terça-feira, 28 de junho de 2016

Lindão é homenageado pela FEPAR

O técnico José Wildemar de Assis, o Lindão, foi homenageado pela Federação Paraense de Remo - FEPAR- no último domingo, por ocasião da Terceira Regata. Lindão, que por 39 anos vem dedicando sua vida como atleta e depois como técnico do esporte de remo, sempre pela Tuna Luso Brasileira, foi agraciado com uma Placa, pelo presidente Luciel Caxiado,  alusiva ao período de sua vitoriosa atuação nas águas da Baía do Guajará e do Brasil.
Caxiado entregando Plaqueta a Lindão
José Wildemar ou Lindão como é conhecido nos meios náuticos, até o ano passado atuou como técnico da Tuna Luso Brasileira. Dedicado, chegando todos os dias às 5 horas da manhã para treinar com atletas da Gloriosa Águia, Lindão este ano ainda não atuou no esporte que mais gosta. Uma perlenga com o atual diretor náutico da Tuna, Fernando Amadeu, fez com que Lindão levasse seu filho Gabriel, atleta surgido na Tuna, para o Paysandu, além de outros. Em conversa com Lindão ele falou que seu desejo era ficar na Tuna, mas com a implicação do Português, era preferível se afastar. E se afastando levou algumas atletas que, segundo ele,  não poderiam ficar parados, pois com certeza a Tuna não remaria, o que aconteceu: na terceira regata e a Águia ainda não entrou na água.
A situação de Lindão e o diretor náutico da Tuna poderia ser resolvida com uma conversa civilizada, pois os dois são velhos amigos desde a época de remadores. Mas talvez tanto um como o outro não queiram ceder, e o resultado é que a Tuna em sua história pela primeira vez ficou fora do Campeonato de Remo, sendo a única prejudicada na falta de diálogo dos dois.
Segundo Lindão, mesmo com sua situação indefinida, já que de acordo com o que falou, já há algum tempo que o diretor Amadeu não vai na Garagem e o presidente João Rodrigues não decide se ele -Lindão- sai ou fica, ele ainda vai duas ou três vezes na semana na Garagem, dar apoio a um pequeno grupo de garotos que vai treinar com o instrutor Ademar.
"Para mim é uma grande tristeza ver a Tuna, onde atuei como atleta e há mais de 20 anos sou técnico, numa situação de não disputar o Campeonato de Remo. Ano passado, disputamos todas as regatas e ainda a Copa Norte, onde ajudamos o Pará a ganhar o título de campeão", diz Lindão, chateado com a a atual situação da Tuna.
Este escriba, que conhece Lindão há mais de 20 anos, entende que o que poderia ser feito pelo diretor náutico era ter uma conversa amigável com Lindão, no sentido de definir se ele permaneceria ou não como técnico. Mas uma coisa que fosse democrática, interessante, sem deixar mágoas, pois pela história que tem na Tuna, Lindão merece respeito do diretor e da Diretoria Executiva da Tuna.
A Plaqueta homenageando o técnico da Tuna
Como parece que isso não vai acontecer, acho que o presidente João Rodrigues deveria interferir e, se ele decidir que o Lindão, que anda um pouco adoentado, tiver que sair, pelo menos que receba uma homenagem pelos serviços prestados, ganhando um título de Sócio Proprietário ou Remido do Clube e ainda ser convidado para ficar como uma espécie de Conselheiro Náutico para os atletas mais jovens.
Seria uma maneira digna de homenagear quem dedicou uma vida pelo esporte náutico da Tuna.
Sobre a Plaqueta e homenagem do presidente da FEPAR  Luciel Caxuiado a Lindão, devo dizer que o gesto foi dos mais salutares, pois as homenagens devem ser feitas quando ainda se está em vida. E o professor Lindão, que além de uma grande técnico de remo é professor de Educação Física, é daqueles que os que conhecem o esporte náutico no Pará e no Brasil sabem o que ele  significa para a história náutica da Tuna.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma justa homenagem, que deveria ter sido feita há muito tempo pela Tuna Luso Brasileira pelos relevantes serviços prestados como técnico e atleta da Gloriosa!

    ResponderExcluir