quarta-feira, 22 de junho de 2016

Diretoria da Tuna tem que explicar o fim do Esporte Náutico e dos outros esportes

No momento em que a FEPAR realizará a Terceira Regata pelo Campeonato Paraense de Remo, confesso que não sei se meu sentimento é de tristeza, vergonha ou revolta ou os três juntos. Mais uma vez a Tuna Luso Brasileira não participará da Regata, e como já é a terceira do ano, já dá para deduzir que pela primeira vez em sua história a Águia não fará parte das disputas de um Campeonato Paraense de Remo. 
É lamentável, afora os adjetivos que já citei, para um Clube que tem 113 anos de historia e que foi o pioneiro no esporte náutico no Pará, o que tem mais títulos -40-,  a mais bonita história desse esporte em nosso Estado, além de ser um das mais antigos do Brasil, pois a Tuna foi fundada em 1903 e três anos depois, em 1906, iniciou no Esporte Náutico.
Na verdade, com todo respeito à diretoria,  nós cruzmaltinos estamos completamente abandonados pela atual gestão no quesito esportes. 
Talvez falte à atual diretoria comprometimento com os nossos esportes, pois já estamos no final do primeiro semestre e até o presente não se sabe nada de náutica e de nenhum dos nossos esportes, o
que deixa evidente que não existe preocupação nem comprometimento com a história esportiva da Tuna Luso Brasileira.
Esta bandeira merece todo o nossos respeito!
Ora dirão, "não temos dinheiro para futebol nem esporte náutico". Não estendo. Quando assumiram ou mesmo quando foram fazer chapa para as eleições disseram que disputariam o campeonato de Regatas e o Futebol profissional. O de Regatas tudo indica que já estamos fora, não disputaremos e pela primeira vez\ na nossa história ficaremos fora dessa competição.. Com relação aos outros, como exemplo o Futebol profissional, onde o diretor eleito e o próprio presidente (tenho gravado!) disseram que a Tuna faria "uma grande equipe e se classificaria" pelo menos em termos de mídia nada se sabe e o pouco que se comenta à boca miúda, é que pessoas que sequer torcem pela Tuna estão à frente do futebol, cuja idéia é trabalhar com o Sub 20, sob o comando de um técnico chamado Charles,  que veio do exterior a custo zero (?), porque dinheiro para investir não existe.
Todos os dias sou cobrado, como imagino os cruzmaltinos mais tradicionais também. N
ão tenho resposta, só a vergonha de não ter o que dizer e não querer falar mal da diretoria. Mas já é hora dos senhores diretores, o presidente, o diretor de  Esportes Náuticos e  o Diretor de Futebol se explicarem, mostrar a situação do Clube que eles tanto brigaram para administrar.
A torcida não tem mais paciência. Todos os esportes estão paralisados na Tuna. O que existe é disputa de campeonato de veteranos. Que me desculpem os veteranos, mas eu particularmente quero é meu time pra torcer. Os veteranos querem brincar, se divertir, está certo. Quero meu time: nas águas da Baia do Guajará, quero meu time: disputando Volei nas quadras da capital e do interior em busca de títulos; quero meu time: no Mangueirão, no Souza disputando o Parazão Profissional.
A diretoria tem que se explicar. Tem que ir na mídia e falar a realidade. Tem que dizer o que não deu certo, já que estava "tudo às mil maravilhas antes e no dia das eleições.

7 comentários:

  1. Marcos, concordo com sua posição. A Tuna está apagada nos esportes. Só se noticia agora peladas de sócios. Tuna está abandonada como clube esportivo. Não sou contra festas, bailes, promoções de lazer. Sei que fazem parte da vida do clube. Mas não tem que ser só isso! O que fez a Tuna ser conhecida e mais respeitadaforam as conquistas nos esportes. E não se valoriza mais os esportes tunantes. Não tenho algo de pessoal contra o atual presidente, porém discordo da forma dele e seus diretores tratam dos esportes na Tuna. Ao meu ver, se acontecer mais um fracasso destas pessoas (que não desejo que aconteça)na busca para levar a Tuna à primeira divisão deveria haver a renúncia geral de toda a diretoria, com nova eleição para presidente e demais cargos de direção. Deveria até haver algo no estatuto da Tuna para que se pudesse tirar a diretoria em caso de negligência em relação aos esportes do clube. O que não dá é ficar vendo ano após ano a Tuna passar vergonha. Vou torcer para que ao menos no futebol profissional a Tuna consiga ser bem sucedida. Como tunante quero ver o clube de volta à primeira divisão e torcerei para que o time formado seja capaz disto. Se houver sucesso nesta empreitada eu parabenizarei os jogadores, o técnico e até a diretoria da Tuna (embora continue sendo crítico em outros aspectos). Por outro lado, se a Tuna fracassar, eu insistirei que a atual diretoria deve renunciar. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Fui ontem ba festa junina e foi um fiasco....nen festa junina tem exito nesse Clube...

    ResponderExcluir
  3. Fui ontem ba festa junina e foi um fiasco....nen festa junina tem exito nesse Clube...

    ResponderExcluir
  4. Tudo leva a crer que na Náutica este ano a Tuna já jogou a toalha. Lamentavelmente!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma reflexão sobre a situação atual da Tuna. Deixando de lado um pouco a questão da gestão em vigor (que a meu ver tem suas falhas), creio que a Tuna está pagando por não ter, há algumas décadas, como 60, 70 e 80 procurado dar uma nova versão ao clube. Sei que é polêmica esta minha visão. Mas acho que a Tuna poderia ter tentado se popularizar mais, saindo da imagem de "Elite do Norte". Poderia ter tentando conseguir mais torcedores, mas apoio para os esportes. Queixam-se alguns de que foi o aumento de sócios remidos que causou a queda da Tuna como clube. Penso que a questão é mais complexa e que esta é uma visão simplificadora. Ainda que tenha alguma razão de ser esta visão, considero que há outros motivos. Lembro na ocasião que a gestão da época queria fazer obras de ampliação no clube e precisava de dinheiro. Portanto, foi uma tentativa de investimento nas dependências do clube para promover mais eventos. E se a Tuna estivesse agora com mais sócios, teria tantas condições assim para manter um grande número de esportes com sucesso? Seria o suficiente? Será que se fosse por um outro caminho, o de se popularizar, atraindo mais torcedores, o que poderia atrair mais patrocínios, não seria um negócio melhor? Quem sabe fazer da Tuna um Vasco do Pará. Sei que estou apenas especulando. E outra coisa, dizem que muitos portugueses ricos saíram da Tuna por estarem insatisfeitos com a situação do clube (seria, neste raciocínio a elite não querendo se misturar com pessoas mais pobres?). Não vejo bem por aí a razão da saída destes portugueses. Acredito que queriam um lugar mais luxuoso e amplo, o que o Grêmio pôde lhes oferecer, num lugar mais afastado e com grande área de terreno. Mas por que ir para o Grêmio e deixar a Tuna de lado como clube esportivo? Ora, a Tuna e não o Grêmio era o clube com tradição esportiva. Sendo assim, a comunidade luso-brasileira deveria estar ainda dando apoio nas atividades esportivas da Tuna, que é o clube de tradição esportiva fundado por portugueses. Mas o que se vê é o desligamento da maioria da comunidade luso-brasileira, sendo que hoje em dia em Belém do Pará vários portugueses e luso-descendentes diretos não ligam para os esportes da Tuna, inclusive boa parte deles torcendo por Remo e Paysandu há muitos anos.
    Ao meu ver, é preciso uma reorganização dos esportes na Tuna e a busca de parceiros, de patrocinadores, não deixando de procurar aumentar o quadro de sócios. Tem que se procurar alternativas para fortalecer os esportes, talvez também procurando tornar a Tuna mais popular em relação aos esportes, aumentando a sua torcida. Do jeito que está, a perdurar a situação fraca da Tuna nos esportes teremos cada vez menos torcedores, ficando a torcida cada vez menor devido à morte de torcedores, pelo provável abandono de alguns que resolveram torcer por outras agremiações e pela pouca renovação da torcida. Por outro lado não vemos a Tuna deslanchar como um poderoso clube social no estilo de uma Assembleia Paraense ou um Grêmio, estando a Tuna mais próxima de um tipo de clube como o Pará Clube, tendo atualmente uma clientela em sua maior parte oriunda da classe média média ou média baixa (não estou me colocando contra tais pessoas, pois eu mesmo sou da média média), o que de jeito algum pode a classificar como "clube de elite", o que a meu ver não combina mais com a Tuna e que a Tuna precisa ver como coisa do passado.
    É a minha reflexão!
    Márcio Rodrigues-torcedor, sócio-remido e luso-descendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, esse seu comentário é pertinente, porém a direção atual não da ouvido a ninguém e com isso faz o que quer cometendo um universo de atitudes desastradas, culminando com o fracasso de vários esportes do clube como: o fim do futebol feminino, náutica e muitos outros . ora precisamos eleger uma diretoria que estivesse comprometida com os esportes, agregadora para unirmos todos os que realmente gostam do clube para poder opinar, sugerir, ajudar a dirigir ativamente o clube.

      Excluir
    2. É preciso salvar os esportes da Tuna. A ficar assim por mais alguns anos creio que será o fim dos esportes no clube. Tuna não é mais respeitada e nem ao menos comentada no mundo esportivo paraense a não ser por algumas poucas notícias. esporádicas. Não há mais o brilho de outrora e a maioria das notícias é negativa.É preciso uma união dos que amam o clube e que querem ver a Tuna de novo como um clube esportivo importante e criar novas alternativas, meios de arrecadar fundos para os esportes e estruturar os esportes tunantes. Meu receio é este tipo de política atual conseguir permanecer por muito tempo, o que pode ser, como eu disse, o fim definitivo dos esportes na Tuna.
      Márcio

      Excluir