segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

2009, O ANO DO FUTEBOL CARIOCA.

O carioca amanheceu com o sorriso mais largo, tomando um banho de felicidade, iniciada na tarde de ontem. Depois de convalescer na UTI do futebol brasileiro durante vários anos, sem ganhar e sempre lutando para não cair (e às vezes até caindo!) para a segunda divisão, eis que os times do Rio felizmente ao apagar das luzes de 2009 deram um fantástico sinal de recuperação, trazendo de volta para um dos maiores amantes de futebol do País, o povo carioca, a certeza de haver enxergado uma luz no fim do túnel.
Tudo começou com o Vasco da Gama, que depois de amargar em 2008 uma queda para a Série B do Brasileiro, herança maldita deixada para Roberto Dinamite, com um elenco não muito caro mas com muita força de vontade de diretoria, Comissão Técnica e atletas, levou a taça de Campeão , e com uma atuação ímpar, sempre bem colocado na tabela de classificação desde o início do Campeonato. O Vasco fez tudo direitinho e culminou com a conquista do título por antecipação, o que demonstrou a superioridade do clube da Cruz de Malta.
O América, de Chico Anísio e do falecido pai de Romário, também conseguiu o título da Segundinha e voltou para a elite do Cariocão. O bom é que Romário, para cumprer uma promessa feita ao pai, parece vai conseguir fazer do Ameriquinha um grande time, pronto para fazer bonito no Campeonato de 2010.
Os outros três que disputaram o Brasileiro da Série A, infelizmente começaram de mal a pior. Para se ter uma idéia da recuperação de todos, no mês de agosto a situação dos três era a seguinte: Fluminense com 92 por cento de chances de cair; Botafoogo com 43 por cento e Flamengo com 17 por cento. E o mais importante: os três em crise, inclusive o Fluminense chegou a passar onze rodadas sem vencer.
Algo precisava ser feito, e com a cabeça fria os dirigentes das três grandes equipes do futebol brasileiro trocaram de técnico, fizeram algumas contratações e a virada começou. Andrade, de coordenador das categorias de base passou a ser o treinador efetivo a pedido dos próprios atletas. Cuca voltou ao Flu e contando com o talento de Fred, que chamou a situação à responsabilidade, conseguiu tirar o clube das laranjeiras da boca do lobo. Já o Botafogo, foi mais uma questão de sorte (tem gente que diz que o melhor Pai de Santo é o do Bota), pois quando se pensava que ele estava bem, ele vacilava e ficou nessa até a última rodada.
Mas enfim, os dois se salvaram e o Flamengo... Ah, o Mengão! Este , epois que Andrade assumiu passou por uma verdadeira reviravolta, principalmente porque coincidiu com o retorno do "vovô"Petckovic, que rodou a baiana em todas as partidas, mostrando que está ainda apto para jogar em 2010. O Fla levou o título e todas as honras de campeão com justo merecimento, porque soube aproveitar todas as oportunidades, em casa e fora do Maracanã, com união, talento e vontade de vencer de toda a equipe.
Os loiros vão para o futebol carioca pelo soerguimento acontecido principalmente a partir de outubro, com uma magistral subida de pontuação de todos e com a possível redenção daquele que, juntamente com o Paulista, formam o que há de mais belo no "association"l brasileiro. Parabens aos cariocas e salve o Flamengo. Agora só resta torcer para a rande Tuna Luso Brasileira fazer sua parte pelas bandas de cá e fechar 2009 com chave de ouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário