quinta-feira, 16 de julho de 2015

Perigo: Segundinha pode ter até 20 clubes

Somente no próximo dia 14 de Agosto vindouro a FPF definirá quantas e quais equipes participarão da Segunda Divisão.
São pelo menos 20 equipes, de acordo com o Congresso Técnico que aconteceu no último dia 13, quando 19 equipes estiveram presentes e apresentaram documentação de regularidade junto à FPF.
Temos que dar todo apoio ao Lucena
Na segunda reunião com os representantes das equipes acontecida ontem,  ficou decidido que somente no dia 14 de Agosto será definido o número de clubes que disputarão o torneio da Segunda Divisão.
A quantidade de equipes que possivelmente disputarão a Segunda Divisão  preocupou este escriba e a muitos cruzmaltinos, que sabem que a concorrência será muito grande, pois poderão participar do torneio 20 clubes ou mais, já que serão as equipes que participaram da antiga Segundinha ano passado e as que disputaram a desfeita Primeira Fase do Parazão, ou seja, juntos, serão possivelmente 20 ou até mais clubes.
Além das equipes de menor expressão, mas que poderão vir fortalecidas, a Segunda Divisão deste ano terá times de qualidade como Ananindeua, Castanhal, Águia, Gavião, que certamente serão empecilhos para a chegada da Tuna à Primeira Divisão, já que serão classificadas apenas duas equipes. 
Será uma luta das mais árduas e só será premiada com a classificação quem estiver realmente com uma equipe de qualidade.
Segundo Carlos Lucena, a Tuna vai entrar para fazer bonito e conseguir uma das vagas, embora ele saiba que não será uma tarefa fácil.
Para conseguir sucesso a Tuna vai necessitar de uma fundamental apoio da diretoria do clube, que tem que priorizar o futebol cruzmaltino, hoje tão carente e precisando dar alegria à sua torcida.
Após a reunião do dia 14 de Agosto, quando serão definidas as equipes e as chaves, no dia 19 seguinte haverá uma nova reunião do Conselho Técnico, quando será distribuída a tabela do torneio.
O início da Segunda Divisão está previsto para o dia 19 de Setembro, portanto um mês após a distribuição da tabela dos jogos.

19 comentários:

  1. Quando é para a Tuna subir acontece isso. Se não houver um bom investimento a Tuna não vai conseguir. Só usar a garotada do sub-20 não será suficiente. Vai ter que contratar jogadores experientes para formar a maioria do elenco e uns 30% dos jogadores poderá vir da base. A base tem alguns bons valores, mas não se pode dizer que deverá ser a maioria do grupo. Márcio

    ResponderExcluir
  2. O problema está justamente aí, caro Márcio. Não se sabe se o clube fará algum investimento especial no futebol. Ano passado pegaram alguns "empresários" comprometidos somente com seus filhos e com seus nomes na Imprensa e fizeram aquela palhaçada. Agora, só muita reza e fé, pois até o presente não se sabe de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi a notícia de nenhuma contratação. e nem a programação de amistosos. só os garotos do sub-20 não são suficiente para formar o time. você viu contra o Paysandu. Alguns poderão ser aproveitados e outros não. márcio

      Excluir
  3. Se deixarem tudo para cima da hora vai ficar muito difícil preparar o time. márcio

    ResponderExcluir
  4. Não vejo uma notícia nos meios de comunicação que falam da Tuna (blogs, face) ou em jornais ou outros sobre algum esporte que a Tuna venha se destacando. Uma tristeza para quem é tunante. Nem sei o que pensar do time da Tuna que vai disputar a vaga para a primeira divisão. Não sei quem são os jogadores, se alguém foi contratado ultimamente. Não quero parecer pessimista e nem que estou fazendo pré-julgamentos, portanto estou mais esperando para ver o que acontece. Mas tenho meus receios. Faltam já menos de dois meses para o início da competição. Há algum amistoso marcado? O que se pode esperar do time da Tuna? Se a Tuna fizer vergonha farei abertamente minhas críticas como torcedor. Tenho direito de me expressar. O esporte na Tuna parece devagar demais. Com pouco incentivo, poucos apoios. Só se vê notícia de programação de festa, da parte de lazer do clube e da criação de um tal arena que dizem que será para a escolinha de futebol. Só isso. E a frase do presidente atual no site oficial é : Vamos colocar a Tuna no lugar de onde ela nunca deveria ter saído". Até agora não vi a Tuna voltar a ser nem metade do que já foi em dia nos esportes. Quando vai acontecer isso que ele falou? Márcio

    ResponderExcluir
  5. Difícil dizer o que dá pra esperar do time mas pelo menos a antecedência do trabalho - ainda tem mais ou menos 2 meses até o início da competição - permite preparar uma equipe qualificada.

    Na sua melhor jornada pela Tuna o Lucena fez uns milagres com vários atletas então desconhecidos - Flamel era um desconhecido na época, Felipe Mamão só uma promessa do Remo -

    Outros que acabaram só rendendo como o esperado com a camisa da Tuna - João Luís, Cassiá, Adelson ...

    E outros que simplesmente não empolgavam antes do início da competição - com o arqueiro Cléber, de jornadas milagrosas com a camisa da Águia.

    Gosto da idéia dele ter tempo para treinar a equipe. Espero que rolem alguns amistosos - até pra gente tirar umas conclusões do que falta no time. Mas é bom saber que pelo menos da base tem alguns atletas que podem render. Vamos ficar de olho.

    DÁ-LHE ÁGUIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver em agosto pelos amistosos que podem ser marcados (é necessário haver amistosos em agosto, pois a competição oficial começa em setembro) como se comportará o novo time da Tuna. Creio que até o final de agosto a torcida tunante saberá mais ou menos o que esperar deste time. Não acredito que mais de 4 jogadores da base possam ser titulares deste time. Mais alguns outros poderão ser reservas. Pelo que vi em dois jogos do sub-20 com o Castanhal e com o Paysandu, vários ainda carecem de uma maior experiência. Por isso, creio ser necessária uma mesclagem de jogadores do sub-20 com outros mais experientes. E acho que até certos jogadores do sub-20 adquirirem mais experiência, a maioria do grupo tem que ser de jogadores mais experientes. Vamos ver neste mês de agosto se as notícias serão boas sobre este time tunante e em setembro, logo no primeiro jogo, vai se ter uma ideia melhor do rendimento da equipe tunante. Agora, com certeza posso dizer uma coisa, se o time não estiver bem preparado e se não tiver todos os jogadores com real capacidade para jogar nesta competição aí o negócio vai ficar complicado para a Tuna. Haverá uma forte concorrência pelas vagas para a divisão principal. Como torcedor tunante espero que desta vez se consiga subir para a divisão principal, caso contrário a diretoria tunante responsável pelo futebol deveria fazer uma admissão de pouca competência e nas próximas eleições o presidente atual não tentar a reeleição.
      Márcio

      Excluir
  6. Não adiantará só alguns jogadores se destacarem e mostrarem que são "bons de bola" e o time não conseguir subir. O que é mais importante é que a Tuna consiga subir e não revelar jogadores para outros clubes. Chega de ser só escada para revelar jogadores para que outros se saiam bem. Tuna tem que fazer por ela e voltar a brilhar. Márcio

    ResponderExcluir
  7. Peço que sejam divulgados os amistosos que a Tuna provavelmente fará em agosto e setembro, assim como os resultados destes amistosos.
    Alguma boa notícia sobre o esporte nautico da Tuna? Alguma boa notícia sobre algum esporte da Tuna? Alguma coisa para animar o torcedor?
    Márcio

    ResponderExcluir
  8. Quando a Tuna voltará a dar alegrias a sua torcida com novas conquistas nos esportes? Quando voltaremos a gritar: "Tuna campeã"! (?)
    Márcio

    ResponderExcluir
  9. Vou aguardar até o fim de agosto para ter uma ideia mais concreta do time da Tuna para a disputa da vaga para a divisão principal. Se até lá não houver algo que sinalize que foi formado um bom grupo capaz de conseguir uma das vagas, não creio que será na primeira quinzena de setembro que se conseguirá ter o time que a Tuna precisa para chegar a uma das vagas.
    Márcio

    ResponderExcluir
  10. Algum amistoso do futebol da Tuna programado?
    Alguma contratação interessante?
    Alguma esperança de obter melhores resultados na próxima regata?
    Quem pode me dar uma boa notícia?
    Márcio

    ResponderExcluir
  11. Gente, nunca vi o esporte da tuna em tal letargia em termos de ser bem sucedido em competições. Não se ganham mais títulos, não há mais o que a torcida tunante comemorar. Só há destaque para notícias de lazer, programações de festividades, tornando cada vez mais a Tuna um espécie de "Pará Clube". Não sou contra o Pará Clube. É um clube que cumpre com o seu objetivo que é simplesmente proporcionar o bem estar aos seus sócios. A Tuna também tem que fazer isso, mas no passado se destacava em ser uma campeã em modalidades esportivas. Sei que há atletas treinando, que há escolinhas. Mas não vejo conquistas esportivas. Parece que estão ali disputando, porém não conseguem por algum motivo, levar a Tuna a ser campeã. Quem me aponta os títulos esportivos dos últimos seis meses? Quantas taças a Tuna conquistou? Parece-me tão diferente daquela Tuna que eu conhecia nos anos 80 e 90 ou mesmo no inicio dos anos 2000. Eu pergunto: Não pode ser diferente? Outra questão que me preocupa é que chegado a este ponto se torne mais difícil voltar em grande parte a ser como era antes. Espero, no meu desejo de torcedor, que se consiga formar um grupo com capacidade de voltar para a série principal do futebol profissional. Ao menos este consolo para a torcida tunante.
    O presidente atual deve se considerar satisfeito por todas as promoções que a Tuna realiza e dos eventos clubísticos que ela participa no estilo "Rainha das rainhas". Não sou contra a Tuna participar. Mas ela não deve se reduzir a isso. Portanto, se a Tuna não conseguir entrar na série principal, creio que a melhor coisa que o grupo dirigente atual deveria fazer seria não se candidatar a um novo mandato. A tradição esportiva da Tuna não pode ser perdida. Mas não considero que a responsabilidade é só da diretoria de agora. Acho que há uma série de fatores, entre eles a necessidade de mais apoio da comunidade luso-brasileira. Penso que é hora de todos os tunantes que amam a Tuna como um todo, inclusive a praticante de esportes, se unirem pelo desenvolvimento do clube, não só os oriundos da comunidade luso-brasileira, pois a Tuna tem também torcedores que não são desta comunidade. São talvez a maioria agora, de gente que se identificou com a Tuna. O fato é que se o tempo for passando e os esportes forem perdendo cada vez mais força, não sei se a tuna daqui a alguns anos terá alguma condição de ser considerada um clube esportivo. Pode ser que se direcione de vez a ser um clube de lazer, não para uma elite, pois esta elite agora está no Grêmio, mas de uma parcela da classe média de Belém. Não será um clube de elite (já deixou de ser isso faz tempo) e nem um clube popular esportivo (o que em parte era, só que está cada vez mais distanciando de ser), perdendo mais e mais torcedores, uns abandonando a paixão pelo esporte da Tuna (mesmo que sejam uma minoria entre os torcedores) e outros que vão com o tempo morrendo, sendo que na situação que a Tuna está ficando, menos crianças e adolescentes irão se identificar com o clube, porque na mentalidade popular, se torce mais por clubes que conquistam títulos e a mídia incentiva isso.
    Não temos que ser um clube esportivo para só formar atletas para os outros levarem. Por que será que isso me lembra o Pará que tem seus minérios e enregia levados, sem que o estado tenha maiores ganhos? Ou então a Tuna "do já teve" já teve a conquista da Taça de Prata, já teve títulos paraenses, já teve a conquista de série C, já teve grandes conquistas nas regatas etc) como Belém é também chamada de "Belém do já teve". Bem são algumas comparações. Espero que a Tuna recupere sua grandeza (ao menos em boa parte) e volte a ter conquistas esportivas. Márcio

    ResponderExcluir
  12. Quero deixar claro aqui que não estou contestando os que realmente estão se empenhando, mas a situação do esporte do clube. Se o torcedor ficar só acomodado e não fizer seus comentários sobre o que acha as coisas vão acontecendo e talvez não mudem. Num clube deve haver a democracia, de modo que se possa fazer as críticas de modo sério, sem baixo nível, sem ofender moralmente as pessoas, mas questionando e fazendo observações e tecendo opiniões. Não se deve levar para o lado pessoal e sim no sentido de um embate político democrático, onde ideias são colocadas e há questionamentos. Tenho visto o pessoal da Nautica trabalhando, mas é preciso mais apoios. Onde conseguir estes apoios? Como o clube pode colaborar para melhorar? Como os os outros esportes podem melhorar? É preciso ir lutando e buscando soluções. O volei tunante e o futebol feminino não disputam mais competições. Pode até haver escolinhas, mas a Tuna não tem participado de competições nestes esportes. E, a continuar assim, outros esportes poderão ir perdendo cada vez mais força. Não devemos deixar que isto ocorra. Não quero sentir um dia que já é tarde demais. Não é pessimismo. É ver o que ocorre agora e perceber que pode piorar sim se não houver um grande esforço para melhorar. Se acharmos que vai passar logo este momento, mas não tomarem as medidas que forem necessárias, depois poderemos estar nos lamentando. É preciso, dentro do que for possível, fazer certos investimentos no esporte da Tuna. procurar novos patrocínios e parcerias. Para que daqui a alguns anos as taças e as medalhas possam de novo estar vindo para a Tuna numa quantidade compatível com a tradição esportiva do clube. Márcio

    ResponderExcluir
  13. Estive no domingo pela manhã no Souza e vi a Tuna jogar. Até que me agradou em alguns aspectos. Foi bom vê-la vencer e por um placar dilatado.Mas vi algumas falhas no sistema defensivo que devem ser corrigidas. Vi de novo vários gols perdidos que ontem, por se tratar de um adversário mais fraco (diante de um intenso calor que pode afetar o rendimento físico), não prejudicaram, mas num jogo oficial a perda de gols pode fazer a diferença em favor do oponente. Acho que é necessário contratar mais uns 3 reforços: um zagueiro, um meio-campista e um atacante. Ouvi dizer que serão duas vagas que serão disputadas por 12 clubes. E há clubes que podem complicar como o Castanhal e o Águia de Marabá. Não vai ter moleza não. Tuna tem que estar muito bem preparada e com um elenco de qualidade.
    O que me surpreendeu foi ver de novo o tal de Fred como diretor de futebol. Outra vez apostaram nele. Dará certo desta vez? É algo que não sei responder. Tomara que sim ou será mais um fiasco para a Tuna. Eu defendo a seguinte linha. Se a Tuna não conseguir uma das vagas, melhor seria que a atual diretoria desistisse de concorrer para mais uma gestão. Mas fariam isso? O poder fascina.
    Acho que seria uma vergonha se a Tuna mais uma vez ficasse de fora da divisão principal. Como torcedor desejo ardentemente que ela consiga a vaga. E como torcedor me colocarei como um crítico da atual administração e defenderei que a próxima gestão seja da oposição se a vaga não vier. Afinal, não conseguir da primeira ainda se engole. Porém duas vezes seguidas já é demais.
    Vi poucos torcedores tunantes ontem, domingo. Acho que há uma desconfiança ou uma desmotivação por parte de muitos. Creio que para o jogo amistoso com Remo (ouvi dizer que haverá), mais torcedores compareçam. Acho válido haver amistosos preparatórios. Um resultado ótimo, bom ou razoável no jogo contra o Remo poderá motivar um bom número de tunantes a ir para o primeiro jogo da Tuna em Belém na segunda divisão. Ótimo se a Tuna vencer, bom se empatar e razoável se jogar bem e perder só de um gol de diferença. Da minha parte pretendo agora is só em jogos oficiais. Nesse domingo o jogo começou por volta de 10:35, com um sol escaldante e acabando depois de meio dia. Acho que jogar sob um sol tão quente assim é ruim para os jogadores. Os jogos pela manhã deveriam começar antes das 10 horas. 9 e 30 por exemplo. Para terminarem antes de meio dia.
    Márcio

    ResponderExcluir
  14. Tenho percebido que a torcida tunante está quieta, pouco se manifesta. Parece que está meio amortecida ou esperando o que vai acontecer. Na administração do Fabiano (que teve diversos problemas) eram críticas e mais críticas. Havia gente que o chamava até de filha da puta e coisas pesadas assim. Sei que ele teve diversos erros, embora não considere que se devesse chamar para ele as piores coisas, com ofensas de baixo calão.As críticas deveriam ser de outro nível.
    E agora? Está tudo bem? A não ser você Marcos, que já fez seus comentários questionando certas coisas e eu, do meu jeito, não tenho visto muitas críticas. O Von também já fez alguns comentários.
    Acho que há alguns aspectos que podem até se dizer bons ou razoáveis na atual administração, quando se vê a parte de lazer. Mas nos esportes considero que precisaria se avançar muito mais. O que me parece é que há uma certa tristeza entre diversos tunantes, talvez misturada com alguma esperança. Alguns pode ser que estejam mais otimistas e outros mais pessimistas. Eu estou na expectativa, porém com um certo receio, pois não estou vendo uma grande preparação do time para a disputa na segunda divisão. Foi feito um amistoso só até agora. Será que o time está se preparando bem? Espero que sim... Já chega da Tuna passar vergonha!!!!!
    Márcio

    ResponderExcluir
  15. Márcio o Lucena disse que tem 11 jogadores. Mas falou também que os diretores (no futebol parece que além do Rosivaldo, que é o diretor, o Jesus e o Arnaldo, que já esteve por lá no tempo do f
    Fabiano, estão mandando. Não acredito em nenhum deles, pois não são tunanttes. É o meu ponto de vista e estou muito triste com tudo isso..

    ResponderExcluir
  16. Márcio o Lucena disse que tem 11 jogadores. Mas falou também que os diretores (no futebol parece que além do Rosivaldo, que é o diretor, o Jesus e o Arnaldo, que já esteve por lá no tempo do f
    Fabiano, estão mandando. Não acredito em nenhum deles, pois não são tunanttes. É o meu ponto de vista e estou muito triste com tudo isso..

    ResponderExcluir
  17. É... o jeito é esperar o que vai ocorrer quando a Tuna começar a jogar pra valer. Não vejo quase notícias, foi feito um amistoso, ganhou de 8 a 3 de uma seleção do interior. Não sei se o time vai se comportar bem quando jogar com um time forte como o Castanhal ou o Águia de Marabá. Acho que a oposição deve ir preparando uma chapa. Tuna precisa ter novos rumos nos esportes. Sinceramente não torço para as coisas darem errado na segunda divisão só para dizer depois: "Eu não disse que isso ia acontecer?" E ter um motivo para a gestão atual se enfraquecer. De modo algum pensaria assim, pois é o nome da Tuna em jogo. Já chega de humilhação, de vê-la desprestigiada, sem respeito. Mas ainda que a Tuna consiga se classificar para a divisão principal, creio que a política atual da gestão em vigor para os esportes está fraca e que é preciso haver mudanças.
    E se a Tuna não conseguir se classificar aí sim que a mudança deve ocorrer. Se a Tuna não se classificar espero que a comunidade tunante dê uma resposta correta nas urnas e eu vou torcer abertamente para que aconteça, inclusive declarando abertamente meu apoio a quem vier como concorrente pela oposição. O Mário poderia vir para presidente, você para diretor de futebol, o seu Rito para a vice-presidência e o Von como diretor da Nautica. Um representante dos antigos jogadores da Tuna no futebol de salão viria como diretor do futebol de salão e um ex-jogador de futebol de campo ficaria nas divisões de base e algum ex-nadador tunantes ficaria na diretoria de natação. E mais alguns outros nomes de tunantes realmente comprometidos para outras diretorias. Seria uma boa chapa.
    Márcio

    ResponderExcluir