sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Quarta regata poderá decidir tíitulo do ano

A quarta regata pelo Campeonato Paraense de Remo acontecerá neste domingo, 20, nas águas da Baía do Guajará.
Tuna, Remo e Paysandu estarão com suas equipes a partir das 8 horas da manhã prontas para mais este embate no esporte náutico.
Atletas da Tuna com o técnico Lindão
A contrário do que aconteceu nas outras regatas deste ano, o Master vai remar também no domingo. Segundo o presidente da FEPAR, Luciel Caxiado, reunir todas as categorias num dia só, como acontecia anteriormente, foi a maneira que ele e sua diretoria encontraram para fazer a festa mais bonita e também economizar com a equipe de árbitros e organizadores que trabalharão somente um dia, em vez de dois.
Tuna e Paysandu só disputarão quatro provas cada. O Remo, ao contrário, garante que disputará todos os páreos. Se isso acontecer a equipe azul terá todas as chances de terminar essa quarta regata já como campeão do ano, uma vez que a equipe azulina term uma diferença de pontos muito grande sobre Paysandu e Tuna, e basta ganhar tipo três provas a mais que será a campeã do ano.
Se isso de fato acontecer já é quase certo que não haverá a quinta regata, prevista para o mês de novembro, pois nem Tuna tampouco Paysandu irão participar.
Como aconteceu na regata passada, o presidente da FEPAR, Luciel Caxiado, oferecerá um café da manhã para os dirigentes, técnicos e convidados especiais na Estação das Docas. 

7 comentários:

  1. Marcos, acho importante para a imagem da Tuna que se ganhe pelo menos dois páreos na próxima regata e se feche o ano com mais algumas vitórias. Tuna não está ganhando mais páreos em regatas. Parece que em vez de ir para frente foi para trás. E ano que vem? Tem que se buscar meios de melhorar o esporte nautico tunante. Tuna já foi uma potência em vários esportes e agora está enfraquecida. Nas regatas a Tuna já foi uma rainha. E agora nem a sombra do que foi. Tuna antes, em outros tempos, já era em certo ponto desvalorizada pela imprensa e havia gozações de torcedores de outros clubes. Agora está humilhada, esquecida, ridicularizada como clube esportivo. Triste isso. É lamentável. É preciso fazer alguma coisa. Para quem é tunante e viu como eu grandes glórias da Tuna, é algo desalentador ver esta situação que o clube ficou nos esportes. Márcio.

    ResponderExcluir
  2. Não sei ainda como foi a última regata. Creio que no decorrer desta segunda-feira deverão estar sendo divulgadas notícias sobre os acontecimentos envolvendo a mesma. No meu entender, já é preciso ir pensando em 2016. O que é preciso fazer para a Tuna melhorar? Como obter rendimentos? Quais as promoções programadas para 2016? Mas deverão ser apenas conjecturas, pois as eleições de fim de ano no clube decidirão se a gestão atual irá continuar ou se haverá alguma mudança. Portanto, acredito que somente em janeiro é que medidas concretas poderão ser tomadas. Mas vão aí algumas sugestões para a partir do fim de 2015:
    Fazer uma promoção de Natal, venda de camisas com a marca da Tuna e arrecadar já algum dinheiro para o ano que vem para a Nautica.
    Em fevereiro passar uma rifa para o resultado sair em março. É importante que o prêmio ou prêmios seja ou sejam atraente (s). E o valor da rifa ser de 20 ou 25 reais no máximo. Nos tempos atuais de dificuldades, acho que é melhor o valor não ser maior que 25 reais.
    Em maio fazer a tradicional feijoada, mas aumentando um pouco o valor da cartela para 60 reais. Já foram acho que 3 anos com o valor de 50. Neste caso penso que o aumento é justificável.
    Continuar o carnê a partir de março com contribuições mensais de 30, 50, 100, 200 e 500 reais, conforme as condições de cada contribuinte.
    Ir atrás de patrocínios de empresas.
    Buscar apoio de órgãos governamentais.
    Tentar apoio de pessoas da comunidade portuguesa que possuam comércio, para fornecimento de itens alimentícios para as refeições dos atletas.
    Tentar convênios com instituições do interior do Estado para conseguir remadores de cidades paraenses. O campeonato de remo tem sua realização em Belém. Mas será que não há remadores bons em cidades ribeirinhas?
    Se preciso que se traga remadores de outros estados, de preferência da Amazônia. Como a Tuna conseguiu trazer daquela vez aqueles amazonenses?
    Sem apoios importantes, vai continuar difícil ganhar regatas. Tuna tem que voltar ser uma gigante nas águas da baía de Guajará. Hoje em dia está sendo só uma pequena participante. Não consegue alinhar nem em sete páreos por regata (às vezes alinha na primeira regata do ano e depois vai diminuindo a participação) e não consegue vencer mais de 3 páreos por regata (quando consegue).
    Se vier o dinheiro, a Tuna melhora. s. Durante dois anos tem se procurado melhorar a infraestrutura da garagem nautica.Acho que este ano que vem tem que se priorizar barcos e atletas. Bons barcos e bons atletas, em quantidade suficiente. E ver se o Lindão está mesmo disposto a levar a Tuna a novas conquistas ou se ele se acomodou. Se for percebido que se acomodou, é melhor trocar. O negócio do técnico baratinho, porém que não se esforça o suficiente, ao meu ver, é só para dizer que a Tuna está participando, sem ter maiores aspirações. Creio que é uma questão a se pensar.
    Já está na hora da Tuna fazer um grande esforço para voltar a reinar nas regatas.
    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Já li sobre mais um fiasco da Tuna. Por favor, chega este ano. Sou contra Tuna participar da quinta regata. Tuna não ganhou nenhum páreo na terceira e nem na quarta regata. Uma vergonha para um clube que já foi o grande campeão no esporte nautico. Agora é pensar no ano que vem, para lutar por uma melhor posição. Márcio

    ResponderExcluir
  4. Este ano ajudei ficando com alguns cartões de rifa, com algumas cartelas da feijoada e dando uma pequena contribuição por vários meses. Ano que vem se eu perceber que há esforços suficientes para a Tuna melhorar continuo colaborando e talvez até um pouco mais. Mas ao passar a primeira regata e a Tuna continuar se dando mal, sem remar nem ao menos sete páreos e sem vencer ao menos quatro, não vou mais colaborar no restante do ano. Se na primeira vierem ao menos estes resultados que citei, vou acompanhar as próximas regatas para ver se melhorou, ficou na mesma ou se piorou. Não vou ajudar remadores que não estejam se empenhando o bastante. Márcio

    ResponderExcluir
  5. Não vai ter quinta regata, amigo. O tal de Remo ganhou antecipado, pois o investimento deles é em torno de 25 mil reais por mês, enquanto o nosso não chega a mil, e graças ao apoio de vocês. Mas nossa proposta principal era manter a equipe viva e fazer uma reestruturação na Sede, o que conseguimos. Agora com uma nova diretoria que poderá entrar, vamos torcer para a sede náutica ganhar um apoio de pelo menos 1500 reais mensais. Mesmo porque, com uma estrutura que montamos, com certeza vais ter bons resultados.

    ResponderExcluir
  6. Como um clube todo endividado consegue ter 25 mil reais por mês para o esporte nautico? Quem são os beneméritos que dão tanto dinheiro assim? Lavagem de dinheiro? Será? Esta máfia esportiva é que torna as coisas mais difíceis. Mas como você diz Marcos, "a luta continua" e realmente ela não para. Mas é complicado lutar contra o poder da grana alta. Sabe-se lá de onde ela vem! Difícil esta gestão apoiar os esportes na Tuna. Quem sabe uma nova gestão possa promover certas mudanças necessárias? Tenho saudade das glórias tunantes. É preciso recuperar os esportes na Tuna, primeiro os que ainda resistem e depois trazendo talvez de volta alguns que já não vemos como o voleibol, o futebol feminino, o futebol de salão adulto. E fazer de novo a Tuna um clube forte no futebol profissional. São enorme desafios que não serão vencidos de uma hora para a outra. Porém é preciso ir buscando os meios adequados, sabendo-se que não tem a Tuna a força política de um clube de massas como o Remo, que é protegido da falência pelos poderosos deste estado. Assim, ano após ano o Remo se endivida, contrata uma penca de jogadores e não os paga, rolando as dívidas para outras diretorias que contratam advogados espertos que conseguem enrolar a Justiça, que por sua vez parece não querer prejudicar o Remo, dando todas as chances para ele se safar. Aí se fosse com a Tuna! Bastava ela ter um terço das dívidas do Remo para leiloarem todo o patrimônio dela. Não teriam pena. Mas é isso! Torcida muito grande representa neste sistema podre da política brasileira os votantes e no modelo excessivamente consumista os compradores dos mais diversos produtos esportivos e a audiência para os meios de comunicação. Para a Tuna sobreviver e conseguir ter algum sucesso em meio a um sistema selvagem tem que lutar muito e haver pessoas inteligentes, honestas e trabalhadoras se empenhando para que ela consiga superar certas dificuldades. Vamos então à luta! Márcio

    ResponderExcluir
  7. Rapaz o interior do Pará (especialmente as cidades ribeirinhas) são extremamente ricas em talentos para o Remo. Tem cidades em que andar de barco/canoa é mais comum que de bicicleta porque tem rios por toda parte e desde crianças as pessoas vão aprendendo a empurrar os remos. Só que são talentos brutos, sem treinamento, as vezes sem conhecimento de técnicas ou disciplina.

    Tem que ter um trabalho de olheiro e um projeto pra trazer essas pessoas pro clube. Acredito que elaborando um projeto social e convênio com prefeituras poderia ser um caminho. A Tuna já colocou remadores na seleção brasileira e nos maiores clubes do País. Se ela conseguir projetar sua imagem de qualidade de caminho para promoção social e qualidade de vida acho que pode se valorizar no interior.

    ResponderExcluir