quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

No nosso futebol, a história se repete

Parece mentira, mas todos os anos as coisas no nosso futebol se repetem. Principalmente os erros. 
O Paysandu, que acaba de cair para a Série C, vai contratar um novo técnico, que é obvio, porque Rogerinho Gameleira é da terra e para os dirigentes daqui "santo de casa não faz milagres".
O time bicolor também trouxe o executivo de futebol Sérgio Papellin, que já passou pelo Remo e agora vai ser o "contratador" do Paysandu.
É interessante quando uma equipe tem condições econômicas de ter em seu departamento de futebol executivos que somem para o sucesso da equipe. Papellin é conhecido pela sua competência, embora não tenha tido sucesso no Remo.
Papellin: diz que vai apostar na base. Jura?
Mas no Paysandu, a meu ver, Papellin já começou pisando na bola. Em entrevista à Imprensa, Papellin disse que não ria contratar "vovôs", referência aos veteranos que o Paysandu trouxe e que não deram verto na Série B, como o também cerense Iarley.
Mas em "cima das buchas" o Paysandu de Papellin  anuncia que está chegando o centro avante Lima, que jogou no Joinville e que já tem 31 anos.
Não sei mais o que os dirigentes consideram o que é ser jovem para o futebol, tampouco o que é velho. Mesmo porque, assim como Papellin contrata um veterano de 31 anos, embora tenha declarado que iria "apostar na base" do Paysandu para formar uma boa equipe profissional, o Remo faz a mesma coisa: vai emprestar Jayme, jovem valor oriundo de sua base, e trazer o meia Thiago Potiguar, que já beira os 30 ans e já passou aqui pelo Paysandu.
Um lembrete: Jayme é um jogador de qualidade, já jogou várias vezes no time principal, mas não se firma por falta de oportunidades. 
Mas vai agora ser emprestado, como muitos colegas seus, também jovens, foram para outras equipes ao logo deste ano. Em contra partida,  muitos vieram e ainda virão, em detrimento dos valores que o clube possui em casa...
Para se fazer futebol e ter sucesso, diz a regra, é necessário investir nas categorias de base. O que os nosso clubes não fazem: enquanto os jovens valores de Remo, Paysandu e Tuna brilham por este Brasil afora e pelo mundo, os três montam equipes sem qualidade. Inclusive um deles, a Tuna, além de ficar fora do Parazão 2014, pode perfeitamente cair para a Segunda Divisão.
Pelo que se vê, em termos de avanços, não teremos muitas novidades em 2014, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário