O primeiro campeão Olímpico brasileiro e da América Latina, era paraense e atleta da Tuna Luso Brasileira.
Guilherme Paraense nasceu em Belém, no dia 25 de junho de 1885, e foi o primeiro atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos de Antuérpia (Bélgica), em 1920. Permaneceu como o único campeão olímpico do país durante 32 anos, até que Adhemar Ferreira da Silva igualasse sua conquista no salto triplo, em Helsinque, em 1952.
Guilherme Paraense era Primeiro-tenente do Exército, e foi campeão brasileiro de tiro em 1913, 1914, 1916 e 1917 e campeão carioca em 1915 e 1918. Tinha 35 anos quando competiu pela primeira vez nas Olimpíadas, no dia 3 de agosto de 1920..
O atleta da Tuna Guilherme Paraense e sua esposa |
A primeira participadão olímpica do Brasil se deu principalmente por causa do adiamento dos Jogos Olímpicos de 1916, que seria em Berlim, na Alemanha, adiados por causa da Primeira Guerra. Com isso o Brasil ganhou a chance de se preparar melhor para fazer uma boa campanha na sua estreia em uma Olimpíada. Com 29 atletas, a delegação nacional chegou aos Jogos mesmo sem ter ainda um Comitê Nacional. Convidado pelo COI, através de Raul Paranhos do Rio Branco, embaixador brasileiro na Suíça, os brasileiros alcançaram um desempenho que parecia promissor, com a conquista de três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Em cinco esportes (natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro), os brasileiros tiveram bom desempenho apenas no tiro. O atleta da Tuna Luso Brasileira Guilherme Paraense tornou-se o primeiro atleta brasileiro, e também sul-americano, a conquistar o ouro olímpico.
Guilherme representou o Brasil e a Tuna Luso Brasileira, e venceu a prova de pistola de velocidade ou tiro rápido. As armas utilizadas pela equipe brasileira na disputa foram cedidas pelos norte-americanos, já que os brasileiros tiveram seu armamento e munição furtados durante a viagem.
Guilherme Paraense Paraense faleceu em 1968, aos 83 anos, e até hoje é reconhecido mundialmente como o desportista que deu a primeira medalha olímpica de ouro ao Brasil.Dados compilados em pesquisa).
Por isso que eu tenho muito orgulho de ser tunante. A história da Tuna não só no cenário esportivo é muito rica e recheada de grandes atletas.
ResponderExcluirMas a Tuna Luso não valoriza a sua história. Tanto que acabou com seu estande de tiro e sua história. O estande da Tuna era muito bom e eu atirava com frequência lá, mas a diretoria da Tuna não respeitou sua história e acabou com tudo!
ResponderExcluir