Alguns personagens do genial Chico Anísio |
A reportagem que a TV Record fez domingo, no programa "Domingo Espetacular", de quase meia hora, sobre o comediante Chico Anísio foi literalmente espetacular. Artista global há mais de 40 anos, Francisco Anísio de Paula, o Chico Anísio, cearense de Maranguape, está internado com problemas pulmonares há mais de um mês, no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores artistas vivos do Brasil, não somente pelos anos que tem de profissão -mais de 50- mas pelo multiprofissional que é: redator, escritor, compositor, pintor, humorista, cantor, ator e "escada" para o grande naipe de humoristas e comediantes do País, Chico é uma lenda viva da televisão brasileira. Oriundo do rádio, onde começou ainda nos anos 40, com Grande Otelo, Zeloni, Renato Corte Real, Costinha e outros, Chico Anísio ao longo desses mais de 50 anos de carreira criou mais de 200 tipos, personagens que são facilmente identificados pelo visual ou simplesmente pelas vozes, que Chico tão bem consegue colocar em cada um deles.
Chico é de uma família de artistas. Irmãos, filhos e sobrinhos do ilustre cearense estão quase diariamente nas telas de TV e cinemas, como seu irmão, o cineasta Zelito Viana, pai do artista global Marcos Palmeira. Cininha de Paula, atriz e diretora de teatro e televisão, é outra sobrinha de Chico Anísio. Uma das irmãs de Chico, a atriz e comediante Lupe Gigliote, faleceu em Dezembro passado.
Os filhos de Chico parece trouxeram o DNA do humor do pai no sangue. Todos são humoristas e atores, com destaque especial para Nizo de Paula e Bruno Mazzeo, o segundo além de escritor e humorista, ator e redator de programas de humor de grande talento.
Na importante e perfeita reportagem da TV Record, no domingo à noite, Chico falou de várias fases de sua vida. Também foram lembrados momentos importantes de suas carreira no Teatro e na TV, onde teve vários programas, sempre em horário nobre, como "Chico Total" e "Chico Anísio Show". Dos artistas que foram lançados pelo genial cearense como Tom Cavalcante, que fez um "vídeo tape" de momentos de seu início de carreira e a importância de Chico Anísio em sua vida.
Chico está há algum tempo ausente de programas de humor na televisão. Sua saúde, um tanto debilitada, segundo suas próprias palavras, por causa do cigarro, não permite que ele tenha grandes tarefas como há alguns anos. Mas seus amigos acreditam que ele sairá dessa. E sua atual mulher - a sexta companheira- com quem vive há 12 anos, diz que Chico voltará. E no mesmo dia que chegar em casa vai querer uma buchada ou um baião de dois. Depois, como faz há mais e 50 anos, se trancará em seu estúdio de trabalho e vai escrever. Pelo menos por 12 horas seguidas. Isto é Chico Anísio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário