terça-feira, 12 de julho de 2016

Tuna poderá disputar a Segundinha com Sub 20, embora o técnico ainda aguarde reforços.

Assisti ontem na TV a matéria sobre o futebol profissional da Tuna. Pra variar, confesso que não me entusiasmei em nada. O técnico Charles gatinho mostrou um total desconhecimento do nosso futebol e, suas análises e assertivas sobre o time que está formando, pouco acrescentaram para cruzmaltinos ansiosos por uma equipe que pelo menos se classifique para o Parazão 2017.
Claro que os que não aceitam criticas porque se  acham  intocáveis  e que estão fazendo certo embora não estejam! vão pular e dizer que eu não gosto de nada. Não é verdade isso. Posso até ser critico, mas sou muito paciente, espero primeiro para opinar depois. No caso do time em formação, lamento dizer que estou com duas pulgas atrás das orelhas, pois pelo que temos visto nos últimos anos, só times de má qualidade, ao que parece sem nenhuma pretensão de ganhar nada, não posso aceitar de bom grado um técnico dizer, faltando dois meses para o início do campeonato, que "a pretensão da Tuna é revelar jogadores, como fazia antigamente" e que "vai pedir à diretoria para fazer algumas contratações".
Sei não. Mas o técnico da Tuna, que embora não o conheça profissionalmente tenho respeito, está colocando seu nome e sua cabeça em jogo. Pois como pode a dois meses do início do Campeonato a Tuna não ter ainda um time preparado para disputar, vencer ou pelo menos se classificar para o Parazão 2017?
Que que é isso? O presidente declarou em seu panfleto de campanha e após ser eleit!-  que prepararia uma equipe já a partir de Fevereiro, com jogos-treinos, excursões pelo interior para em Agosto ou Setembro estar com uma equipe tinindo para a Segundinha. E hoje o que vemos é isso: um técnico desconhecido, que não tem time, a não ser a Base do Sub 20 e que fica dando declarações sem nexo, por não saber o que fazer a dois meses da competição.
Respeito a Base da Tuna, pois de lá já saíram muitos craques. Mas o time é limitado para a Segundinha, que sabemos este ano vai ter equipes que já estão em preparação há pelos menos três meses, como Cstanhal, Bragantino, Isabelense e outras que estão em atuvidades como o Águia de Marabá.
Tanto o presidente, o Vice, como o Diretor de Futebol e seus Sub-diretores, que falam são o Jopércio e o Valmir Barra (que sabemos são remistas doentes!) têm que ter consciência de que se continuar assim, se não for formada uma equipe ainda este mês, vamos mais uma vez naufragar, e talvez com agremiações inferiores, comparando com nossa história, como o Vênus de quem levamos uma lavagem de 5 dentro de casa.
Vou esperar o andar dessa lenta carruagem e voltarei ao assunto. Mas de primeira, lamento dizer, parece que a falta de comprometimento continua, com tantos cruzmaltinos, e colocarem remistas e paysandus como diretores da Tuna e até no futebol só poderia dar nisso.

10 comentários:

  1. Que tristeza será mais uma vez para os verdadeiros tunantes se a Tuna de novo fracassar. Vou ver se assisto alguns dos amistosos e fazer minhas observações. Uma vez, acho que em 2014, o então vice-presidente da Tuna, atual presidente, me disse o seguinte quando eu perguntei sobre a formação de um time da Tuna para voltar à primeira divisão: "Vamos colocar uns garotos que correm muito". E eu aí perguntei se eram só estes "garotos" e ele desconversou, dizendo que ia também ter um goleiro experiente. O resultado deste time de corredores foi um fiasco. Será que de novo vai se optar pela fórmula de botar jogadores novos pra correr? Se for isto, receio que será mais um fracasso. Nada contra bons jogadores do sub-20 que sejam usados no time, mas creio que não é suficiente. Tem que ter também bons jogadores com experiência. Até quando a torcida tunante ficará neste sofrimento? Mas vou fazer como você. Vou esperar para não parecer que sou um pessimista, que não tenho esperança. O negócio é que se for deste jeito, minha esperança estará bem reduzida. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Vi o segundo amistoso da Tuna. Time tunante a meu ver melhorou, mas creio não estar suficientemente forte para disputar com segurança a segundinha e conseguir a vaga para a primeira divisão. Há notícias no ar de quem vem reforços. Espero que sim. O time que vi precisa de reforços, inclusive no ataque, pois observei a perda de vários gols. O presidente tunante e mais alguns diretores estavam lá. Gostei que lá estivesse, porque puderam ver as deficiências que ainda existem e que precisam ser consertadas.
    Já ouvi de novo rumores de que a Tuna receberá alguma quantia pela ida do Ganso para o exterior. Tomara que seja verdade. E que se este dinheiro vier possa ser usado nos esportes da Tuna. Peço que a gestão atual tenha transparência e mostre, se este dinheiro vier para a Tuna, como ele foi usado.
    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Estive lendo na Internet notícias sobre contratação de reforços pela Tuna. Espero que sejam verdadeiras estas notícias, pois o time que vi jogando em agosto me pareceu carente em algumas posições, inclusive no ataque. Aliás esta questão de ataque tem sido uma fraqueza dos times da Tuna nos últimos tempos, com muitos gols perdidos. A nossa seleção brasileira de futebol masculina tem sido também uma frequente perdedora de gols, até mesmo a olímpica, que para mim até agora foi um fiasco. Por sinal, estou achando por enquanto fraca esta participação do Brasil nas Olimpíadas. Não tenho visto grandes destaques brasileiros em esportes que antes vinha se destacando, embora pontualmente, como o judô e a natação. Ainda tenho esperança de ver o Brasil conquistando medalhas no volei masculino e feminino, no handball feminino, no futebol feminino e no volei de praia. Mas será só isto? E tomara que ao menos nestes esportes o Brasil garanta medalhas, de preferência de ouro. Percebo que O Brasil ainda tem muito a evoluir esportivamente. Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Ganhamos a primeira medalha de ouro. E no judô. Estava estranhando, pois este esporte nos tem dado medalhas e uma favorita a medalha saiu logo da competição. Mas que bom que a medalha foi ganha. Mas continuo achando que tem que se investir mais nos esportes no Brasil. O caso da nossa judoca campeã é um ótimo exemplo de que vale a pena haver projetos esportivos de cunho social, revelando talentos nas comunidades. E a nossa Tuna brasileira fez muito isso, revelando atletas na natação, no volei, no futebol de salão, no futebol de campo e no esporte náutico. É preciso voltar a fazer isto, de um modo que o clube tenha resultados para si e beneficiando a juventude paraense, também formando possíveis novos torcedores. É preciso estruturar a parte esportiva do clube, conseguir boas parcerias e patrocínios, atrair investimentos. A Tuna está atualmente muito devagar na área esportiva. Tem que voltar a ser aquela potência esportiva regional que já foi. Precisa ser mais respeitada, conquistando títulos e desenvolvendo os esportes, dando oportunidades a crianças e adolescentes. E ao revelar, não ser uma mera fornecedora de atletas para Remo e Paysandu, mas uma reveladora de atletas para o mundo e tendo benefícios com isto. Não adianta sonhar em ser um clube de elite do tipo Grêmio Português ou Assembleia Paraense. Esse tempo já passou. Pode ter seu lado de lazer e "social". Porém tem que dar mais atenção aos esportes e ser de novo uma grande clube esportivo. Tuna não precisa de "pena" ou de adesismos oportunistas. Tem que ser respeitada novamente como um clube importante nos esportes no Pará. Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Enfim nossa seleção masculina de futebol despertou e nos dá uma esperança de ouro. Infelizmente a feminina que era a que de início parecia ir com mais segurança em direção à medalha de ouro acabou não conseguindo passar pela Suécia, apesar de ter lutado. Mas há uma esperança de bronze.
    Por aqui a Tuna montando sua equipe. Tem feito amistosos, o último com o Paysandu. Apesar da derrota, quem viu parece que gostou da movimentação do time tunante. Espero que, assim como a seleção brasileira masculina de futebol consiga o ouro e a feminina o bronze, também a Tuna consiga a classificação para a primeira divisão do campeonato paraense. E seria melhor ainda se conquistasse o título da segunda divisão. Depois o caminho tem que ser o de ter um time forte para a disputa da primeira divisão. Vamos lá jogadores e jogadoras das nossas seleções! Vamos lá Tuna Luso Brasileira!
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Peço que assim que houver uma posição definida seja divulgada a tabela dos jogos da Tuna na segundinha. Qual a razão de tanta demora em organizar a tabela? O que a Federação está esperando? Márcio

    ResponderExcluir
  7. Quanta desorganização e falta de consideração com os clubes que vão disputar a segundinha:

    http://www.ormnews.com.br/noticia/irregularidades-prendem-verba-e-segundinha-do-parazao-atrasa

    Parece que estão vindo bons reforços:

    http://www.ormnews.com.br/noticia/esperado-na-tuna-meia-tem-contrato-renovado-com-o-paysandu


    Agora que a Tuna finalmente parece estar se preparando dignamente, a segundinha fica atrasada por causa de desorganização.

    Márcio

    ResponderExcluir
  8. peço que assim que possível seja divulgada informação sobre a segunda divisão do paraense. quando começará? quem clubes participarão? contra quem a Tuna estreará? quais os clubes da chave dela? quais os dias, locais e horários dos jogos? márcio

    ResponderExcluir
  9. Uma opinião: Colocar a marca Lobo em camisa da Tuna é algo que a diretoria da Tuna tem que descartar. Nunca vi uma coisa assim! Já há até torcedores do Paysandu fazendo gozação, dizendo que os tunantes na verdade são também torcedores do Paysandu. Peço juízo aos comandantes tunantes para esquecerem esta ideia. E se for feita esta bobagem, faço aqui uma chamada aos tunantes verdadeiros que boicotem a camisa com a marca Lobo e não comprem para mostrar que Tuna não tem que usar a marca do Paysandu. Tunante que usar camisa da Tuna com a a marca Lobo a meu ver estará cometendo uma traição com a Tuna.
    Dia 16 a torcida tunante tem que prestigiar a Águia Guerreira no Souza!!!! Vamos lá Tuna!!!
    Márcio

    ResponderExcluir
  10. Peço que haja a divulgação da tabela de jogos da segundinha. Quando começará? Quais os dias, locais e horários dos jogos da Tuna na primeira fase? Ouvi dizer que o jogo da Tuna do dia 16 foi transferido para o dia 23. É verdade?
    Márcio
    Márcio

    ResponderExcluir