quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Porque somos candidatos na Tuna


Depois de intensos 15 dias de trabalho, ontem por volta das 17:50h demos entrada do registro da "Chapa 2 -100% Cruzmaltina" para disputar as eleições da Tuna Luso Brasileira.
Confesso que para os idealizadores da Chapa: este escriba, Mário Mangas, Ismar Araújo, Marcos Paulo, GB João Rito, GB Arnaldo Abílio,  Benemérito João Guilherme, Francisco "Ferrrete" Gonçalves, Raimundo Getúlio, Levi Alves, Mangabeira e todos os membros da Confraria; de verdadeiros torcedores cruzmaltinos, líderes de torcidas, associados, enfim, pessoas que sentem o sangue vermelho, verde e branco correr pelas veias, registrar a "Chapa 2 - 100% Cruzmaltina", foi uma verdadeira epopeia.
Independente de seus afazeres profissionais diários, todos os companheiros se comprometeram em trabalhar unidos,  participando de reuniões para debater ideias de como fazer a montagem da chapa, o planejamento de procurar nomes valorosos num objetivo único de realmente juntar pessoas comprometidas com a história secular da Tuna nos esportes amadores, no social e no futebol profissional.
Mário Mangas e Marcos Moraes, da Chapa 2
Hoje, passada a emoção de ter conseguido o primeiro objetivo, que foi registrar os nomes de  Mário Mangas  presidente e Marcos Moraes vice: "Chapa 2 - 100% Cruzmaltina", passamos a trabalhar a segunda parte do projeto. Agora  é a corrida à procura de votos. Votos de pessoas comprometidas com a Tuna, que querem a volta do glorioso Clube e time Tuna Luso Brasileira  às disputas dos esportes amadores como Vôlei, Basquete, Tênis, Futsal, Natação, ao esporte Náutico e, principalmente, ao futebol profissional.
Sim. Somos todos apaixonados pelos esportes da Tuna. Somos de uma época não muito distante em que disputávamos pelos menos 10 esportes olímpicos e mais o futebol profissional. De um período recentes em que nossas categorias de base revelavam grandes craques que despontavam, alimentavam a equipe profissional da Águia e ainda aos nossos dois rivais, Remo e Paysandu, sem falar nos que partiam para voos mais altos e brilhavam em clubes do Brasil e do mundo, como Giovani, Ganso, Marlon, Paulinho, Pikachu (que surgiu na Tuna e agora vai embora) e muitos outros.
Não faz muito tempo, participávamos de elegantes festas em nossos salões e na nossa  boate; bailes carnavalescos, infantis, de jovens e de debutantes, enfim período em que nos orgulhávamos de ser a Elite do Norte.
De repente as coisas foram se esvaindo na Tuna. Hoje o Clube outrora campeão regional 10 vezes no futebol profissional; primeiro ganhador do Norte de dois títulos nacionais da Série B e Série C; maior revelador de talentos do futebol do Norte e Nordeste, verdadeira fábrica de craques,  infelizmente está relegado a um secundário plano de lanterna da Segunda Divisão em 2015.
O primeiro clube a ter uma boate própria em Belém, o mais elegante da Almirante Barroso  se conforma em abrir seus salões para festas populares com treme terra ou para bailes sem muitos atrativos nas domingueiras. É muito pouco ou quase nada para quem em 112 anos foi sucesso em todos s setores esportes e foi chamado de Elite do Norte!
Nós da "Chapa 2 - 100% Cruzmaltina" queremos mais. Queremos realizar em nossos salões grandes eventos estaduais, nacionais e se possível internacionais.
Queremos voltar a disputar e lutar para brilhar nos campeonatos amadores em todos os esportes. Queremos que nossas categorias de base de futebol voltem a brilhar, ganhando títulos e com isso revelando grandes talentos para o Brasil e para o mundo.
Não podemos aceitar, suportar, nossa equipe de futebol profissional, com toda a sua bela história, de repente ser humilhada, escorraçada dentro de casa por uma modesta equipe do interior por 5 a 0.
O coração doeu, as lágrimas rolaram. Mas vamos lutar para isso não mais acontecer!
Os que acabaram nosso futebol profissional, que o colocaram na lanterna da segunda Divisão; os que acabaram como nosso campeoníssimo Futebol Feminino, não podem continuar nos humilhando e manchando nossa história. Estamos prontos para o bom combate!
E para tirar os que não têm comprometimento com nossa história seja no social, nos esportes amadores e no futebol profissional, o caminho é apoiar, trabalhar  e votar Mário Mangas presidente e Marcos Moraes vice: "Chapa 2 -100%  Cruzmaltina".
Contamos com você, sócio remido e sócio proprietário que esteja em dias com suas obrigações com o Clube. Você pode fazer o seu, o meu, o nosso clube volta a brilhar.

6 comentários:

  1. Vocês tem o meu apoio como sócio e torcedor. Acredito que vencerão. Tenho algumas sugestões. Mas prefiro deixar para quando estiverem já como gestão ano que vem. E ano que vem vou ver minhas possibilidades para continuar colaborando com algum esporte. É preciso ter todo um planejamento e ver as possíveis fontes de receita. Tenho algumas ideias. Se o horário da eleição for começar às 15 horas poderei ver se votarei. Se for só a partir de 17 horas já ficará muito mais difícil para mim devido a meu compromisso como professor, pois vi na eleição passada que a eleição não começa realmente na hora marcada pois há todo um cerimonial antes e a preparação para o início que dura cerca de uma hora. Se a eleição começar às 15 horas quando eu chegar já terá passado este tempo de ritual.
    Já demonstrei mais de uma vez meu apoio e continuo demonstrando. Tenho forte esperança de que serão vitoriosos. Sei que o caminho não será de facilidades, mas de muito trabalho que poderá dar bons frutos com o devido tempo. Creio que a união de todos nós que amamos a Tuna poderá levá-la a um lugar de destaque que ela merece estar. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Márcio o seu apoio, de um verdadeiro cruzmaltino, juntamente com o apoio de outros sócios que torcem ou não pela Tuna, mas que querem mudanças no Clube, será essencial para consolidar essa vitória. Estamos juntos e aberto, caso vençamos, para o apoio no planejamento.,

    ResponderExcluir
  3. Vou ver se conseguirei votar no dia.Só poderei ir depois das 17 horas. Minha única preocupação é ter que chegar a tempo na escola no início da noite, mas talvez dê tempo. Vou ver ainda...Se eu for, esteja certo do meu voto. Vocês tem camisas com a marca da chapa? Dia 02 é meu aniversário, se tiverem a camisa, posso ganhar uma de presente?
    Outra coisa, que você acha desta volta da Tuna ao basquete? A Tuna está preparada ou é só para dizer que está voltando ao basquete? Se o volei foi esquecido, o futebol feminino acabou, o futebol profissional não teve planejamento fracassando este ano, não tenho mais notícias da natação tunante e não houve apoio do clube nas regatas. Qual então o motivo da volta ao basquete e não terem sido fortalecidos os outros esportes? O basquete terá o mesmo destino dos demais ou será diferente? Só queria entender...
    Márcio

    ResponderExcluir
  4. Não sou contra a prática de qualquer esporte na Tuna, mas já saquei um pouco desta volta do basquete olhando a foto do time com diretores atuais da Tuna. Como tunante desejo sucesso à Tuna, mas como cidadão do mundo tenho minha percepção. enfim, acho que se for algo ligado à política do clube, se no futuro der certo, sou a favor, porém meu apoio é pela mudança já. por mais incentivo aos esportes na Tuna, inclusive o basquete. Quero ver a Tuna nos próximos anos disputando o primeiro lugar no basquete. Por enquanto acredito que ainda não tem força para isto.
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. O que a atual diretoria tinha de mostrar como incentivadora dos esportes na Tuna deixou muito a desejar nesses dois anos.
    Márcio.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero o bem da Tuna. É meu clube. Não gosto de ser injusto. Mas quando vejo algo que acho que não é bom para a Tuna eu me acho no dever de dar minha opinião. Não é do meu estilo atacar pela questão pessoal. Ofender, provocar alguém pelo que ela pensa ou seu tipo de vida não é meu objetivo. Vejo as coisas no sentido geral, da intenção, dos interesses envolvidos. Se forem contra o desenvolvimento da Tuna eu serei contrário. Se algo for prejudicial à Tuna eu me porei do lado das pessoas que tentam fazer o mais correto. E quando digo que a atual gestão não devia se candidatar, não é por estar pessoalmente contra diretores da Tuna, mas porque não estou concordando com o jeito delas gerirem o clube, sem incentivo aos esportes como deveria ser. E acho que todos os que almejam ser parte de uma gestão na Tuna tem que ter em primeiro lugar a vontade de ver o clube bem, cada vez melhor, acima de qualquer interesse pessoal. Apoio a oposição por crer que é preciso mudar.
    Márcio

    ResponderExcluir