segunda-feira, 30 de março de 2015

Regata: Tuna vence três primeiros lugares

Torcida com membros da Confraria prestigiou e viu...
... o double formado por Gabriel e Henrique vencer
A Tuna conseguiu três primeiros lugares na regata de ontem, a primeira das quatro que acontecerão este ano. Não foi o melhor dos resultados, esperávamos pelo menos quatro, mas os três primeiros, um segundo e um terceiro foram de bom tamanho.
O resultado nos deu o segundo lugar na regata e no Campeonato Paraense de Remos, pois, o Paysandu perderá quatro pontos de dois segundos lugares que ganhou irregularmente, baixando sua pontuação e deixando a Tuna em sua frente.
A luta é das mais árduas, mas mesmo com os parcos investimentos e com algumas carências, vamos levando e nosso objetivo é o primeiro ou no mínimo o segundo lugar este ano.
Já temos agendados para a Copa Norte e próxima regata alguns atletas que estarão começando, tanto masculinos como femininos.
A festa ontem  no Ver-o-Peso foi das mais bonitas. Muitos torcedores cruzmaltinos, membros da diretoria se fizeram presentes deixando bem claro que o apoio ao esporte náutico é de todos.
Vamos nos preparar para a Copa Norte e para a próxima regata. Amanhã a turma já volta para os treinamentos.
Nossos atletas, diretor técnico Lindão, diretoria náutica, diretoria do clube, colaboradores e todos os torcedores da gloriosa Tuna Luso Brasileira estão de parabéns. 
Tamos juntos pela valorização do esporte náutico, pelo respeito aos atletas paraenses.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Chegada da regata será no Ver-o-Peso

Jovens atletas da Tuna com o técnico Lindão
Domingo é dia de regata. Será a primeira do ano em que a FEPAR -Federação Paraense de Remo- comemora seu centenário.
Para adequar a festa da regata com o aniversário do Ver-o-Peso, que hoje comemora 388 anos, a chegada dos barcos será no mais bonito e mais importante cartão postal de Belém, o Ver-o-Peso.
A Tuna inscreveu oito barcos e o técnico Lindão está trabalhando para que a equipe da Águia do Souza participe de todos os oito páreos.
Apesar de todas as dificuldades, a Tuna este ano está bem melhor que ano passado. A equipe está bem maior e nota-se em todos os atletas uma vontade grande de vencer.
Talvez seja a valorização por parte da Tuna na competência e no talento dos atletas locais.
Enquanto os dois adversários da Águia estão trazendo atletas de fora e pagando verdadeiras fortunas para isso, a Tuna está com uma equipe toda local, de "papa chibés" que promete muita luta com muita garra.
Todos ao ver-o-Peso no domingo, a partir da 8 horas. vamos torcer pela nossa Águia. leve sua bandeira e na amoral, sem briga e sem violência, torça pela Tuna. De repente a gente pode ser a surpresa. Todos lá!

Chegaram as novas cumbucas.



As novas cumbucas para a Feijoada da Náutica

Hoje recebi os novos modelos das cumbucas que serão utilizadas na feijoada em prol da Garagem Náutica que será realizada no dia 30 de Maio, no Salão Vermelho da Tuna Luso Brasileira.
Em ambas nota-se a criatividade do grande criativo escultor, que todo ano usa de sua inventividade, cada vez mais aprimorando sua arte nas cumbucas.
Os desenhos marajoaras estão bastante vs´´iveis, como tamb´´em e bem detalhado, o belo escudo da Tuna.
das 250 cartelas nossa pretensão é vender pelo menos 2000, mas tudo indica que chegaremos às 250. Até ontem, já estavam praticamente vendidas 105 cartelas, estando faltando ainda dois meses para a data da grande festa, o que quer dizer que temos 60 dias para vender 145 cartelas.
Cada pessoa que adquirir a cartela da feijoada, ganhará além da belíssima cumbuca, um adesivo para colocar no carro e um botton da Tuna. Terá também direito de participar dos sorteios que terão no dia e participar do show com música ao vivo.
Mas o mais importante de tudo é a colaboração dos participantes. Porque quem adquirir a cartela sabe que com certeza estará ajudando o esporte náutico, que é onde nossa querida Cruz de malta tem sua maior tradição.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Tuna se prepara para regata de domingo

O Oito Gigante tem treinado com afinco  visando a regata do dia 29
Domingo, 29, é dia de festa para a náutica paraense. Tuna, Remo e Paysandu estarão mais uma vez se enfrentando nas águas da baía do Guajará na primeira regata de 2015, ano do Centenário da Federação de Remo -FEPAR.
Segundo o técnico José Wildemar, o Lindão, a Tuna inscreveu oito barcos para alinhar em oito páreos dos 10 que serão disputados.
"Vamos correr pelas beiradas, com uma equipe jovem, formada por atletas locais, já que perdemos nosso único atleta de fora, o Valdonilton. Mas esperamos ter sucesso nessa primeira regata, pelo menos eu sinto muito entusiasmo, muita empolgação nos meninos", disse Lindão ao escriba.
O início está previso para as 8 horas, com chegada  na Estação das Docas.
Convocamos todos os torcedores cruzmaltinos para irem à Doca incentivar a equipe da Tuna, a única genuinamente paraense, a que mais forma atletas, a campeoníssima do estado, que trabalha para voltar a ser a Rainha do Mar.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Democracia, impeachment e golpe

Quem acredita na democracia como melhor sistema político do mundo, não pode criticar manifestação. Elas, as manifestações, fazem parte da democracia, embora algumas faixas que apareceram ontem pelo Brasil e até mesmo esparsas palavras de ordem, destoem do propósito real, pois atentaram sobre a a democracia e a própria Constituição.
É bem verdade que boa parte dos manifestantes estavam ontem nas manifestações na base do "oba oba", talvez por estar num embalo, pedindo o que na verdade nem sabem o que é.
Por exemplo, sobre os que pediam a volta da ditadura militar ou mesmo o impeachment da presidenta Dilma. Muitos pensam que assinaturas ou mesmo manifestações em demasia podem causar o impedimento da Presidenta. E, caso ela fosse inpitimada, o Aécio assumiria.
Isso é pura balela. Coisa de quem usa as manifestações para expor o ódio, ou até mesmo, como falou o senador tucano Aloísio Nunes,  "para sangrar  o PT e a presidenta".
Sobre o assunto, ontem, depois das manifestações, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, se manifestou dizendo que a liberdade de expressão permite que eles discutam temas como este  "embora não veja, neste momento, nenhuma base jurídica para que isso venha a acontecer".
“Pedir o impeachment enquanto manifestação livre de vontade, tudo bem. Agora, concretamente, vamos convir, a presidenta da República no curso deste mandato que mal se inicia não cometeu nenhum crime que é pressuposto do impeachment. Seja à luz do artigo 85 da Constituição, seja à luz da lei 1079, de 1950, versando sobre crimes de responsabilidade e por consequência, impeachment, não há a menor possibilidade de enquadramento da presidenta da República nessas normas, sejam constitucionais, sejam legais”, disse Ayres Britto, ex-presidente do STF.
Entre os juristas, há uma unanimidade no entanto: a de que não há qualquer legalidade, nem sentido, pedir uma intervenção militar. Essa reivindicação foi demonstrada em alguns cartazes, no Rio de Janeiro. O ex-ministro do Supremo, Carlos Velloso, lembrou que as Forças Armadas têm a obrigação de proteger o estado democrático.
“Uma intervenção militar seria algo inusitado, fora da lei, fora da Constituição, ao arrepio da lei, ao arrepio da Constituição. Vale evocar Rui Barbosa no ponto quando ele afirmou diante do Supremo Tribunal Federal, ‘fora da lei não há salvação’. Temos que sempre nos comportar dentro da lei. No momento em que a lei, que a violação da lei prejudica alguém e nos colocamos em silêncio, amanhã poderá ser nós, sermos nós aqueles atingidos por quem está violando a lei. Sempre dentro Constituição, sempre com observância da lei”, analisou o ex-presidente do STF, Carlos Velloso.
Portanto, a manifestação deve ser livre. Mas podem tirar o "cabelo da venta" que golpe, impeachment ou intervenção militar está totalmente fora de cogitação.
É visível que os organizadores e financiadores das manifestações de ontem estão felizes. Olha-se nos olhos de políticos do DEM, do PSDB. do PP -mesmo envolvidos nos escândalos da Petrobrás-, que o resultado foi positivo, pois, já que a ordem é sangrar, "quanto mais desgastarem o governo, melhor".
Mas seria mais interessante que estes dirigentes partidários e grupos de direita procurassem um meio mais lúcidos para trabalhar, e se possível até dialogar com o governo, se quiserem ajudar. Pois usar boa parte da população que vai às ruas pedindo e pregando o impossível, como massa de manobra, chega a ser exploração da ignorância.
Que se faça manifestação. Democraticamente e pedindo o que é correto possível, como o fim da corrupção e punição, mas em todos os setores e de todos os envolvidos.
Pedir só a cabeça da presidenta, o fim do PT, dos "corruptos do PT", esquecendo os outros, que são muitos, é pregar golpe, é vestir a camisa da direita mais radical, mais estreita, nazifascista.

terça-feira, 10 de março de 2015

Cartelas da feijoada já estão à vendas

Cumbucas personalizadas coloridas acompanharão a feijoada 

Já estão à venda as cartelas para a Feijoada da Garagem Náutica, que realizamos todos os anos no mês de Maio. Este ano será no dia 30 de Maio.
Como nos anos anteriores, serão inicialmente 200 cartelas que estão sendo vendidas a R$ 50,00, mesmo valor dos anos anteriores e o apurado, após tiradas as despesas, será usado em obras e pagamentos de despesas da Sede Náutica.
Para este ano, as cumbucas já foram encomendadas, e mesmo que tenham sofrido um pequeno acréscimo no preço, decidimos -este escriba, Gerardo Monteiro e Mário Mangas- que não aumentaríamos o valor da Feijoada, para que as vendas sejam de sucesso, como nos dois anos anteriores.
Além da Feijoada especial, da cumbuca, do Botton, este ano estaremos também entregando a todos os que adquirirem a cartela um adesivo da Tuna Luso Brasileira, que pode ser colocado no carro, na moto ou onde o cruzmaltino achar mais adequado.
No dia da feijoada, além da música ao vivo, teremos também sorteio de brindes e possivelmente uma exposição de fotografias e barcos da historia da Tuna neste secular e importante esporte onde a Águia já ganhou 40 títulos.
Para adquirir a cartela basta entrar em contato com este escriba, com Mário \mangas, com F Gerardo Monteiro ou com qualquer membro da Confraria, já que todos eles estão com cartelas para serem vendidas.
As cumbucas, com um novo design, serão de dois ou três modelos, sempre destacando o emblema da Tuna e o nome Garagem Náutica.
Se você é cruzmaltino, simpatizante da Tuna ou pelo menos é adepto do esporte náutico e quer colaborar com nosso trabalho, adquira já sua cartela e seja mais um a apoiar-nos na luta para resgatar nosso clube nesse belo esporte.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Na Sede Náutica com a Tuna, pela Tuna!

Jovens atletas da Tuna para o Campeonato de 2015 e Copa Norte
É importante que cruzmaltinos, sócios, amigos e simpatizantes da Tuna Luso Brasileira saibam o quanto é importante a colaboração de cada um para que possamos fazer um trabalho na Garagem Náutica.
Se conseguimos praticamente fazer renascer nossa Garagem é por conta do apoio que recebemos, de amigos da Confraria, sócios, GBs, Beneméritos, torcedores, simpatizantes e da diretoria.
No planejamento que fazemos todo princípio de ano, para nossa sobrevivência, é necessário pelo menos três mil reais mensais. Não arrecadamos sequer mil reais por mês. O déficit todo mês é de pelo menos 2 mil reais. Temos que fazer alguma coisa para diminui os custos e ao mesmo tempo, conseguir um meio, tipo sorteio, para chegar perto do empate: arrecadação/despesas.
Era importante que alguns sócios, torcedores, GBs, Beneméritos ou mesmo qualquer um que gosta do esporte náutico se sensibilizasse e ajudasse com uma certa quantia mensal a nós que dirigimos a Garagem, que é para podermos melhorar o apoio á nossa equipe, que é formada por garotos em sua maioria carentes, que necessitam de passagens de ônibus e outro tipo de ajuda para se manterem.
Lógico que jamais vamos querer nos comparar com os outros dois, que pagam atletas locais e mandam buscar atletas de fora pagando salários altíssimos (o Remo levou um de nossos atletas, o Valdonilton, pagando salário de 2 mil reais mensais). Jamais podemos pensar em fazer isso. 
Mas é claro que sonhamos dar uma ajuda de custo à maioria deles, para servir de incentivo.
Damos sim um bom café da manhã, com pão, manteiga, bolachas, sopa, água mineral, e uma infra estrutura da sede com bons banheiros masculino e feminino, além de uma carteira que dã direito a nossos atletas a frequentarem a sede social do clube.
Falta muito ainda. Mas o principal para nós é termos condições de manter a equipe.
Já fizemos todas as transferências deste ano, a dívida que resta é pouca, mas estamos trabalhando e sempre esperando o apoio de boas "almas cruzmaltinas".
Enquanto isso, estamos já com nossa feijoada. Custa apenas 50 reais, com direito à cumbuca, participação do dia festivo e do sorteio de prêmios.
Nos apóiem. Nos incentivem. Prometemos fazer o melhor que pudermos em nome de nossa gloriosa Tuna Luso Brasileira.