sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SIGLA DE ALUGUEL (2)

Quando retornou ao país, em 1979, Leonel Brizolla, o último exilado a pisar o solo pátrio, veio com a certeza e a firmeza que as coisas começariam a mudar a partir dalí. Foram anos de sofrimento por vários páises estrangeiros e o gaúcho queria voltar a fazer o que mais gostava:política.
Para surpresa sua, Ivete Vargas, sobrinha-neta de Getúlio, havia se apoderado da sigla que Brizolla havia ajudado a construir e fortalecer, o PTB.Depois de um imbróglio judicial em que ambos, Ivete e Brizolla criaram seu grupo, a deputada paulista ganhou o direito de usar o PTB,obrigando com que a partir de 1980 surgisse o PDT de Brizola.
Na verddade, esta pequena introdução foi para mostrar a figura do ideólogo e do oportunista. Desde que foi para as mãos de Ivete Vargas o PTB passou a ser praticamente uma sigla de aluguel, de negócios. Hoje o PTB está com "mestre" Duciomal, o perigoso alcaide de Belém, o homem dos bueiros cheios, dos buracos na rua e do "obra zero". Tudo bem que na época da dona Ivete a sigla não tinha lá esse valor, mas nas mãos do Duciomal a coisa ficou de mal a pior. Imagina-se que nem os militantes conheçam a história do PTB, tampouco de Brizolla, quanto mais de Getúlio. Porém, sabem, perfeitamente, quanto custa apoiar o maquiavélico prefeito. Nem que tenham que se filiar em seu partido, o pobre PTB. Ave, Getúlio! ave, Brizolla!

Nenhum comentário:

Postar um comentário