segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sem a Tuna, até Remo e Paysandu perdem!

Vi, este final de semana, a saída dos dois únicos clubes representantes de Belém, da semifinal do Segundo Turno do Campeonato Paraense de Futebol. O futebol interiorano, de repente, entra mais uma vez em cena "decomforça" e como vencedor do Segundo Turno pode ganhar o título de 2016, desbancando novamente a dupla Remo e Paysandu, como já fizeram Independente de Tucuruí (em 2011) e Cametá (em 2012). 
Enxergo essa problemática que vivem as equipes da capital paraense desde que a Tuna Luso Brasileira parou de revelar em sua base.  A Tuna sempre foi o maior celeiro de craques do Pará e do Norte e sempre alimentou Remo e Paysandu com bons jogadores. Como a Águia já está há alguns anos fora do Parazão, e suas equipes de base não conseguem também deslanchar, as duas equipes da capital têm que importar a maioria de seus elencos, daí o resultado que todos já sabem.
Ontem tanto Paysandu como Remo mostraram o quanto estão com seus times tecnicamente limitados. Paysandu sofreu para conseguir apenas empatar com o Águia de João Galvão, em Marabá. O time aguiano teve dois gols anulados, embora em impedimento, e quatro bolas na trave do adversário. Isso mostra a superioridade do time de Galvão frente o Paysandu, principalmente na segunda etapa da partida. O resultado tirou a equipe de Dado Cavalcante da semifinal do Segundo Turno.
Já o Remo envergonhou os poucos torcedores que foram prestigiar a fraca equipe frente ao São Francisco no Mangueirão. Um empate melancólico de despedida do Parazão, e o pior: um time caro, com um técnico de salário alto, que não fez sequer o dever de casa.
Ora dirão alguns torcedores: mas por que a Tuna não revela mais jogadores nem tampouco disputa o Campeonato Paraense?  Fácil de explicar: Falta, por parte da diretoria,  comprometimento com os esportes do clube. Sem comprometimento e uma visão da importância dos esportes, dentre os quais o futebol com as escolinhas, categorias de base e o profissional, fica ruim para a Tuna e para o próprio futebol paraense.
A Tuna hoje não participa de esportes onde sempre se destacou, como o futebol profissional, o futebol feminino e o esporte náutico, sem falar no basquete e o Vôlei, onde já revelamos atletas como a campeoníssima Larissa.
Quando a Tuna voltar  -que esperamos seja rápido, porque o time não pode cair no esquecimento como algumas equipes do Brasil-, podem ter certeza que o esporte paraense vai voltar a brilhar no cenário local e brasileiro. Os paulinhos, giovanis, marlons, flamels, arinelsons, jobsons, cametazinhos, pikachus e muitos outros voltarão a aparecer. Aí as torcidas de Beléns voltarão a sorrir, com os craques cruzmaltinos que aparecerão.
P.S.: Se olharmos ainda hoje, vereamos alguns jogadores que foram remanescentes da Tuna em atividades em equipes interioranas. Ontem mesmo, estavam no time de Galvão, Marlon, Analdo e o craque Flamel, que foram da Tuna. Flamel, por sinal, este ano foi autor de dois gols enciclopédicos. O de ontem foi mais um para seu acervo de verdadeiras pinturas.  


7 comentários:

  1. Se eu sentisse firmeza na atual gestão da Tuna e ela fizesse uma promoção para levantar os esportes do clube eu ate veria como poderia ajudar. Mas do jeito que as coisas estão, estou muito descrente na disposição da gestão em desenvolver os esportes no clube. Eu me sinto amarrado, querendo fazer algo para melhorar a situação esportiva do clube, mas sem poder na verdade fazer. Para mim é frustrante.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. E não há uma comunicação da diretoria para torcedores e sócios sobre o que está fazendo pelo clube ou o que pretende fazer. Às vezes alguém me diz que viu alguma nota de algum colunista esportivo falando de reforma no ginásio e a pretensão de se montar um time de basquete. Mas não é uma manifestação direta da diretoria tunante. Parece que está isolada, distante da torcida e não faz questão de aproximação. Márcio

    ResponderExcluir
  3. A própria torcida da Tuna já percebeu este desinteresse. Creio que a maioria está frustrada, sem muitas esperanças. E a gestão atual dá a impressão de não se importar com o que a torcida pensa e sente. Márcio

    ResponderExcluir
  4. Acho lamentável esta notícia: http://www.ormnews.com.br/noticia/paysandu-monta-elenco-feminino-e-campeonato-ganha-folego. Na verdade, o time feminino da Tuna, que eu saiba, foi extinto. O time que o Paysandu montou é quase todo o time que foi da Tuna e a Tuna ficou sem time. O campeonato de futebol feminino vai ficar restrito a 3 clubes que tem condições de brigar pelo título: O Paysandu, ESMAC e Pinheirense. Se houver mais times, serão só para levar goleada.
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. E as regatas? Como ficou a Tuna?

    ResponderExcluir
  6. Tuna está muito apagada nos esportes. O que será da Tuna assim?

    ResponderExcluir
  7. Espero que a atual gestão não faça a Tuna passar este ano mais uma vergonha. A imagem da Tuna como clube esportivo está muito desgastada. Está sem prestígio, com uma imagem negativa.

    ResponderExcluir