terça-feira, 16 de janeiro de 2018

VIVA! TUNA DE VOLTA ÀS REGATAS

Soube hoje, embora não possa ainda garantir se é verdade, que a Tuna está preparando uma boa equipe para disputar o Campeonato Paraense de Remo 2018.
Primeiro tive uma conversa com o Caxeado, presidente da FEPAR na sexta feira e ele me garantiu que foram feitas várias transferências de atletas para a Tuna, o que já demonstra que "esse ano não vai se igual aquele que passou", quando não participamos de nenhuma das cinco regatas. 
A notícia que soube hoje diz que a Tuna já fez mais de 10 transferências de atletas, o que confirma as palavras do Caxeado, e que tudo indica que vai brigar pelo título.
Como sou apaixonado por regatas e sempre me fiz presente às disputas quando a Tuna participava, fiquei alegre e otimista. 
Também ontem estava esperando a visita do Heronides Júnior, diretor náutico da Tuna, que falou que iria comigo. Como ele não veio e por isso não conversei nada com ele -que é a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto-, não posso garantir nada sobre quantos atletas já tem registro no clube, mas só em ter a possibilidade de participar, nem que não ganhe muitos páreos,  já é alguma coisa.
Espero que tudo se organize e a Tuna volte às regatas para alegria nossa, que somos amantes da Tuna e desse belo esporte onde a nossa Águia sempre se destacou.

8 comentários:

  1. É uma notícia que já dá esperança. Espero que este ano a Tuna volte a reinar nas regatas. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Se a Tuna formar mesmo uma boa equipe pretendo dar um apoio lá na baía de Guajará. Uma sugestão: Procurem bons patrocínios. Acredito que procurando dá para conseguir. Pelo menos algo que dê para dar uma boa contribuição para comprar novos barcos, dar mais estrutura aos remadores etc. Gostaria que houvesse uma divulgação sobre a programação das regatas de 2018 assim que for elaborada. Márcio

    ResponderExcluir
  3. Lamentável a morte do Mário Mangas. Depositei nele minha esperança por mais incentivo aos esportes na Tuna nas duas vezes que se candidatou. Mas infelizmente não conseguiu ser presidente. Acredito que foi uma liderança que despertou em vários tunantes aquele sentimento de que poderia haver novos rumos para os esportes no clube. Era um incentivador das regatas e em diversas ocasiões encontrei-o como seu grupo de amigos também amantes do nobre esporte de remo. Agora que ele partiu, que seu exemplo deixe uma lição de amor ao clube para que se possa ver uma Tuna de novo vencedora nos esportes.
    Márcio

    ResponderExcluir
  4. Quando será a primeira regata de 2018? Como está a preparação da Tuna? Virá este ano para disputar seriamente o título?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Remo já está se movimentando para as regatas de 2018, como pode ser visto na notícia: http://www.diarioonline.com.br/esporte/para/noticia-489111-festival-ira-movimentar-torcedores-do-leao-neste-fim-de-semana.html . E a Tuna? Está se preparando bem para disputar o título paraense? Espero que sim! Quero comemorar o título da Tuna como campeã no esporte de remo em 2018!Já está na hora da Tuna voltar a reinar na baía de Guajará!

      Excluir
  5. Infelizmente, o grupo no poder está mostrando indiferença em relação a uma participação mais efetiva da Tuna nos esportes locais. Triste realidade! Enquanto isso, o Remo está bem, inclusive treinando no campo da Tuna. O presidente tunante, que está sendo tão "bonzinho" com o Remo, poderia exigir do Remo alguns bons jogadores do sub-20 para ajudar a compor um elenco tunante para a disputa da "segundinha". Creio que pelo menos uns 3 jogadores de qualidade (não o refugo remista) poderiam ajudar.
    Sim, porque só dar um gramado velho em troca do uso constante do campo da Tuna (não sei se há outro ganho para a Tuna nesta cessão do campo) não considero vantajoso para a Tuna, só para o Remo. Afinal, a Tuna cuida do seu campo e ficar dando para outro clube usar me parece um mau negócio para a Tuna. Espero que a Tuna não esteja virando um satélite do Remo.

    ResponderExcluir
  6. Lamentável a situação dos esportes na Tuna. Não se vê mais a conquista de títulos. Nem ao menos se procura disputar as regatas em busca de conquistar o campeonato paraense de remo. E ainda temos de ver imagens do clube do Remo usando nosso campo. Que humilhação! E vi ainda o presidente do clube luso-brasileiro ano passado dentro da sede do Remo segurando a bandeira do mesmo para uma foto (embora estivesse com a camisa tunante) achando graça. Eu fico até perguntando aos meus botões: "A Tuna estará se tornando um apêndice do Remo nos esportes?" Cadê o orgulho tunante? Onde está o sentimento de grandeza que outrora havia de ser rival de Remo e Paysandu e disputar com eles títulos no futebol de campo, no futebol de salão, nas regatas, no volei, nas categorias de base, estando a Tuna várias vezes com grandes times e tendo conquistado várias taças? Também na natação a Tuna teve ótimos momentos. Como está a natação tunante? Estaremos reduzidos agora a somente disputas de campeonatos de veteranos? Este ano a Tuna conseguirá finalmente passar para a primeira divisão do paraense ou ficará na triste posição de tentar a aprovação de uma lei para "entrar pela janela?" Não há capacidade de entrar de modo digno? Não é possível formar um time forte o suficiente para conseguir uma das vagas? E a comunidade luso-brasileira? Abandonou a Tuna à própria sorte? Esta gestão está aí só para transformar o clube num clube de lazer e de peladas? Ou de fornecedor de campo de futebol para o Remo quando ele precisar? Ou de mero fornecedor de atletas para Remo e Paysandu? É isto? Será o fim melancólico de uma estrela esportiva? A decadência de uma antiga potência nos esportes do Pará? Eu me recuso a aceitar que tudo acabe assim! Em me recuso a aceitar que os grandes tunantes ainda vivos se acomodarão e permitirão que a Tuna se torne somente um museu de medalhas e troféus antigos ou apenas uma escola para formar atletas para outros clubes. Tem que haver uma esperança! Tem que haver algum brio ainda nos meios tunantes capaz de levantar o clube para que volte a ser vitorioso. Uma história tão bela nos esportes desta terra se encerrará de forma tão pequena? Espero sinceramente que não! Ainda está na minha lembrança as áureas conquistas de 1985 e 1992! Ainda me lembro como se fosse ontem o título do futebol feminino de 2014! Recordo bem a conquista do primeiro turno do paraense em 2007!
    Vamos Tuna!!!! Levanta-te!!!!! Ergue-te e luta! Não transformes todo um passado de glórias em uma simplória galeria de fotografias! Chega de ficar só comemorando as antigas conquistas! Lembro que foi comemorado o aniversário de 30 anos da Taça de Prata com uma festa no clube. E aí? Vamos só ficar comemorando sobre o passado? E o presente? E o futuro? O que será? Deixaremos que a Tuna seja menosprezada, esquecida e até mesmo humilhada? Mas para emprestar o clube para festa da Federação, para eventos políticos lá está a Tuna servindo... E vem os festivais de papagaio... Daqui a pouco vão inventar o torneio das bolinhas de gude ou o que mais?
    Temo que remistas e bicolores acabem tomando conta de vez do meu querido clube e descaracterizando-o. Enquanto isso, os festivais da sardinha continuarão no Grêmio... Lamentável esta morosidade e este conformismo que tomou conta de nossa comunidade e ao mesmo tempo a inflação de egos entre homenagens e festividades. Desejo que a Tuna reencontre o caminho da glória!!!! Espero estar vivo para ver isto acontecer!!!!

    ResponderExcluir
  7. Será que a Tuna virá para a segunda regata? Eu já não nutro esperança... Se aparecer só para remar um ou dois páreos só para dizer que remou não vale a pena. Que decepção... Como tunante lamento pelos esportes da Tuna.Gostaria de vê-la brilhando como há tempos quando ganhava títulos esportivos importantes. Agora pouco vejo notícias sobre os esportes da Tuna e é mais sobre campeonatos de veteranos ou peladas entre sócios. Não gosto de ver o meu clube do coração assim tão por baixo nos esportes. Cadê a Águia Guerreira do Souza? Onde está a antiga potência esportiva que era capaz de rivalizar com Remo e Paysandu na área esportiva do Pará e por vezes até superando-os e ganhando campeonatos?

    ResponderExcluir