O mineiro Ari Barroso, misto de radialista, compositor e músico, além de locutor esportivo (e flamenguista doente), em 1939, numa noite chuvosa, escreveu a belíssima "Aquarela do Brasil". A princípio a música, que canta as belezas e as riquezas de nossa terra, as morenas "sestrosas" e manda botar o "Rei Congo no Congado", não fez muito sucesso, embora o Rei da Voz, Chico Alves e Araci Cortes, cantores de sucesso da época, tenham gravado. Somente em 1942, quando Walt Disney lançou o filme "Saludos Amigos" e colocou "Aquarela do Brasil" como música principal é que a canção disparou. Na época, só nos Estados Unidos ganhou mais de um milhão de execuções no rádio, sendo considerada a primeira música brasileira a realmente despontar no cenário americano e mundial.
A partir daí, passou a fazer sucesso com Chico Alves, sendo regravada por bandas, trios, grupos musicais e artistas de várias nacionalidades. Ganhou versão em inglês e Frank Sinatra foi um dos primeiros astros americanos a gravar. João Gilberto fez sua versão em ritmo de Bossa Nova, por sinal uma das melhores interpretações.
Daniela Mercury gravou, mas o resultado não foi dos melhores. Mas a grande Gal Costa, na década de 80 fez um álbum todo dedicado ao ilustre flho de Ubá, Ari Barroso e, óbvio, incluiu "Aquarela do Brasil". O resultado foi melhor do que o esperado. Gal, definitivamente, com sua belíssima voz, imortalizou Ari e a sua "Aquarela", uma das canções mais representativas do Brasil, em todos os tempos.. Ouçam e vejam a beleza da obra de Ari Barroso na voz de Gal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário