A construção das Eclusas de Tucuruí começou no início dos anos 80, paralisou várias vezes, retornou outras . Somente a partir de 2007, que o presidente Lula incluiu a finalização da obra no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e finalizou a gigantesca construção. Ontem, o presidente Lula, a presidente eleita Dilma Roussef, a governadora Ana Júlia e comitiva presidencial participaram da inauguração da transposição das Eclusas de Tucuruí. O presidente e a comitiva embarcaram num rebocador que conduziu também a primeira carga de minério pelo rio. No percurso, o Presidente e demais autoridades ficaram maravilhados com a grandiosidade da obra e de sua importância para o desenvolvimento económico e social do Estado.
Paraos paraenses, principalmente os habitantes de Tucuruí e cidades vizinhas, a inauguração das Eclusas é sinal de desenvolvimento e a certeza de maiores oportunidades de empregos para os jovens que sonham com um futuro promissor na região. Para o presidente Lula é mais uma grande realização de seu governo, pois a história do sistema de transposição das Eclusas e do desnível dos rios Tocantins e Araraguaia remonta de quase 30 anos.
Em seu discurso, o Presidente enalteceu as obras do PAC, como as hidrelétricas de Jirau e Belo Monte. Já demonstrando saudade da Presidência, Lula disse que "no Governo da companheira Dilma serão construídas as três maiores ferrovias do mundo: a Transnordestina, a Ferrovia Norte Sul e a Oeste Leste, esta, saindo de Ilhéus, na Bahia, cruzando Tocantins, passando por baixo da Ferrovia Norte Sul e chegando aqui, até Belém, que é o projeto total da ferrovia".
A inauguração das Eclusas de Tucuruí foi um dos últimos grandes acontecimentos do governo de Lula. O Presidente levou à população de Tucuruí a certeza de que as Eclusas não influenciarão somente o setor de mineração, que está em franca expansão no sul e sudeste paraense, já que o minério que vem por exemplo de |Marabá chega via fluvial até Tucuruí, de onde a carga é transbordada para caminhões. Doravante, com o funcionamento das Eclusas, após transpassar o desnível o minério será transportado pelo rio até os portos de Belém e Barcarena. Essa redução de tempo e óbviamente de dinheiro, proporcionará a criação de milhares de empregos à população, direta e indiretamente.
O sistema de transposição é composto por duas Eclusas, ligadas por um canal de 5,5 quilômetros de extensão e 140 de largura, que proporcionará a navegabilidade no rio Tocantins. Concluída com recursos do PAC, o investimento foi na ordem de 1 bilhão e 200 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário