quinta-feira, 8 de maio de 2014

MPB perde a voz e a alegria de Jair Rodrigues

A última vez que vi o cantor Jair Rodrigues, que morreu hoje, em seu sítio em Cotia (SP), provavelmente de infarte fulminante, foi na platéia e depois no camarim de um show em homenagem à Elis Regina, uma de suas grandes companheiras. Na ocasião, Jair fez questão de cumprimentar os dois atores que fizeram o seu papel e do de Elis, fazendo inclusive brincadeiras elogiosas ao desempenho do ator.
Jair Rodrigues de Oliveira era paulista de Igarapava, e completou em fevereiro 75 anos. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros.
Começou a carreira em 1962, mas somente dois anos depois, em 1964, gravou, seus dois primeiros LPs, "Vou de samba com você" e "O samba como ele é". Até hoje seu maior sucesso foi a música "Deixa isso pra lá", tida como precursora do Rap no Brasil.  A interpretação de Jair para essa música, embora já tenha se passado 50 anos, já mostrava a sua interpretação cheia de uma bossa alegre, diferente, divertida e que já prenunciava Jair como um dos grandes intérpretes do samba e de outros gêneros de nossa música..
Jair Rodrigues inventou o "Rap" há 50 anos
Jair Rodrigues, na década de 60, fez muito sucesso com Elis Regina, na famosa dupla "Dois na Bossa". Os
dois -Jair e Elis-, iniciaram a parceira musical em 1965 e lançaram o disco ao vivo "Dois na bossa", que graças à boa repercussão do LP rendeu à dupla o convite para apresentar o programa O Fino da Bossa, que fez muito sucesso na TV Record. Com Elis, Jair lançou em 1966 e 1967 outros dois volumes da série "Dois na bossa".
O II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, foi outro ponto marcante da carreira de Jair Rodrigues. Ele concorreu com "Disparada", de Geraldo Vandré e Theo de Barros. Na final, o júri primeiro lugar foi para  "A banda", composição de Chico Buarque interpretada na ocasião por Nara Leão, mas o próprio Chico defendeu que "Disparada" merecia vencer, o que ocasionou a divisão do primeiro lugar entre as duas músicas.
Jair deixa um grande legado na Música Popular Brasileira, graças à sua bela voz e sua alegria. Numa carreira de mais de 50 anos, Jair Rodrigues era o retrato da espontaneidade, graças ao seu sorriso largo de felicidade e de um excelente humor. 
Agora resta aos que admiraram a arte de Jair Rodrigues, curtir sua alegria através de seus dois filhos, Jair de Oliveira, o Jairzinho, e Luciana Mello, ambos, músicos e cantores, com trabalho de destaque na nova música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário