segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tuna empata em casa. Resultado muito ruim!

Há tempos que não via o Estádio do Souza com um público tão bom e comprometido com o clube, tanto que não se importou com o sol escaldante de quase 40 graus e ficou até o fim da partida de estréia da Tuna Luso Brasileira contra a fraca equipe do Vila Rica.
Digo que o Vila Rica é uma equipe fraca, mas temos que reconhecer que com muito empenho e garra segurou a Águia do Souza, que não conseguiu fazer a torcida cruzmaltina, sedenta, gritar gol. Ficou entalada até o final da partida, depois do meio dia.
Não adianta culpar a equipe, alegar que falta um "matador", ou que o Lucena errou. A realidade é visível: o time é limitado. E além do  mais mostrou que não tem um bom preparo físico, pois até que jogou bem no primeiro tempo, perdeu pelo menos três boas oportunidades. Mas na segunda etapa foi uma lástima. Jogou mal, mostrou cansaço e por sorte não aconteceu o pior, ou seja, para a atuação da Águia no segundo tempo, o empate foi um grande resultado.
Além do limite da equipe, do cansaço notório de alguns jogadores (como Dudu e Yuri), a Tuna teve contra si o fraco lateral direito Vitor, que soube é filho do diretor de futebol Rosivaldo, só entrou em campo porque é filho do chefe, porque mostrou que nem como reserva tem vaga.
É a velha política que continua funcionando na Tuna. A diretoria põe pessoas na diretoria de futebol que além de não torcerem pelo clube,  ainda estão na função para lançarem seus filhos como atletas. 
Fernando Chipelo, o Chipelinho, me informou ontem que chegou a alertar o presidente Charles sobre a situação. Mas a providência não foi tomada. Vitor enjoou de jogar mal e como os diretores de futebol exercem um poder (lamentável, isso!) sobre Lucena, o técnico pouco pode fazer. 
Insisto em dizer, nossa situação não é boa, pois falta dinheiro, boas contratações e,  com isso,  logicamente uma equipe mais competitiva.
A realidade mostra que temos que lutar com as armas que temos. Mas acredito que se derem liberdade para o Lucena trabalhar, ele poderá conseguir com urgência dois ou três atletas que muito poderão ajudar a salvar a Tuna nessa Segundinha. Em outras épocas ele fez isso.
Mas é extremamente necessário que os diretores que não torcem pelo clube, como os que estão na direção de futebol da Tuna, esqueçam seus filhos como jogadores de futebol e garantam o futuro deles na escola, na universidade. Certamente será muito melhor para eles. E para a Tuna!

2 comentários:

  1. Resultado complicado. Resta a nós termos esperanças num resultado melhor domingo em Castanhal.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei um pouco desapontado com o Lucena. Li uma reportagem que citou um comentário dele. Ele dizia que o time foi muito bem! Ora, se houve realmente bons momentos, não se pode dizer que um time que não aproveitou várias oportunidades para fazer ao menos um gol se saiu muito bem. Ainda mais que no segundo tempo houve algumas situações que a Tuna ficou em perigo. Este Vila Rica foi um adversário violente e cheio de catimba, malandro ao gastar o tempo. Menos mal que a Tuna não levou um gol de contra-ataque. O time da Tuna foi esforçado em parte do jogo. Nos minutos finais da partida, com dois jogadores a mais, mostrou-se mesmo sem energia suficiente para ganhar. Creio que podemos sim ter esperança, porém o resultado desse jogo já deixou alguns torcedores tunantes muito preocupados. Ouvi alguns comentários desanimados de torcedores ao findar o jogo.
    Tem que melhorar, tem que converter as chances de gol. E realmente tem que jogar quem merecer, por sua qualidade, sem proteção por ser parente de diretor. Acho nosso presidente calmo demais em certas ocasiões que poderia fazer alguma intervenção. Espero que a Tuna se classifique, pois caso contrário ele também terá alguma responsabilidade pelo fiasco. Eu ainda acho que um bom atacante é necessário. Mas não estou vendo disposição para contratá-lo. A torcida tunante merece ter a alegria de ver a Tuna passar para a primeira divisão. Vamos ver se no segundo jogo alguns erros serão corrigidos e a Tuna possa obter um ótimo resultado que não é outro senão a vitória. Até empatar de novo não será bom. Tem que vencer!
    Márcio

    ResponderExcluir