria do Clube, que não poderia ajudar com muita coisa.
O fato é que que conseguimos terminar o ano com um salde positivo de trabalho dos mais interessantes.
Além de participar de todas as quatro regatas,  inclusive com algumas vitórias, conseguimos melhorar a estrutura física da garagem, fazendo algumas melhorias e colocando à disposição do técnico e de atletas  melhorias significativas. Vale dizer, que estava carente de tudo.
Hoje, na nossa Sede Náutica temos uma excelente televisão com, uma máquina de lavar o chão, liquidificador, tudo doado pelos abnegados.
Foram colocados dois portões de metalon, em substituição às velhas portas que já não funcionavam mais. Na frente, colocamos um portão perto da porta, para proteger a entrada de pessoas indesejáveis.
Adquirimos um barco do sr.Morgado. Pintamos toda a frente da Sede. Vale salientar, que foi um trabalho muito profissional e coma tinta de nossa cor original.
Conseguimos finalizar o trabalho de recuperação de dois banheiros, só estando faltando o acabamento, por falta de um profissional que ainda não encontramos. Mas o material, tipo lajotas, argamassa, já está todo no local da obra.
Pois é, caros amigos cruzmaltino. Nesse momento só temos é que agradecer e dizer que no próximo ano estamos contando com o mesmo apoio, Já a partir de 1o. de Janeiro, estaremos sorteando um aparelho de televisão de 32 polegadas, com cartelas (apenas 100, de 001 a 100) a 25 reais cada cartela. Vamos sortear em final de Fevereiro, quando então já começaremos a trabalhar a feijoada, que pode ter duas no ano, a primeira no mês de Maio. Essa é a única fórmula que temos de lutar para conseguir recursos. 
Aproveitamos o momento para desejar a todos os nossos colaboradores e amigos,boas festas. E que o Ano Novo seja repleto de alegria, sucesso e sempre torcendo e apoiando a  nossa Tuna Luso Brasileira.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Banheiros da náutica: só falta o pedreiro

Semana passada, o companheiro Walter Pinto lamentou a situação de quem necessita fazer obra em casa, seja uma simples reforma, colocação de lajotas, etc. 
Tenho que reconhecer que Walter tem toda a razão. Estou passando pelo mesmo dilema para finalizar a pequena (eu disse pequena!) obra de dois banheiros na garagem náutica da Tuna Luso Brasileira.
Talvez porque a categoria de pedreiros esteja com muito serviço neste mês de Dezembro, mas já contatei com três  e até o presente só recebi "furo".
Hoje mesmo pela manhã marquei com um e ele não apareceu na hora marcada, 7,30 da matina, e nem sequer ligou.
Este último pedreiro foi indicado pelo amigo Da Silva, um amigão, mas mesmo com um bom aval, até o presente não deu sinal de vida.
Vou continuar procurando. Mas faço questão de dizer, que o material já está todo pronto, inclusive a argamassa já chegou. 
Ah. A grana da mão de obra já está quase completa. falta muito pouco.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

"Minha Casa", com Zeca Baleiro



Zeca Baleiro é, indiscutivelmente, uma das melhores coisas da MPB dos últimos 15 anos. Cantos e compositor criativo, navegando por vários ritmos e melodias, com letras bem construídas poeticamente, Baleiro surgiu de mansinho com seus blues, rocks, chotes e até baiões, mostrando que o Norte e o Nordeste caminham de mãos dadas nas novidades musicais desse País.
Conheci Baleiro num show de Gal Costa, quando ele foi apresentando cantando "Vapor Barato", a obra prima de Jards Macalé e Wally Salomão.
Foi o empurrão que Zeca baleiro queria e precisava. 
Depois daí vieram vários discos solos e com parceiros, tipo Fagner, além de algumas participações especiais, até com sambistas, como o clip que gravou com Zeca Pagodinho.
No CD "Líricas" Zeca Baleiro  mostrou o quanto é criativo e poético.
Gosto de todo o disco, inclusive o ouço com bastante normalidade. Mas separei esta beleza lírica e poética do maranhense mais ilustre (não vou pedir desculpas ao Sarney!), Zeca Baleiro.
Minha casa" é a canção . Ouçam e curtam o talento de Zeca Baleiro. 

Conselheiro e Diretor da Tuna eleitos no Remo

Aviso aos navegantes:

Embora ninguém tenha noticiado, nas eleições para a presidência e Conselho Deliberativo do Remo, realizadas no Sábado, 13, era grande a presença de figuras ligadas à Tuna Luso Brasileira.
Alguns nomes, inclusive um diretor do Clube e outro que foi nomeados conselheiro da Tuna, na mesma semana das eleições remistas, estavam lá e -pasmem!- disputando vaga para o Conselho Deliberativo do Remo. Os dois ganharam, como bons remistas que são: Horácio Lisboa e Evaldo Silva.
Detalhe: um deles, recentemente participou como um dos homens do futebol da Águia do Souza na vergonhosa performance do futebol profissional, o senhor Evaldo Silva.
Como bom remista e vaidoso até a medula, Evaldo concorreu à uma vaga no Conselho remista e venceu. Sua propagando era uma das mais destacadas e melhor distribuída entre os presentes, conforme a fonte que informou a este escriba.
O lamentável disso tudo é que este senhor foi indicado para o Conselho da Tuna Luso Brasileira, não tendo que disputar com uma grande número de candidatos como no caso do Remo, onde teve que brigar e fazer muita campanha para ser eleito.
O Conselheiro da Tuna e agora do Remo, foi candidato a vice-presidente nas últimas eleições, na chapa do senhor Raimundo Barata, na oportunidade pagando até propaganda na Televisão, o que não adiantou muito pois ficou na terceira colocação.
O Bi conselheiro Evaldo Silva é conhecido pelas festas populares que realiza e é também presidente do Bancrévea.
Não sei os serviços que este senhor prestou à Tuna. Mas sei de dezenas de pessoas que têm história no clube, são cruzmaltinos, frequentadores assíduos e não estão no Conselho.
Como sou daqueles tunantes que não acreditam que se possa servir dois (ou três) senhores ao mesmo tempo, fico me perguntando, qual o interesse de um paysandu ou remista fanático de disputar eleições para presidente da Tuna ou mesmo fazer parte do Conselho da Águia do Souza ?

Fim do bloqueio à Cuba é um "golpe de mestre"

Raúl, Obama e Fidel: decisão dos EUA era desejada por todo o mundo
A tacada de mestre de Barak Obama em reatar os laços diplomáticos com Cuba, chegou bastante atrasada, mas de qualquer modo, valeu. Para o mundo, vale dizer e, principalmente,  para os que não mais aceitavam em pleno século 21 o embargo que já demora mais de meio século.
Foi preciso um presidente negro, como a maioria da população cubana, formada, como Obama, por afro descendentes, para tomar a posição história do reatamento, iniciado em 1959 e formalizado pelo presidente John Kennedy.
A decisão de Obama, festejada por toda a população cubana e por muitos americanos justos e amantes da democracia, foi também compartilhada em alegria pelo presidente Raúl Castro.
A Ilha, como muitos no mundo tratam Cuba, é referência em Saúde e Educação no mundo, inclusive, a velha frase de Fidel, dita há dezenas de anos, é sempre lembrada: "Esta noite,  milhões de crianças no mundo dormirão na rua e com fome. Nem uma delas é cubana".
A histórica reaproximação dos dois países americanos, geograficamente separados por mais ou menos 150 quilômetros, poderá resultar em grandes parcerias, tantos para os EUA, para o mundo como para Cuba. 
Obama, certamente passará para a História como o presidente que não somente quebrou o gelo com Cuba, mas foi mais adiante: reatando os laços diplomáticos e reabrindo a Embaixada Americana em Havana e as relações comerciais, paralisadas há 54 anos.
O presidente americano, que já conversou por telefone na terça-feira com Raúl Quadros por quase uma  hora, estuda, inclusive, uma possível visita à Cuba, acompanhado do secretário John Kerry, já em 2015. 
A decisão é, certamente, uma glória para os cubanos e para os americanos que sempre sonharam em conhecer as belezas da "Ilha de Fidel".

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tuna não aparece no Ranking da CBF

Triste, como não poderia ser diferente, vejo o último ranking da CBF e dentre as 230 agremiações ranqueadas, não vejo o nome do meu clube, a Tuna Luso Brasileira.
Sinceramente, para um cruzmaltino que ama seu clube e que torce para que ele volte a ser um dos grandes do estado do Pará e do Brasil, é lamentável.
A queda vertiginosa que o futebol profissional da Tuna teve nos últimos seis anos é visível.
Esse desinteresse pelo futebol cruzmaltino começou com a gestão do ex-presidente, que assumiu já em 2009 e demonstrou logo que não queria muita coisa com o futebol profissional. Tanto que  de lá até o presente, o clube só conseguiu disputar o Parazão duas vezes, e por um sistema que somos totalmente contra, o arrendamento, se não me falha a memória uma das vezes a dois ex-jogadores do clube.
Não é querer fazer comparações, mas aos verdadeiros cruzmaltinos, vale a pena lembrar que em 2007 e 2008, quando este escriba dirigiu o Clube, a Tuna estava em 50o. lugar no Ranking da CBF, em ambos os anos com 357 pontos. Não posso esquecer isso, porque na época os dirigentes dos 50 melhores clubes do país ganharam uma bonita enciclopédia do futebol brasileiro da "madrasta" e a Tuna recebeu a sua.
Remo e Paysandu estavam bem ranqueados e até melhores ranqueados que a Tuna, o primeiro em 26o. e o hoje representante do Estado na Série B, em 31o.
Mas a Tuna, que em 2007 conseguiu ser campeão do Primeiro Turno do Paraense e vice campeã do Espado,  estava no Ranking da CBF à frente de equipes que de lá para cá só evoluíram como ABC de Natal, Atlético Goianiense, Moto Clube, Sampaio Correa, Maranhão Tupi, Brasiliense, Operário, Ferroviário (CE) e muitos outros.
Em 2008, segundo e último ano do mandato, a Tuna conseguiu disputar o Paraense e com muito esforço a Copa do Brasil e a Série C, Disputou, também, a Copa Centenário da Federação Paraense de Futebol, ganhando o título, embora a prometida premiação em dinheiro tenha sido postergada e nunca paga pela FPF.
Costumo dizer, que administrar um clube que além do Departamento Social possui o Departamento de Esportes e possui ainda o futebol profissional requer, além do amor, comprometimento.
Mesmo assim, continuo com fé no futebol da Tuna. Tenho esperanças de que se a diretoria tiver coragem, comprometimento e vontade de formar uma equipe que não faça o clube passar o vexame que passou recentemente sob a gestão de um grupo, a meu ver, descomprometido, a coisa pode dar certo.
Planejamento não pode ser em cima da hora. Quem tem boas intenções, honestidade e comprometimento tem tudo para fazer em dois anos o que um descomprometido não fez em cinco.
Se isso for feito, com certeza poderemos, dentro de dois ou três anos, voltar a fazer parte, honrosamente, do Ranking da CBF.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Banheiros: acabamento inicia segunda -feira

Uma conversa com o diretor de Patrimônio da Tuna Luso Brasileira, Augusto Monteiro, na terça à noite, e o restante do material para conclusão dos dois banheiros da Sede Náutica foi conseguido.
Augusto, do próprio bolso, doou todo o revestimento para as paredes dos dois banheiros e ainda, através da Tuna, conseguiu 25 metros de PVC para cobertura dos dois ambientes.
Uma vitória da batalha que foi fazer praticamente dois banheiros novos com o pouco dinheiro que arrecadamos com os carnets, portanto com orçamento baixo. 
Mas tudo está dando certo, graças à confiança dos que colaboram mensalmente com o carnet e dos abnegados que na parte final, a do acabamento, nos ajudaram, como o GB Alírio Gonçalves, o Benemérito Pedro Azevedo e o diretor de Patrimônio Augusto Monteiro .
Agora é correr atrás da grana para o que falta, que é comprar parte da argamassa e pagamento da mão de obra, que é tipo mil reais. O pedreiro que contatamos disse que vai ter que trabalhar com um ajudante, pois terá que quebrar o azulejo velho que está bastante estragado. Ele deu uma outra opção, que seria colocar tanto a lajota como o revestimento por cima do que está fixado, mas deu logo a dica: a argamassa tem que ser especial, e é muito mais cara. 
O certo é que para a conclusão da obra falta pouco, muito pouco, pois vamos iniciar o acabamento já na segunda-feira. 
Penso que, graças ao apoio e colaboração de todos, antes do final do ano teremos os dois banheiros concluídos.
É muita vitória, gente. Vitória dos cruzmaltinos!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Garantida lajota para os dois banheiros

Acabo de conseguir, com o Benemérito Pedro Antonio Azevedo, ex-presidente da Tuna Luso Brasileira, a lajota para o piso dos dois banheiros da Garagem Náutica. 
Contatei com o Dr. Pedro, um cruzmaltino dos mais autênticos, que atendeu meu telefonema e após meu pedido, se prontificou de imediato a dar esse importante apoio para darmos mais um passo na conclusão dos dois banheiros da Garagem.
Agora só falta corrermos atrás de quem patrocinará os azulejos e o pagamento da mão de obra. Esta semana mesmo estaremos levando o material para iniciarmos o acabamento dos banheiros.
Ao Benemérito Pedro Azevedo, nossos sinceros agradecimentos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Superando as dificuldades, rumo a 2015!

Na última regata do ano, acontecida na manhã de ontem na Estação das Docas, o Paysandu ganhou o título do ano, vencendo quatro páreos e chegando aos 21 pontos. O Remo ganhou a regata de ontem mas no ano foi o segundo colocado e a Tuna a terceira.
Não adianta querer justificar nada, mas é importante salientar que a Tuna disputou o campeonato de regatas deste ano graças ao empenho dos vários amigos e colaboradores que, através de um carnet, ajudaram na manutenção da garagem, trabalhos feitos e até na compra de um barco.
Foi, na realidade, um ano de recomeço, com um sério trabalho de infra estrutura no prédio, preparação para que se possa entrar no ano de 2015, o do centenário da Federação paraense de Remo, com uma equipe competitiva.
Fizemos alguns trabalhos de primeira necessidade mas que já deixaram algumas mudanças nestes meses que estamos trabalhando lá.
Com apoio da diretoria do clube e dos abnegados que colaboram mensalmente com um carnet, conseguimos colocar um portão de ferro na entrada, dois portões grandes que substituíram as velhas e danificadas portas de enrolar, reformamos totalmente os dois banheiros, masculino e feminino (inclusive com louças sanitárias, chuveiros e pias novas, doação do Conselheiro Ismar Araújo).
Fizemos um trabalho de pintura em toda a frente da Sede, com uma equipe de profissionais competentes. O custo foi bancado com o que tivemos de lucro na Feijoada que fizemos em maio. Desse mesmo dinheiro, compramos um banco, um Dois Sem com Reversão.
No mesmo período, conseguimos com a Trigolino mensalmente Biscoitos, Bolacha, Macarrão e Massa para a Sopa dos nossos atletas. O café da manhã é complementado com os pães que a Panificadora Pão Dourado repassa diariamente. Com o apoio do cruzmaltino Jaime Eiras, que mesmo longe de Belém repassa uma quantia mensal, compramos o restante do café da manhã, que são o açúcar, café, manteiga, leite, além do material de serviço diário de limpeza.
É uma luta, uma verdadeira epopeia, mas graças a estes apoios a gente vai vencendo as etapas.
Conseguimos também este ano através de doações uma Televisão com controle remoto, Ventiladores, geladeira, Máquina de jato d'água, e 12 garrafões de água mineral por mês.
Hoje, devido a nossa carência, por conta do estado de abandono que a Garagem Náutica passou durante os últimos cinco anos, estamos com pouquíssimos barcos, poucos remos, necessitando urgente de uma ampliação e renovação de equipamentos para poder termos novos e bons atletas para 2015, que promete ser um ano mais competitivo ainda para o esporte náutico.
Frisamos que 2015 vai ser mais competitivo como alerta, porque se este ano os nossos adversários investiram milhares de reais, trazendo remadores argentinos, cariocas e amazonenses, imaginem como não será no próximo ano. Para se ter uma idéia, para a regata de ontem, o campeão do ano trouxe quatro remadores argentinos,  seis do Vasco da Gama e duas remadoras de  Manaus.
Então é é importante que pensemos nisso e nos unamos para ajudar a Sede Náutica. Precisamos de Barcos e Remos. Seja através de doações de alguns abnegados que têm uma melhor condição econômica, de compra que faremos com o que arrecadarmos com promoções, ou mesmo por conta de um projeto que estamos estudando  fazer para conseguir esses benefícios, a realidade é que temos que nos fortalecer.