sexta-feira, 18 de junho de 2010

SOBRE REIS, RAINHAS E MELHORES

Nós temos um negócio de em tudo em todos o setores da vida, ter um rei, uma rainha, um príncipe,  o maior, numa escala de medição que nem sempre condiz com a realidade.Na verdade, é mais uma questão de mídia, de promover esse ou aquele jogador, cantor, compositor, etc. Crescí sabendo que Orlando Silva era o rei da Voz. Mas antes dele, o Rei era Chico Alves, o Chico Viola. Cauby Peixoto, para os que não sabem, quando tinha pouco mais de 20 nos, foi considerado o Maior Cantor do Brasil. Nessa corrida de quem é Rei, Rainha, Principe e outros títulos mais,  RobertoCarlos foi o Rei da Jovem Guarda. Vanderleia Rainha da Jovem Guarda. Roni Von, o Pequeno Príncipe, numa alusão ao livro do escritor-piloto francês Antoine de Saint Exupery, que o cantor dizia que era "seu livro de cabeceira". Imaginem!Pelé sempre foi o Rei do Futebol, embora o argentino Maradona ache que ele é quem deve usar o cetro.  Messi, que considero um cracaço, já é o Melhor do Mundo, embora o português Cristiano Ronaldo  se ache o Dono da Bola. Sou mais Robinho, pelo menos tem mais ginga e mais humildade. Waldick Soriano era o Rei do Bolero, Luiz Gonzaga o Rei do Baião, Jackson do Pandeiro o Rei do Ritmo, Pinduca o Rei do Carimbó e o Rei da Lambada era o paraense Beto Barbosa. Agnaldo Raiol, que nunca foi bom de venda de discos, foi considerado por muitos anos a Melhor Voz do Brasil. Elis Regina é a Melhor Cantora de Todos os Tempos e Marisa Monte a Melhor voz da Atualidade, embora muita gente ache e discuta que Fernanda Takai é bem melhor e por aí vai a galeria de reis, rainhas e melhores.Égua, bicho, são  muitas autarquias para o meu gosto!
A mídia trabalha muito bem essas coisas. Não somente no Brasil, mas também nos Estados Unidos, onde eles dizem que Franck Sinatra é "A Voz". Acho que nunca ouvíram Nelson Gonçalves ou Agostinho dos Santos cantando! Aliás, este Agostinho dos Santos era simplesmente maravilhosos cantando. Bela voz, grande ritmo e uma divisão silábica de impressionar. Falecido num acidente de avião em Orly, na França, quando vinha de um festival de música, Agostinho era um cantor de Bossa Nova diferenciado até do também Rei da Bossa Nova João Gilberto. Quando cantava "Estrada do Sol" ou "Manhã" emocionava com os falsetes que impunha na interpretação. Genial!
Resolví escrever sobre este tema, porque tem muito rei, rainha, melhor disso e daquilo por aí,  sem na verdade estar com essa coca cola toda. Vejo tudo como invenção da mídia, herdada dos norteamericanos que têm  Franck Sinatra como  o melhor cantor do mundo, mas mesmo na música americana  vejo muita gente superior. Por exemplo, eu gosto muito mais das vozes e interpretações de Willie Nelson, Ray Charles e o genial Johnny Mathis. Para finalizar, no geral mesmo, na música americana, gosto muito é do "Rei do Pop" (até eu entrei na onda!) Michael Jackson. Este sim, um artista completo que compunha, cantava e dançava, ou seja,  "Pintava e Bordava".

Nenhum comentário:

Postar um comentário