terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Heróis de meia tigela

Basta um jogador da Tuna se destacar em uma partida para que os "olheiros" ou coveiros de Remo e Paysandu  ficarem desejando, fazendo propostas para levar o jogador. Isso é histórico. Quem não lembra de Sandro Goiano, Jóbson, Sérgio, Manoel, Arinelson, Giovani,  Magnun, Nonato, Cleison Rato, praticamente uma geração de craques que os dois times  "desejaram", alguns levaram mas  na maioria das vezes nem aproveitaram? E mais recentemente de Ciro, Valdemir, Flamel, Landu, Vélber, Japonez, Dudu, Paulo de Tárcio, Paulo Henrique Ganso, etc?
O mais lamentável nesse desejo obsessivo de Remo e Paysandu por jogadores oriundos da Tuna, é que os atletas pouco são aproveitados. Quando têm sorte, são vendidos ou um "empresário" os leva para um time de fora. Mas na prática, a maioria desses jogadores, quase todos excelentes e alguns craques mesmo, chegam em Remo e Paysandu e os treinadores, geralmente "importados", não lhe dão oportunidade, trocam-lhes de posição, os põem na a reserva dos reservas, e assim vão tirando-lhes o estímulo, o desejo de realizar o sonho de ser jogador de futebol.
Agora a bola da vez é Fininho, jovem atleta que veio do Ipatinga. A Tuna luta desesperadamente para entrar na Segunda Fase do campeonato Paraense, graças a um  sistema cruel e desumano que a FPF fez com os clubes, pois é inadmissível um Campeonato de um Estado com o porte do nosso ter somente oito clubes disputando, e mais ridículo ainda: com acesso de apenas dois! Remo e Paysandu, em vez de ajudarem a Tuna, que está nesse sufoco para entrar no Campeonato, ficam a mexer com a cabeça do jogador, fazendo propostas, perturbando-o e até prejudicando suas futuras atuações, porque isso desconcentra o atleta, deixa sua cabeça em parafuso! Por que não esperam terminar e eram em contato com o atleta ou seu representante? Precisa divulgar, fazer fuxico agora?
Sinceramente, a Tuna entre ou não entre na Segunda Fase, não  vou perdoar a sacanagem de mais uma vez  só participarem oito equipes do Paraense, tampouco o acesso de apenas dois clubes. Quando dirigi a Tuna, lutei muito com  presidente da FPF para mudar este esquema, mas ele e os outros dirigentes da Federação diziam sempre que era impossível. Agora fazem esta "operação estranha", mudando para em vez de quatro, seis equipes com o privilégio de esperarem oito se matarem na primeira fase por duas vagas. E são esses "heróis" que dizem que fazem tudo pelo futebol paraense. Eu, hein!

2 comentários:

  1. É uma pena mas nosso outrora concorrido futebol está capenga devido a péssima administração desse pessoal que integra a FPF que está há pelo menos uma década destruindo nosso futebol. Graças aos jogadores que a Tuna conseguiu formar até 2002, e deu de presente para a dupla RExPA, o Paysandu conseguiu conquistar suas maiores Glórias até hoje. Depois disso acharam que eram os maiorais, desprezaram e sacanearam com a Tuna como puderam e a deixaram de lado e fora da elite do campeonato paraense. Com isso, o futebol do Pará foi quem perdeu pois sem recursos a Tuna não tem como manter sua base e nem formar novos talentos para abastecer o futebol paraense que a cada dia está indo pro fundo do poço.
    Onde estamos agora? Em apenas cinco anos despencamos das 1ª e 2ª divisões para vergonhosos dois times que não saem da 3ª divisão, dois disputando a 4ª divião e os demais, todos fora de série, sem divisão!
    Se eu fosse esse pessoal me envergonharia de fazer parte dessa história e ainda se gabar de achar que fazem um futebol sério e competente, Úuiii!!!. Deveriam era se mancar e dar lugar para os mais jovens e assim ver se melhorariamos um pouco!
    Priorizar times do interior, sem tradição, em detrimento da Tuna que comprovadamente fez história a nível nacional é parecer visar apenas os votos das ligas do interior para se perpetuar num cargo que nada produz de bom para o nosso sofrido futebol.
    Quando nossos clubes falirem, nada mais existir e nossos tradicionais times estiverem disputando campeonatos de várzeas, chamem os mandatérios da FPF para apagar a luz pois estará tudo perdido. É uma pena, mas a triste e verdadeira!realidae!

    ResponderExcluir
  2. É isso, gerardo. E o que se lamenta também é que esses "mandatários" da FPF, verdadeiros vampiros do futebol paraense, inimigos principalmente da Tuna (e olhe que o presidente da FPF é Conselheiro da nossa Águia) ainda vão ficar muitos anos à frente da madrasta. Mesmo porque, houve eleição recentemente e junto com o coronel presidente foi eleito um alviceleste "doente", que mesmo tendo sangue luso, foi nosso atleta de vôlei, seu pai é homenageado com o nosso Ginásio, e mesmo assim ele fez e faz "vista grossa para a Tuna". Pode?

    ResponderExcluir