terça-feira, 2 de junho de 2015

Feijoada foi de pleno sucesso

"Uma belíssima festa, inesquecível"! Foi assim que a maioria dos presentes à III Feijoada em prol da Garagem Náutica, acontecida no último sábado dia 30, no Salão Vermelho da Tuna Luso Brasileira. Mais de 200 pessoas se fizeram presentes, curtiram a boa música ao vivo, comeram a gostosa e adubada feijoada, e ainda levaram os brindes (um chaveiro e um adesivo pra carro) e a bela cumbuca personalizada, criada exclusivamente por um dos grandes artesãos de nosso Estado.
A promoção, que acontece pela terceira vez foi, como as anteriores, vitoriosa, pois foram vendidas 206 cumbucas, o que significa pleno sucesso, tudo dentro do que foi planejado.  O lucro será utilizado na compra de madeira para construção de parte da rampa que foi destruída pelo lado da empresa Arapari, portas para os dois banheiros recentemente reformados e outros gastos na garagem. 
Foram confeccionadas 250 cumbucas em quatro modelos diferentes; 250 chaveiros estampados com a camisa da Tuna e 250 adesivos para carro.
A partir de 11,30h começaram a chegar as primeiras pessoas. Às 13 horas a Tuna já estava praticamente lotada, de sócios e de pessoas que foram prestigiar o evento.
Os dirigentes da Tuna se fizeram presentes, além de Beneméritos, Grandes Beneméritos, o presidente do Conselho Deliberativo, Alírio Gonçalves, associados, colaboradores e amigos da Confraria e da Sede Náutica.
O presidente da Federação Paraense de Remo, Luizomar Costa, seu irmão, Laurimar Costa, do Conselho de Arbitragem da FEPAR, além da dirigente náutica do Clube do Remo, Simone Tupinambá,  prestigiaram o evento.

4 comentários:

  1. Que bom Marcos. Estes três anos tem sido de reestruturação da garagem. Ano que vem poderia ser de fortalecimento do grupo de remadores para ganhar um título. Acho que se o Remo ganhar dois, o deste ano e o do outro ano, ele empata com a Tuna. Não estou bem certo desta conta, mas é por aí. E deixando o Remo passar a Tuna perde o lugar de maior detentora de títulos. Acredito que este ano está muitíssimo difícil o Remo não ser campeão, pois realmente está com uma força considerável. O que a Tuna poderia, talvez, seria conseguir o segundo lugar ou ao menos ficar perto disto. Ano que vem já é hora da Tuna ser campeã novamente, pois desde 2009 que não levanta uma taça de campeã do campeonato. Pelas minhas contas já são seis anos sem ser campeã. Estão se revezando como ganhadores de títulos desde então o Remo e O Paysandu. Lembro que em 2010 ficou em segundo lugar, mas de 2011 a 2014 acho que ficou em terceiro. Já é hora de dar a volta por cima e ganhar um campeonato. Este ano agora acho que os desejos maiores dos tunantes estão voltados para o retorno à primeira divisão do campeonato paraense de futebol. Espero realmente que consiga, pois já está vergonhosa a situação da Tuna, que já há algum tempo não está na divisão principal. Em 2016 os objetivos da Tuna deveriam ser: a formação de um time competitivo, capaz de chegar nos primeiros lugares do campeonato paraense (considerando que chegue à divisão principal), a conquista do campeonato de remo, o fortalecimento da natação e do futebol de salão e de todas as categorias de base. Para os anos seguintes, seria manter o que se conseguiu em anos anteriores e tentar a volta do volei e do futebol feminino como esportes campeões. Para isto acontecer, a Tuna precisa correr atrás de fontes de renda, como parcerias, patrocínios e apoios dentro da comunidade luso-brasileira, além de continuar a procurar ganhar mais rendas na sede do Souza, com as promoções e outros negócios que já existem, como o aluguel para eventos.
    É preciso revitalizar os esportes tunantes, de uma forma recional, de modo a não criar muitas dívidas. Pois Remo e Paysandu tem suas regalias por terem torcidas enormes. Para pagar as dívidas, geralmente a Justiça geralmente arruma um jeito de facilitar os pagamentos, afinal são clubes de massa e muitos juízes são Remo ou Paysandu ou tem parentes torcedores destes clubes, além de que os as duas torcidas são grandes fontes para o consumo de produtos, o que atrai comerciantes e de votos, o que chama a atenção de lideranças políticas. Infelizmente nossa Tuna não tem tais privilégios em relação à Justiça, ao comércio e meios de comunicação e nem em relação à política partidária, pois temos torcedores briosos e leais, mas não no mesmo número de Remo e Paysandu.
    Assim resta à Tuna agir com sabedoria, procurar fontes de renda, sem poder se fiar em apoios fortes dos meios jurídicos, da imprensa, dos capitalistas e dos governantes. E uma luta árdua que a Tuna tem de travar. Ela precisa ganhar novos títulos para melhorar sua imagem como clube esportivo e aumentar sua torcida, o que lhe dá mais peso econômico e mais força política. É minha opinião! Lutar sempre ou perecer! Assim tem que ser a Tuna!
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. É tudo isso, amigo. Guerras a vencer, mas nada é impossível. Estamos prontos para lutar sempre em prol da nossa Tuna.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente cm seu pensamento, caro Márcio.

    ResponderExcluir
  4. bem, então boa sorte. sucesso aos atletas da Tuna. que se busque, dentro do que for possível, um segundo lugar no campeonato deste ano ou pelo menos um terceiro lugar honroso, perto do segundo. ano que vem seria muito bom ter novos apoios para se conseguir o primeiro lugar. não custa sonhar... márcio

    ResponderExcluir