terça-feira, 3 de novembro de 2009

TODOS OS SANTOS + FEITICEIRO= SÃO RAIMUNDO

Inegavelmente, os deuses do futebol (como diriam os cronistas esportivos), fecharam acordo com o São Raimundo, domingo, no jogo de decisão da Série D. Talvez para premiar e até fechar com a famosa chave de ouro a excelente performance da equipe mocoronga. "Os deuses e também Todos os Santos", completa o camarada Petrúcio , numa alusão à data religiosa do dia 1o. de novembro. Todos se uniram e decidiram que o título ficaria no Pará, ou melhor em Santarém da prefeita Maria do Carmo e do meu amigo Bosco, um dos melhores atletas que a minha Tuna ja teve.
Foi uma verdadeira epopéia, vitória da raça, da vontade de vencer do jogador paraense, que não se intimidou e, mesmo perdendo até mais da metade do segundo tempo, teve personalidade para virar o placar e coroar a belíssima campanha do já chamado Mundicão.
Quem acompanha futebol, sabe o quanto as equipes chamadas "pequenas" do futebol do sudeste, principalmente do eixo Rio-São Paulo, são enjoadas e sempre são competitivas, tanto nos campeonatos regionais como nos de nivel nacional. Quem não lembra o que o Paulista de Jundiái fez com o pobre do Paysandu (desculpe a lembrança amarga, amigos!), do amigão coronel Edson Bentes? Nove a zero e a humilhação. E olhe que o chamado Papão estava cheio de "craques" importados, a maioria deles inclusive nem voltou para Belém. Lá fizeram a sujeira, lá ficaram.
A história com o São Raimundo foi bem diferente. No Rio, o time santareno fez dois golaços no milionário Macaé e mostrou que iria decidir em casa com moral. Humilde, sempre teve treinadores regionais como Valter Lima e o Lúcio Santarém. Seu elenco é 99 por cento paraense (só da minha Tuna tem mais de 10!), quase todos jovens mesclados por veteranos como o longevo Luis Carlos Trindade.
Vou apostar um açaí com peixe frito no "Veros" como o São Raimundo não servirá de exemplo para nenhum dos chamados "grandes". E vou mais longe: reafirmo que não é só a torcida - a que paga realmente o pato! - que não gosta dos atletas regionais. São os dirigentes e princpalmente treinadores os maiores culpados, que insistem em fórmulas antigas e que já provaram não funcionam. Sem querer meter "colher na comida dos outros", mas a respeito do assunto atletas locais e "bondes" importados, lembro o que o presidente Luiz Omar, do Paysandu, falou em coletiva no mês de setembro se não me engano, depois de especulações da Imprensa: "não trarei jogadores de fora como estão falando, tampouco o Paysandu tem negócios com empresário. Só vamos contratar mais à frente e com o aval da diretoria". Luiz Omar desmentia assim parte da Imprensa que noticiara a chegada de seis jogadores de fora e que insistia que o treinador Nasareno era fruto de um contrato com empresário "queimado" (putz!). Ficou mal para a diretoria e chato para os torcedores o que aconteceu 15 dias depois da coletiva: começaram a chegar atletas aos montes, dentre os quais um centroavante"gigante" de pouco mais de 1,60m. E o lamentável: a rapaziada da casa, que sempre chia que ganha menos e recebe por último, foi toda mandada embora. Até mesmo o Paulo de Tarcio, que reputo como muito bom de bola e deve ter pouco mais de 20 anos, rodou.
Como em comentário que fiz anteriormente, estou triste e deveras preocupado com o futuro do nosso futebol. Insistindo em não valorizar a prata da casa, preferindo os "importados", muitas vezes "bichados" e veteraníssimos, talvez tenhamos que nos conformar em ver somente as equipes do interior honrarem o nome do nosso esporte bretão (égua!), como o Águia, que fez bonito na "Série C" e o São Raimundo que ganhou a "Série D" e já está na "C".
Luis Carlos Trindade, que já brilhou na minha Tuna e nos outros dois "grandes", na vitória do São Raimundo sobre o Macaé insistiu nos vestiários antes e no inervalo do jogo:"vai dar certo". E deu mesmo. Já o camarada Petrúcio, que não perde uma, bradou logo em seguida:"É, foi uma vitória bonita. Mas também com Todos os Santos, mais os Santos de Casa e com o apoio total do Feiticeiro nem time da Bahia ganhava. Só podia dar São Raimundo". Valeu, São Raimundo!

Um comentário:

  1. Meu amigo, gostei muito do seu blog, mas gostaria de te dar uma opinião, como sou contra politico seja da direita ou esquerda, gostaria que o sr. com a sua inteligência, nos trouxesse novas idéias, novas opiniões ou um novo modo de ver-mos, esta política que me faz ter vergonha, achei firme os comentarios do verequete e do são Raimundo, os politicos ....... um abraço do seu amigo Ismar...

    ResponderExcluir