sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tadeu Franco e sua bela obra "Nós dois"



A música mineira passou a ter um grande significado na MPB a partir do Clube da Esquina, movimento politico-cultural em que jovens, quase todos oriundos da Universidade, cantavam, compunham, tocavam,  faziam poesia e qualquer tipo de arte de vanguarda. Dessa época, despontaram Milton Nascimento, Tavinho Moura, Tavito, Fernando Brandt. Wagner Tiso, Beto Guedes e outros, na verdade um bom número de jovens com grandes idéias culturais que  queriam mostrar para o mundo -e mostraram- a arte mineira.
E foi nesse clima de criatividade musical, que no início dos anos 80 mais um jovem despontou na música mineira. Com voz límpida, jeito simples e cantando e tocando  como gente grande Tadeu Franco em 1984 gravou o disco "Cativante", pela gravadora Ariola, produzido pelo conterrâneo Milton Nascimento e com  Direção Musical de Túlio Mourão. Nesse disco, poucas músicas apareceram, mas uma canção com letra  de Celso Adolfo conseguiu destaque nacional e virou música obrigatória de barzinhos, de casais de namorados, de apaixonados, enfim de quem gosta de letra e música bem elaborada. Mas mesmo com toda essa bagagem, até hoje pouco se sabe do cantor Tadeu Franco. Vencedor de vários festivais em Minas e outros estados vizinhos, Tadeu é mais um operário da musica, sempre preterido pela grande mídia, mas referência como grande compositor e cantor pelos seus conterrâneos famosos como Toninho Horta, Milton Nascimento ,Tavinho Moura e parte dos que outrora criaram o "Clube da Esquina".
Tadeu Franco gravou poucos discos, um deles foi "Orlando", homenagem ao cantor Orlando Silva, onde interpreta canções belíssimas como "Rosa", "Carinhoso" e Lábios que beijei".  O artista não parou, continua fazendo shows, principalmente por Minas Gerais e estados vizinhos. Mas sua canção "Nós dois" virou hino dos enamorados, dos que entendem que um dos mais belos recados que se pode dar à pessoa que se ama  além de uma rosa, é um poema  ou uma música. Para os seguidores do Blog, uma versão belamente ilustrada de "Nós dois" com a voz marcante de Tadeu Franco. Curtam!

3 comentários:

  1. Desculpe comentar aqui, mas não tem outro tópico recente sobre a Tuna.

    Não sei o que pensas sobre nem se concordas. Porém segue abaixo post meu na comunidade da Tuna:

    ANDRÉ LUIZ O FRANGUEIRO LADRÃO DE VOLTA NA TUNA!!!
    http://www.comtatodigital.com.br/radioclube/i_clubenews_detalhes.asp?id=20245
    Esse filho da puta ta de volta na Tuna, quem tem memória há de se lembrar o título que esse fudido, mais o Valdemir e mais o Ciro deram pro Remo em 2003. Eu jurei não ver mais esse puto na Tuna, ainda bem que temos o Cléber e esse LIXO vai comer banco, mas desde já fica o meu veemente protesto contra essa contratação RIDÍCULA que atenta contra a história e a moral do Clube!

    ResponderExcluir
  2. Não é só o André, não, que na época falaram que ganhou até um carro, por ter se "vendido". Esse tal de Kleber não vale nada também. É jogador de baralho e um dos culpados de alguns fracasso da Tuna. Ele -Kleber- era jogador do belga, aquele safadista que só quis sugar da Tuna. Resumindo, estamos sem goleiro!

    ResponderExcluir
  3. O André ganhou um carro do Remo? Como você soube disto? Pensei que era por bem menos q esse pulha tinha se vendido...

    ResponderExcluir