terça-feira, 31 de maio de 2016

Camisa da Tuna em Portugal


                                  
                                           Entrega da camisa da Tuna por Pina ao secretário Carneiro

O Conselheiro das Comunidades Luso Brasileiras Luiz Paulo Pina, em recente viagem à Portugal, durante recepção no Palácio Belém, entregou ao sr secretário das Comunidades Portuguesas Dr José Luís Carneiro, uma camisa oficial da Tuna Luso Brasileira e um livro com a história do centenário Clube paraense. Ao receber os presentes o Secretário José Luis Carneiro agradeceu ao mesmo tempo que mostrou-se bastante entusiasmado com a história da Tuna e garantiu a Luiz paulo Pina que na sua próxima viagem à Belém fará uma visita às instalações da Águia. A entrega foi feita após reunião plenária do Conselho das Comunidades Portuguesas.
Essa reaproximação da Tuna com a Comunidade Luso Brasileira, contando com a simpatia do Conselheiro Luiz Paulo pina e do Secretário, pode ser o reinicio de um convívio mais harmonioso e frutífero para a Tuna, que hoje passa por situação delicada e precisa de apoio de cruzmaltinos e de quem simpatizantes.

2 comentários:

  1. Seria mesmo bom que houvesse um significativo apoio da Tuna por parte da comunidade lusa. Inclusive, poderia haver algum tipo de intercâmbio ou parceria entre clubes,a Tuna brasileira e um clube português, com a Tuna revelando atletas no Brasil que pudessem ser aproveitados depois neste clube e o clube de fora daria auxílio financeiro e até mesmo com profissionais especializados. Percebo, no momento atual, que há clubes esportivos de origem luso-brasileira que estão fragilizados (uma exceção é o Vasco)e precisando de apoio.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Não lembro de ter vivenciado como torcedor uma fase assim da Tuna. Tenho uma percepção de que a gestão atual não está mesmo se importando com os esportes do clube. Parece-me que os atuais diretores estão querendo ver a Tuna mesmo como um tipo de Pará Clube, um clube com festas, com promoções como rainha disso ou daquilo, lazer e só. Não tenho tido conhecimento há muitos meses de qualquer conquista esportiva importante da Tuna em algum esporte. Percebo a Tuna apagada esportivamente. E grande parte da comunidade lusa me dá a impressão de ter desistido da Tuna como clube da comunidade luso-brasileira. Lamentável! E digo isto como luso-descendente. O que será da Tuna como clube esportivo se isto permanecer por mais alguns anos? Creio que a continuar assim haverá a extinção do verdadeiro espírito esportivo da Tuna, que ficará só como um clube de lazer, fazendo as agora habituais peladas para sócios (espantosamente elogiadas por alguns que se dizem tunantes). Espero que haja alguma movimentação para tirar a Tuna deste marasmo esportivo. Desejo que haja alguma ação positiva da gestão atual pelo menos para conseguir montar este ano um time competitivo para a disputa da segunda divisão do futebol paraense e ser capaz a Tuna de voltar a fazer parte da primeira divisão. Se for feito do jeito que se fez em anos anteriores, achando que colocar só jogadores do sub-20 e contratando um técnico que cobre um salário baixo para economizar, na velha filosofia do "bom e barato", acredito que será muito difícil para a Tuna ser bem sucedida. Bons jogadores do sub-20 poderão ser aproveitados, porém é necessário contratar alguns mais experientes. E escolher um técnico mais adequado para o momento para que a Tuna seja vitoriosa. De novo só economizando sem querer gastar mais um pouco (ao menos o necessário) não vejo muitas chances para a Tuna. Tem que ter uma certa dose de investimento! Márcio

    ResponderExcluir