Ontem terminou mais um capítulo de tristeza no ano de 2013 para a Tuna Luso Brasileira. O Clube do Remo ganhou o Campeonato de Regatas do ano, vencendo mais uma prova e totalizando 162 pontos, sagrando-se tri campeão de Regatas.
Para os amantes deste belo e tradicional esporte, onde a Tuna possui 40 títulos, o momento é de muita reflexão, pois foi no esporte náutico que a Águia do Souza surgiu, no princípio do século passado. Também foi na náutica onde a Tuna conseguiu suas maiores vitórias e o maior feito da história do remo em nosso estado, ganhando sucessivamente por 10 anos o Campeonato Paraense de Regatas (de 1948 a 1957), feito nunca igualado pelos principais adversários da Lusa.
Além do Decacampeonato, a Tuna venceu também um Hepta (73,74,75,76,77,78); um Penta (94,95,96,97,98) e três Bi (39/40), 64/65) e 88/89.
Por todos esses feitos a história do remo em nosso estado se confunde com a própria história da Tuna.
Há pelo menos quatro anos sem apresentar nada de novo nesse esporte onde com todas as honras ganhou o título de "Rainha do Mar", e convivendo com sérios problemas de gestão na sede náutica, onde o técnico acumula também a função de diretor náutico, a Tuna fez neste 2013 uma de suas piores campanhas de seus 110 anos.
Enquanto o campeão Clube do Remo somou nas cinco regatas do ano 162 pontos, o Paysandu, segundo colocado, chegou aos 121, a Tuna não passou de humilhantes 41 pontos, o que preocupa torcedores cruzmaltinos e todos os que amam o esporte náutico.
A Tuna necessita de novos barcos, formar um escola para que surjam novos atletas, reforma na sede e um olhar mais carinhos da diretoria na questão das necessidades da garagem e, principalmente, um apoio dos que torcem e amam o esporte náutico, pois precisa se reorganizar e voltar a ser grande no esporte onde por muitos anos foi a "Rainha do Mar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário