sexta-feira, 16 de abril de 2010

ENQUANTO ENGOMA A CALÇA...

VIC QUER DIVIDIR O PARÁ

1.- O blogueiro deputadoi Vic Pires (nada franco), mostra o quanto não tem pesonalidade como cidadão paraense e político. Em visita a municípios do Estado costuma dizer que é contra a divisão do Pará. Mas quando visita municípios que têm interesse na divisão, bate forte e diz: "o Pará tem que ser dividido".

SANTINHO OU CARTÃO DE (DES)CRÉDITO?

2.- O tal deputado nada franco, acostumado a denegrir a imagem de todos, também é conhecido por sua memória curta. Se não vejamos: Quando sua mulher, Valéria, que era vice governadora, foi candidata a prefeita de Belém, fez campanha bilionária.Um fato que ficou marcado foi o caso do popular "santinho" que normalmente os candidatos fazem em papel e distribuem na eleição como "boca de urna". O de Valéria era um cartão de vulcatex, semelhante a um cartão de crédito, o que expressava o diferencial econômico (com dinheiro público) da Vic(e) mulher do Vic. Pera lá, né?

SOU MAIS O SANTOS!

3.- O Brasil inteiro comenta, dada a excelente fase do Santos Futebol Clube, que seria interessante uma partida do time peixeiro com o Barcelona. Sou do tipo que não admira muito o futebol europeu, muito de passes, de força, com muita movimentação tática, mas sem a leveza e beleza do nosso "association". O Brasil de Pelé, Garrincha, Zico, Dener, Ronaldos, Rivelino, Neymar, Gerson e Ganso não pode se render a um futebol burocrático como o europeu. Nossos craques jogam talqual a batida de um tamborim e o requebrado de uma cabrocha. Sou mais o Santos num embate com o tal Barcelona.

EM MEMÓRIA DE JOÃO CARLOS BATISTA

4.- Meu caro amigo Pedro Batista, o valente militante socialista, esteve em Belém e nos visitou. Pedro, que é irmão do mártir da reforma agrária deputado João Batista, assassinado em 1989, convidou o escriba para o 1º de Maio no municípios de Mãe do Rio, Aurora do Pará e Ipixuna do Pará, quando acontecerão atos em memória de João Carlos Batista.

BIGODES TIPO "BURRO QUANDO FOGE"

5.- O problema que ocasionou uma cirugia no lábio do presidente do Senado José Sarney, e que o preocupou muito por causa do cinquentenário bigode que ostenta e que diz "ser marca registrada" sua, ganhou reportagem especial em revista semanal. Segundo a matéria, embora já beirando os 80 anos, seu barbeiro "jura de pés juntos" que o bigode de Sarney é "natural", inclusive na cor. Mas à reporter, o presidente do Senado confidenciou que "as vezes passa uma tintazinha" no bigode e no cabelo. Taí a explicação para a cor de "burro quando foge" dos pelos do maranhense.

DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS GERA DESENVOLVIMENTO

6.- O professor da American University, Miguel Carter, cientista político nascido no México e criado no Paraguai, viaja pelo Brasil desde 87, quando ainda era bolsista da Columbia University. Com livro lançado recentemente sobre o tema "Combatendo a desigualdade social - O MST e a reforma agrária no Brasil", Carter na coletânea de artigos que compõem o livro destaca que o MST arejou o campo brasileiro, e garante que a distribuição de terras ainda gera desenvolvimento.

REFORMA AGRÁRIA DIMINUI A MISÉRIA

7.- Para Miguel Carter,a reforma agrária é um dos instrumentos, de fato, capaz de reduzir as disparidades sociais, juntamente com a Previdência, a Educação e uma boa política salarial. O cientista constatou em suas pesquisas que o Brasil poderia ter crescido mais de 17 por cento , entre 1960 e 1985, se tivesse seguido os passos da Coréia do Sul, que dividiu suas propiedades. O livro de Carter é da Editora Unesp, e custa 65 reais.

E O FUTEBOL CRUZMALTINO?

8.- Até o presente não recebí nenhuma manifestação do presidente da Tuna, Fabiano Bastos, sobre a possibilidade de criarmos um grupo de apoio ao futebol cruzmaltino, a partir do sub-17 até o profissional. Já passei, de leve, a idéia para o presidente e aguardo resposta para possível reunião e criação do Grupo de Apoio. Novamente faço questão de garantir que se as coiSas correrem como desejamos, o grupo será formado por verdadeiros cruzmaltinos. Tudo gente sangue bom!

AVISO AOS NAVEGANTES

9.- Alerto sobre o assunto futebol da Tuna, porque me preocupo pois é tanto buchicho que se ouve por esta Belém do Grão Pará, que ninguém se admire se na próxima reunião do Condel aparecer um grupo de conselheiros pedindo o fim do futebol cruzmaltino. É possível, porque no meio dos membros do Conselho da Tuna o que temos mais é não cruzmaltiunos, torcedores de Remo e Paysandu que, infelizmente não têm nenhum compromisso com a Tuna.

TUNA NA FINAL DO FUTEBOL FEMININO

10.- Domingo é dia de futebol feminino. Todos torcendo pela equipe da Tuna Luso Brasileira, que mais uma vez vai enfrentar o Clube do Remo, desta feita na decisão do 1° Turno do Campeonato Feminino de Futebol. As comandadas da competente treinadora Aline entram em regime de concentração amanhã para domingo não dar moleza à equipe azulina.

CIRO TENDE A DESISTIR

11.- Ciro Gomes tem sido constantemente instigado por seu partido, o PSB, a desistir da candidatura a presidência da República. O parlamentar cearense, que possui 10 por cento em todas as pesquisas, sente-se solitário e desestimulado em sua corrida ao Planalto, sem apoio até de seus próprios companheiros de partido. O irmão de Ciro, Cid Gomes, governador do Ceará, já fechou palanque com Dilma Rousseff. Já o "dono do mundo", cangaceiro Tasso Jerreissate, aquele do beiço na porta, chora o descrédito do PSDB no Ceará e em todo o Nordeste, onde recente pesquisa mostrou que a popularidade de Lula beira os 90 por cento. Ainda vai!

AGORA A FEPAR VAI

12.- O desportista Haroldo Lopes, que respondia pela presidência da Federação Paraense de Remo, e que renunciou desgostoso com a atitude do Paysandu que talvez por não vencer nenhum páreo encheu a última regata de protestos, já tem substitutos. Será uma Junta formada por Altair Bezerra, representante da Tuna Luso Brasileira, Luizomar santos, representando o Paysandu e Raimundo Nonato Araújo, o poular Papagaio, representando o Clube do remo. A Junta ficará por todo campeonato de 2010. Talvez agora a Fepar funcione, pois nos últimos anos funcionava via Embratel.

... EU VOU TE CONTAR

13.- Antonio Carlos Gomes Belchior ou simplesmente Belchior, gravou seu primeiro LP em 1976. Sucesso em quase todas as faixas, o cearense ex-estudante de medicina correu o País com sucessos como "Apenas um rapaz Latino Americano", "Velha Roupa Colorida", "Como nossos pais" e "Na hora do almoço", esta vencedora de um festival Universitário em Brasília. Bigodudo, atlético, Belchior virou "sex simbol" e em 77 foi um dos artistas brasileiros mais programados pela mídia televisiva. Ano passado "desapareceu", mas foi localizado "de férias" no Uruguai.Intelectual, artista plástico, além de poeta e grande conhecedor da literatura portuguesa, de Bocage a Fernando Pessoa, Belchior era um dos compositores preferidos de Elis Regina. A música "Mucuripe", que fez com Fagner, o credencia como um poeta lírico, ao mesmo tempo moderno, que consegue transformar o regionalismo em um sentimento universal.

2 comentários:

  1. Salve, Marcos.

    Estou gostando de seu blog. Tornei-me seguidor e o divulgarei.
    brigado por informar sobre o ato em memória ao combatente do povo, João Batista.
    Parabéns pelos textos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu, companheiro Pedro, um grande abraço e vá mandando.

    ResponderExcluir