sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Tuna não participará da Regata

Notícia das mais lamentáveis e tristes chega  a este escriba: a Tuna não vai participar da primeira regata pelo campeonato Paraense de Remo, que se realizará no próximo dia 6 de Março, nas águas da Baía do Guajará.
Foi o próprio diretor náutico da Tuna, Fernando Amadeu, quem nos repassou a notícia, garantindo que o principal problema é que a Tuna não tem equipe, já que seus principais remadores se transferiram para Paysandu e Remo, e até o filho do técnico José Wildemar, o Lindão, o jovem remador skyfista Gabriel,  já está engajado na equipe do Paysandu.
Segundo Fernando Amadeu, a Tuna está enfrentando problemas também com o técnico Lindão, que ano passado teve um problema de saúde e, segundo o diretor náutico avalia, ainda não está com todas as condições para formar uma equipe para as disputas do campeonato.
"O Campeonato já começa em março, e até o presente não temos praticamente ninguém, enquanto os outros clubes, dentre os quais a Associação Guajará, que se filiou, estão organizados para participar", diz um Amadeu mais ou menos resignado com a situação da Náutica da Tuna.
Ele diz que tem procurado apoio para manter a Garagem, que todo sabem que é deficitária e não tem renda nenhuma,  mas até o momento não tem recebido colaboração.
"Tenho conversado com algumas pessoas que gostam do esporte náutico, mas até agora nada vingou.
Ex-remador da Tuna, árbitro com larga experiência e conhecimento do esporte náutico, Fernando Amadeu pode ser um impulsionador da Garagem Náutica da Tuna, principalmente agora que alguns problemas de estrutura da Sede foram sanados. Mas para que isso aconteça ele necessita de apoio financeiro para organizar a vida dos remadores com a questão de café da manhã, passagens, além do problema de transferências de atletas, inscrição de barcos e das próprias regatas, que custam alto.
Tentei dar uma injeção de ânimo ao amigo Fernando Amadeu, me solidarizando com a situação, mas ele garantiu que para a primeira e talvez segunda Regata, que acontecem em Março e Maio, é quase impossível a Tuna participar.
"No máximo se conseguirmos é participar como convidados", disse o diretor, embora eu tenha opinado que não era de acordo, pois não ficaria bem para a Tuna participar de uma Regata como convidada, pois campeoníssima, com 40 títulos regionais, isso pode pegar muito mal para a gloriosa história da Águia.
Ficamos de conversar breve, oportunidade em que estarei repassando alguns documentos de doações que recebemos para a garagem em nossa gestão, quando então ele me repassará o que estará fazendo para resolver tão lamentável problema. 
Mas de antemão, digo que seria importante que fosse feito pelos verdadeiros cruzmaltinos, que amam o esporte náutico, algo que faça com que o pior não aconteça: a garagem decline, pois dentre as proezas históricas da Tuna Náutica, uma delas é que sua garagem é a única do Pará que nunca fechou.

2 comentários:

  1. Marcos, acho que é hora de fazer uma arrecadação entre sócios e torcedores tunantes e procurar apoio de empresas que possam fazer alguma parceria. Acho lamentáveis certas coisas que não vou comentar aqui, mas que acredito que você sabe e concorda comigo, mas que não adianta dizer agora, pois o que mais importa no momento é viabilizar a participação ao menos para a segunda regata em diante. Se houver algum tipo de coleta me avise, que eu vou ver no que poderei ajudar. Você tem meu número de celular, pode me ligar e combinaremos como poderei fazer uma doação. Ainda que não doe muito, mas somando as doações de vários quem sabe podemos conseguir novos remadores e condições para participar. Acho vergonhoso que a Tuna participe como convidada.
    Peço a outros tunantes que amam o clube e que entendem o quanto este esporte é importante para a Tuna que ajudem. Vamos nos unir!
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Por que não fazemos de novo aquela feijoada? Podiam ser vendidas camisas também. E podia haver uma rifa antes. Acho que para março não dá para fazer muito, mas uma rifa para correr fim de março e uma feijoada no começo de abril acho que dá. E no dia da feijoada seriam vendidas também camisas. Em junho poderíamos fazer de novo outra feijoada para o futebol, também com venda de camisas. Sugestão de preços: Rifa a 20,00 o cartão. Feijoada a 60,00 reais o cartão. As camisas para as duas ocasiões com pelo menos 30,00 de lucro por camisa (digamos que seja vendida por 50,00 e o custo seja de 20,00 por exemplo). E para os sócios mais bem aquinhoados poderia haver um jantar luso-brasileiro agora no primeiro semestre para as regatas e um outro no segundo semestre para o futebol, com mesas digamos a 200,00 cada uma(com direito a jantar para 4 pessoas, sem contar com bebidas). São só sugestões que podem ser melhoradas. Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir