quinta-feira, 23 de abril de 2015

Pixinguinha e o Dia do Choro


Hoje, 23 de Abril, é o Dia Nacional do Choro, gênero musical que é considerado o mais brasileiro de todos.
A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento de Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido popularmente por Pixinguinha, que  foi flautista, saxofonista, arranjador e compositor, sendo considerado pela maioria dos críticos e até por músicos, um dos maiores do Brasil em todos os tempos.
Pixinguinha nasceu no século 19, em 23 de Abril de 1897 e faleceu em 1973, no dia 17 de Fevereiro.
Autor de grandes clássicos do chorinho, Pixinguinha, desde cedo tornou-se músico profissional,. Segundo alguns autores, como José Ramos Tinhorão, com 14 anos já tocava profissionalmente.
Cedo participou do grupo Caxangá, com outros grandes nomes da música nacional, o violonista e compositor Donga e João da Bahiana.
Hoje, pelo Brasil, serão muitas as homenagens a Pixinguinha, que dentre seus grandes sucessos tem   
André do Sapato Velho, 1 a 0, Lamentos, Rosa e a mais famosa Carinhoso.
Mesmo tendo partido há 42 anos, Pixinguinha continua sendo até hoje um dos mais conceituados compositores nacionais, e o sinônimo do Choro, gênero musical do qual foi o maior divulgador e incentivador. Sua obra continua sendo estudada por grandes pesquisadores e suas músicas gravadas por artistas de todas as gerações.
Nossa homenagem a Pixinguinha no Dia do Choro com uma de suas músicas mais famosas, Rosa, que foi gravada por grandes nomes nacionais, como Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Caetano Veloso, Luiz Melodia e Marisa Monte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário