terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tuna não aparece no Ranking da CBF

Triste, como não poderia ser diferente, vejo o último ranking da CBF e dentre as 230 agremiações ranqueadas, não vejo o nome do meu clube, a Tuna Luso Brasileira.
Sinceramente, para um cruzmaltino que ama seu clube e que torce para que ele volte a ser um dos grandes do estado do Pará e do Brasil, é lamentável.
A queda vertiginosa que o futebol profissional da Tuna teve nos últimos seis anos é visível.
Esse desinteresse pelo futebol cruzmaltino começou com a gestão do ex-presidente, que assumiu já em 2009 e demonstrou logo que não queria muita coisa com o futebol profissional. Tanto que  de lá até o presente, o clube só conseguiu disputar o Parazão duas vezes, e por um sistema que somos totalmente contra, o arrendamento, se não me falha a memória uma das vezes a dois ex-jogadores do clube.
Não é querer fazer comparações, mas aos verdadeiros cruzmaltinos, vale a pena lembrar que em 2007 e 2008, quando este escriba dirigiu o Clube, a Tuna estava em 50o. lugar no Ranking da CBF, em ambos os anos com 357 pontos. Não posso esquecer isso, porque na época os dirigentes dos 50 melhores clubes do país ganharam uma bonita enciclopédia do futebol brasileiro da "madrasta" e a Tuna recebeu a sua.
Remo e Paysandu estavam bem ranqueados e até melhores ranqueados que a Tuna, o primeiro em 26o. e o hoje representante do Estado na Série B, em 31o.
Mas a Tuna, que em 2007 conseguiu ser campeão do Primeiro Turno do Paraense e vice campeã do Espado,  estava no Ranking da CBF à frente de equipes que de lá para cá só evoluíram como ABC de Natal, Atlético Goianiense, Moto Clube, Sampaio Correa, Maranhão Tupi, Brasiliense, Operário, Ferroviário (CE) e muitos outros.
Em 2008, segundo e último ano do mandato, a Tuna conseguiu disputar o Paraense e com muito esforço a Copa do Brasil e a Série C, Disputou, também, a Copa Centenário da Federação Paraense de Futebol, ganhando o título, embora a prometida premiação em dinheiro tenha sido postergada e nunca paga pela FPF.
Costumo dizer, que administrar um clube que além do Departamento Social possui o Departamento de Esportes e possui ainda o futebol profissional requer, além do amor, comprometimento.
Mesmo assim, continuo com fé no futebol da Tuna. Tenho esperanças de que se a diretoria tiver coragem, comprometimento e vontade de formar uma equipe que não faça o clube passar o vexame que passou recentemente sob a gestão de um grupo, a meu ver, descomprometido, a coisa pode dar certo.
Planejamento não pode ser em cima da hora. Quem tem boas intenções, honestidade e comprometimento tem tudo para fazer em dois anos o que um descomprometido não fez em cinco.
Se isso for feito, com certeza poderemos, dentro de dois ou três anos, voltar a fazer parte, honrosamente, do Ranking da CBF.

5 comentários:

  1. Marcos, poucos tunantes percebo comentarem alguma coisa sobre a atual situação do esporte na Tuna. Acho que há vários que estão entristecidos ou até mesmo aborrecidos, mas que por alguma razão preferem não dizer. Bem, eu me manifesto, até mesmo como desabafo ou até mesmo para contribuir de algum jeito. Talvez alguns me achem chato ou não gostem. Porém, num clube deve haver as manifestações de torcedores e sócios, desde que dentro de um padrão ético e de respeito.
    Na minha opinião, desde o início de 2015 algo precisa ser feito. Em primeiro lugar, incentivar os esportes que ainda restam no clube e, em especial, as categorias de base. Não entendi a queda de rendimento do sub-17. Vi os garotos jogarem contra o Paysandu no Souza e virarem o jogo com um jogador a menos. Depois não vi mais bons resultados. Por que?
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, caro Márcio. Confesso que ninguém fala nada sobre o nosso futebol. Para termos uma futura equipe profissional competente. temos que ter uma boa base;E para começar, penso que o ideal é teros um Sub-17 e Sub-20. Um braço.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se você já viu uma dinâmica de grupo onde fazem um enterro simbólico de um clube e colocam um caixão no meio de uma sala para os associados verem quem está dentro do caixão. Os sócios se aproximam e se espantam quando percebem que estão olhando para o seu reflexo, pois há um espelho dentro do caixão. O que isto quer dizer? Que todos os sócios/torcedores, tem suas responsabilidades e que se cada um não fizer pelo menos alguma coisa, o clube morre. Vocês tem procurado fazer a parte de vocês, eu, tento fazer um pouco, outros também estão fazendo. Mas não poderia ser feito mais? Aí depois se as coisas piorarem, será fácil encontrar um único culpado: a diretoria. Não estou defendendo a atual diretoria, pois sei que há falhas, mas também não foi culpá-la exclusivamente. Será que certos tunantes poderiam fazer mais? Será que cada um está fazendo pelo menos um pouco? Vocês da nautica tem se esforçado, mas é preciso um esforço talvez maior. A Tuna tinha uma tradição importante nas regatas. Agora só se vê Remo e Paysandu sendo campeões. A Tuna nos últimos 04 anos tem sido uma mera participante e tem vencido muito pouco. É hora de "dar a volta por cima". Sem estruturação e sem apoio financeiro ano após ano acontecerão muitíssimas dificuldades. Nossos adversários não estão tendo mais o antigo respeito pela Tuna. Se não a olham com desdém, a olham com pena, como se dissessem: "Quem viu a Tuna...", o que não deixa de ser uma hipocrisia em certo grau, pois eles mesmos tiraram diversas vezes bons remadores da Tuna e não formaram os seus. Aliás, muitos remistas e bicolores querem que a Tuna seja uma mera formadora de talentos esportivos para fornecer para eles. Ora, vão pra aquele lugar...
    Vou continuar...

    ResponderExcluir
  4. A Tuna não tem que existir para fornecer atletas para Remo e Paysandu. Alguns atletas eventualmente até podem sair e ir pra lá, mas a função dela não deve ser formar para os outros levarem praticamente de graça. Ela tem que formar primeiramente para si, para almejar novas conquistas.
    A Tuna tem um passado com glórias nos esportes. Isso é inegável. Porém, não deve se contentar em apenas olhar para o passado e mostrar troféus e medalhas de campeonatos de anos atrás. Tem que construir o seu futuro. Procurar manter sua imagem de um grande clube esportivo. Será que os atuais dirigentes pensam nisto? Será que há uma intenção em resgatar o clube como um vencedor na área esportiva? Não sei! Só sei que a continuar deste jeito, os esportes irão se extinguindo e daqui a dois ou três anos só restará a área "social" (não no sentido comunitário) e de lazer, um clube para festas, para promoções tipo "rainha disto ou daquilo" e para a recreação de seus sócios. Será que a Tuna vai virar um América ou Bangu do Rio de Janeiro? E em certo ponto um Guarani de Campinas? São clubes que já tiveram sua glórias, mas que agora ninguém fala mais deles na área esportiva e se falam é pouquíssimo. Não quero isso para a Tuna. Mas se não for feito algo, é o que acontecerá.
    Creio que ainda há tempo para se fazer alguma coisa. Mas quanto mais tempo passar nesta situação, pior vai ficar. Penso que a justificativa da diretoria atual é de que está "saneando" as finanças do clube, pagando dívidas. Não vou dizer que estão faltando com a verdade. Porém, é preciso buscar novas fontes de renda, lutar por isto. Vamos ver como ficará em 2015. Se continuar na mesma ou se piorar, aí votarei na oposição, se esta apresentar boas propostas e tiver pessoas realmente interessadas. Não sei se uma outra gestão seria mais bem sucedida. Difícil dizer. Vai depender de como encontrará o clube e de sua competência em resolver os problemas.
    Não considero que a situação atual do clube seja por causa simplesmente da diminuição do número de sócios proprietários. Creio que seja uma somatória de fatores. Não adianta ficar remoendo agora. É preciso buscar soluções! Procurem vocês da nautica mais apoios para levantar o esporte do remo tunante. É preciso lutar pela conquista do campeonato de 2015 ou ao menos fazer uma boa campanha. Chega de vergonha! Que em 2015 possamos ter boas notícias para o esporte tunante!
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Uma outra sugestão. Não sei se é viável, se pode dar certo. Façam uma camisa de ano novo com a marca da nautica da Tuna, tipo assim:
    Tuna Nautica. Feliz 2015!!! Colocando a marca da Tuna e um símbolo do setor nautico. Seria vendida a um preço modesto, para ser mais fácil de vender, mas também um preço que dê para arrecadar. As camisas ficariam na entrada, como foi feito uma vez com as camisas da Copa. Os que comprassem assinariam uma lista como comprovante. O valor conseguido seria declarado nos blogs e faces da Tuna e se diria o que foi feito com ela para mostrar transparência, incentivando assim que os tunantes participem de novas promoções. Os atletas também ofereceriam para seus parentes e amigos. Se fossem vendidas umas 250, com um lucro de pelo menos 10 reais por camisa já seria um certo lucro. Se mandaria fazer 300, por exemplo e o que restasse seria vendido mais barato na primeira regata e no próprio clube a preço mais baixo, com lucro menor, mas garantido.Fica a sugestão. Márcio

    ResponderExcluir