segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Tuna desclassificada. Os erros se repetem!

Ontem foi mais um dia de sofrimento para a nação cruzmaltina.  Mais um jogo, mais uma derrota, desta feita tirando definitivamente todas as chances da  Tuna Luso Brasileira da disputa do próximo  Campeonato paraense, o de 2016;
Para a apaixonada torcida da Tuna, que ainda tinha um fio de esperança de que vencendo a fraca representação do Bragantino e torcendo por outros resultados combinado poderia ver o clube nas disputas do Parazão, a derrota por 1 a 0 foi uma grande decepção.
Era voz uníssona no estádio Francisco Vasques e depois dentro das dependências do clube, que há muito não se via uma equipe tão ruim tão apática e, para alguns, "tão medíocre" como a deste ano.
Este escriba, torcedor sadio dá Águia do Souza, desde o princípio fazia questão de dizer que achava muito difícil o sucesso, e era quase certo que a Tuna não conseguiria a classificação. Explico: a maioria das outras equipes se prepararam com bastante antecedência, com investimentos, que embora se saiba não foram tão altos, pelo menos deixavam claro que tinham interesse de brigar por uma daas vagas, "não entraria na competição para fazer número", como certa feita me falou um dos dirigentes da Desportiva, que encontro sempre numa agência bancária.
Nosso time foi formado na marra, sob a direção de elementos que se sabe não têm comprometimento com a história centenária da agremiação Tuna Luso Brasileira. São pais de pretensos atletas que não conseguiram emplacar em time nenhum e que além de não torcerem pela Tuna (são fanáticos por uma daquelas duas coisas que não vale a pena citar o nome!), têm como único interesse aparecerem e arrumarem uma vaguinha para seus filhinhos num time de nome como é a Tuna.
Ganharam (pela segunda vez!)) o aval da diretoria, que já demonstrou que não quer nada com os esportes do Clube, principalmente com o futebol, e, com raríssima exceções, levaram um amontoado de jovens aspirantes a jogadores, sem qualidade, e fizeram talvez um dos piores times da Tuna de todos os tempos.
Quando vi o time jogar pela primeira vez sob o comando de Carlos Lucena, contra o fraco Vila Rica, e perder mais de cinco gols no primeiro tempo e no segundo apagar e escapar da derrota por um triz, vi que infelizmente nós estávamos fadados a mais um ano fora do Parazão.
Como todos os cruzmaltinos, confesso que torci, fui a todos os jogos, mas tinha pouca esperança de classificação, porque quem conhece um pouco de futebol, sabe que sem planejamento, sem quase nada de investimento, sem comprometimento, não se pode conseguir sucesso.
Tiraram o Lucena como desculpa mas sabiam que de nada adiantaria. No mesmo dia falei com o Lucena e com o Zé Carlos. Fui direto quando disse: "professor Zé Carlos, milagre ninguém faz.  Com esses atletas aí nem o Mourinho, Luxemburgo ou qualquer outro vai conseguir muita coisa, não".
O estrago está feito mais uma vez. É impossível você querer sucesso no futebol sem planejamento, sem comprometimento. sem respeito e sem amor pelo clube.
Desrespeitaram, mais uma vez, os 112 anos da Tuna Luso Brasileira. Parece que não sabem que a Tuna é Bi Campeã brasileira e conhecida em todo o país como time de futebol, revelador de craques. A Tuna tem tradição como formadora de craques, não de perna de pau!
Como não têm interesse em investir em futebol, por não torcerem, por não terem comprometimento, colocaram, pela segunda vez, como membros da diretoria de futebol, pessoas descomprometidas, sem amor, sem respeito pelo clube Todos três ainda usam camisa da Tuna por cima da do clube que torcem!
Sinceramente, não acredito que torcedor de Remo ou Paysandu possa fazer algo como diretor da Tuna. Quer aparecer?, procura fazer algo pelo seu time!
Quarto ano sem futebol. Os erros do ex-presidente, que é Paysandu, estão sendo copiados por essa gestão, que por não querer futebol, está matando de tristeza e decepção os cruzmaltinos!
Chega de tanto sofrimento; chega de tanta tristeza; chega de tanta vergonha!

9 comentários:

  1. Faço aqui um apelo a estes "jogadores" da Tuna que ainda terão um jogo pela frente. Procurem vencer o Vênus para encerrar a participação da Tuna de forma menos vergonhosa. O Vênus vai vir com sede de gols. Não deem este gostinho para ele. Tenham brio e lutem. Ao menos se despeçam da competição sem fazer mais vergonha.
    Penso que já é hora de certas mudanças na Tuna enquanto ainda pode haver alguma coisa para se mudar. A se continuar assim, depois pode ser tarde demais. Deixemos esta horrorosa participação da Tuna nesta competição como mais uma dolorosa lição. Os que querem ver a Tuna de novo respeitada como um clube campeão, glorioso, tem que fazer algo. Não pode continuar deste jeito. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Tragédia anunciada! Tinhamos certeza que isso ia acontecer, o certo é que tentavamos nos enganar se apegando a esperança de que o milagre poderia acontecer, arranjavamos a desculpa de que as outras equipes também eram ruins, mas o certo é que tinhamos um time mediócre e não é culpa dos jogadores e nem dos técnicos. Se existe um culpado podemos afirmar que a diretoria covarde que não se preocupou e portanto não soube honrar o nome da nossa Gloriosa Tuna Luso Brasileira, portanto se essa turma que está ai continuar o destino do nosso futebol profissional tera o mesmo destino do futebol feminino. Lamentavel!!

    ResponderExcluir
  3. Os verdadeiros tunantes precisam se unir. Antes que as coisas piorem nos esportes da Tuna. Sim, pois a cada ano que passar assim, mais a imagem esportiva da Tuna se deteriora e o clube cada vez mais perde credibilidade perante a população como um clube de esportes. Muitos torcedores de outros clubes quando não olham a Tuna com desdém, veem com pena. O respeito e a admiração vão ficando só pelos feitos gloriosos, pelos títulos que foram conquistados, pelos jogadores revelados. Porém vai ficando aquela ideia de que a Tuna gloriosa ficou no passado. Até a mídia que já não dava muito cartaz para a Tuna vai se distanciando ainda mais. Nossa própria torcida vai ficando em grande parte desanimada, com o possível abandono pelos menos fieis e a formação de novos torcedores vai ficando muito comprometida. Minha opinião é que seja montado um grupo com vontade de realmente levantar os esportes na Tuna. E este grupo passar a comandar as ações no clube. É um primeiro passo, que é importante, mas não único. Depois é se elaborar todo um planejamento para o clube como um todo, na parte de lazer, social e principalmente na esportiva. Ver como melhorar as fontes de rendas, como fortalecer o clube. Creio que a curto prazo, em um ano digamos, algumas coisas boas já poderão ser obtidas. E com um trabalho vigoroso e frutífero creio que já no segundo ano já teremos mais resultados positivos. Não será fácil. Porém se não for começado logo este trabalho vai ficar muito mais difícil depois. Já vimos o que alguns anos de mau planejamento nos esportes pode acarretar. Se isto perdurar mais um ou dois anos, poderá ficar pior.
    Acho que esta turma que está aí já teve sua chance de mostrar algo pelos esportes na Tuna. E depois de dois anos o que vimos de engrandecedor na parte esportiva? Até penso que eles poderiam renunciar a uma segunda gestão e abrir caminho para pessoas que querem levantar os esportes no clube. Seria uma atitude até digna e merecedora de elogio. Talvez até achem que melhoraram o clube na parte de lazer. Pode até ser. Mas a Tuna não é só lazer. Sua história está diretamente ligada aos esportes. É o que eu penso!
    Márcio

    ResponderExcluir
  4. Correto. Sempre coloco como o saudoso professor Péricles falava: a Tuna é Clube e Time!

    ResponderExcluir
  5. Agora é hora deste pessoal da atual gestão ter dignidade e desistir de uma nova gestão. É hora de mudança!!!! Formar uma chapa com quem gosta de ver a Tuna como um clube esportivo. E trabalhar muito, que as coisas ficaram mais difíceis depois de anos sem um apoio maior. Vai ter que haver um esforço grande agora! Márcio

    ResponderExcluir
  6. É hora de haver uma verdadeira corrente para resgatar a grandeza da Tuna nos esportes, uma união entre todos aqueles que tem este objetivo. As diferenças pessoais e de opiniões tem que ser superadas em prol da melhoria do clube. Unidos seremos mais fortes. Márcio

    ResponderExcluir
  7. É preciso um esforço coletivo dos tunantes para conseguir que a Tuna seja de novo um clube vitorioso nos esportes. Infelizmente a Tuna está com sua imagem desgastada nos esportes.
    Márcio.

    ResponderExcluir
  8. Daqui a alguns dias divulgue a chapa da oposição, quem são os candidatos a diretores. Já é hora de mexer. Os esportes na Tuna estão precisando melhorar.
    Márcio

    ResponderExcluir
  9. Minha sugestão: Uma nova gestão da Tuna tem que se aproximar mais da base, da torcida, dos atletas, das famílias dos atletas. Ter a simplicidade e a disposição de ouvir, de receber novas ideias e a humildade de pedir apoio para a torcida. Temos que fortalecer a comunidade tunante, fortalecer laços. O presidente não pode ficar restrito a certo eventos sociais ou a peladas de sócios, tem que se fazer presente em competições e jogos, a reuniões, a momentos de confraternização com torcedores, atletas e familiares de atletas. Chegar perto, ouvir, cobrar dos diretores, representar a Tuna quando for preciso, protestar se for necessário. Nada de se elitizar, de ficar só próximo de alguns. Claro que isto não é o suficiente, porém creio que já será um bom começo. Márcio

    ResponderExcluir