Cassiano, Hildon e Tim Maia começaram na mesma época e praticamente juntos na Música Popular Brasileira. Fizeram discos shows, composições, lançaram moda e foram considerados na época pela crítica revolucionários pelo som que apresentavam. Cassiano é nordestino da Paraíba e primeiro lançou o LP "Cada um na sua", com um som fortemente influenciado pela "soul music". Na mesma época despontavam artistas como Carlos Dafé e Sandra de Sá, todos querendo fazer um som a la James Brown, bem "black", conscientes que o mercado assim seria mais fácil de ser "furado".
Dos três (Cassiano, Hildon e Tim Maia) só o terceiro fez grandes sucessos. Cassiano e Hildon, embora reconhecidos como músicos e compositores excelentes, inclusive com parcerias com Caetano Veloso, Paulo Coelho, Luiz Melodia, João do Vale e outros, ficaram meio esquecidos pela grande mídia e com seus trabalhos pouco divulgados entre os mais jovens. Mesmo assim, em 98 houve um relançamento da obra dos três representantes da "Soul Music Brasileira". O CD "Velhos Camaradas" faz uma compilação de sucessos dos três e até hoje é reverenciado por colecionadores e mesmo os que não tiveram a oportunidade de ver "in loco" a produção de Cassiano e Hildon, admiram suas canções.
"Primavera", "Coleção", "A lua e eu", "Saia dessa fossa", "Eu amo você", são alguns dos grandes e inesquecíveis sucessos de Cassiano, hoje com 66 anos. Já Hildon, que sempre está fazendo shows no circuito Rio, Minas e São Paulo, ficou imortalizado com as belíssimas "As dores do mundo" e "Na rua, na chuva, na fazenda", hino romântico-ecologico-social., que prega a liberdade decantada pelos hippye.
O movimento liderado por Cassiano, Tim Maia e Hildon, juntamente com Sandra de Sá, Banda Black Rio, Carlos Dafé e outros, que era fazer uma música "black" brasileira, com muita qualidade, não fluiu como eles queriam. Mas deixou bons frutos. Tão bons, que ate hoje alimentam nossa sensibilidade musical.
Tem um grupo do Rio de janeiro que está relançando vários sucessos da década de 70, Black 21, muito bom mesmo, vale a pena conferir.
ResponderExcluirwww.black21.com.br