quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Tuna: paciência e esperança

Passada as comemorações do aniversário de 113 anos da Tuna Luso Brasileira, festejado com uma vasta programação no Domingo, 31,  a torcida cruzmaltina agora espera que o compromisso do presidente eleito, João Rodrigues, e do diretor de futebol, Raimundo Barata, seja cumprido: a partir de Fevereiro botar o futebol profissional para funcionar.
Se pararmos para pensar, chegaremos à conclusão de que a  torcida cruzmaltina tem tido, na verdade,  muita paciência. Sinal de puro amor. Já são três anos seguidos sem futebol, sem disputar absolutamente nada, o que faz  com que muitos torcedores, principalmente de outros clubes,  achem que o futebol da Águia do Souza "acabou de vez".
Nas reuniões,  nos bares, nas conversas nas esquinas, nas redes sociais, quando o assunto é futebol, a torcida cruzmaltina sempre está se lamentando, procurando saber quando começará a funcionar nosso futebol, se vamos formar uma boa equipe, se vai ser competitiva; quando não procuram desviar o foco para algum feito da Tuna no passado.
Na verdade, tudo que se refere a futebol na Tuna, até o momento,  infelizmente é uma incógnita. A Imprensa especializada não fala nada. A diretoria geral e a de futebol ainda não começaram a mostrar como vai ser, embora o diretor Raimundo Barata tenha dado entrevista ainda em Dezembro garantindo que em Fevereiro começaria a montar o "esqueleto" do time que vai disputar a Segundinha.
O mês de Fevereiro está apenas começando, mas é importante que a diretoria do Clube já comece a soltar alguma noticia que possa alegrar à torcida cruzmaltina, que embora não seja tão grande, posso garantir que é  fiel,  muito determinada e dedicada ao clube.
No final do mês passado aconteceram duas peneiradas, Sub-20 e Sub 17, que acredito possam ter revelado algum bom jogador. Todos sabemos que existem muitas "pérolas" por aí que só necessitam ser lapidadas. Os técnicos que estão trabalhando nas Categorias de Base e Escolinha da Tuna são todos conhecido ex-jogadores,  com certeza preparados psicológica e tecnicamente. E o principal: comprometidos, ou seja, se aparecer jogador de qualidade, eles aproveitarão.
Sinceramente, como torcedor da Águia do Souza tenho esperanças. Barata, apesar de falar muito, tem uma história de trabalho na Tuna. Pela segunda vez na Diretoria de Futebol, agora ao que parece com liberdade para trabalhar, tem tudo para fazer uma boa gestão. Como ele sempre diz "tenho os meios, tenho amizade, conhecimento e vou fazer",  eu vou esperar e torcer. E convoco a torcida da Águia do Souza para que tenha um pouco mais de paciência e juntos vamos torcer com a esperança de que realmente as coisas aconteçam no futebol cruzmaltino.

2 comentários:

  1. Como torcedor da Tuna faço às vezes minhas críticas em relação ao que acho que poderia mudar ou que não está sendo bom para os esportes do clube. Mas não fico só a criticar, gosto de sugerir. Sendo assim, minhas sugestões, se é que a diretoria da Tuna vai considerar se por acaso ler, são no sentido de que se façam promoções para angariar fundos para o futebol tunante. Uma vez por mês, a partir de março até julho ou agosto um almoço ou um jantar com venda de mesas e shows de artistas regionais. Venda de camisas de incentivo com a marca da Tuna, como por exemplo: Tuna rumo à elite! Ou: Juntos com a Tuna para a primeira divisão! Coisas deste tipo.
    E ir atrás de patrocínios. Empresários locais, da comunidade luso-brasileira ou simplesmente paraenses que poderiam patrocinar o futebol tunante e em troca haveria uma propaganda no estádio do Souza e nos uniformes do time de futebol.
    É preciso criatividade. Tem que buscar os meios para se angariar fundos. Pode até ser que se aproveite uns dois jogadores da base para o time principal. Porém, com certeza será preciso contratar a maioria dos outros jogadores. A Tuna não tem conseguido formar mais tantos bons jogadores para seu time principal como no passado. Portanto, vai ter que procurar bons valores em outros clubes e talvez em outras cidades. E para contratar tem que ter dinheiro. Acho que tem que ir logo providenciando formas de ter verbas para o futebol. Porque Tuna de novo não deverá ter moleza pela frente. A luta deverá ser acirrada e não se pode menosprezar qualquer adversário. Quem acompanhou a trajetória tunante na disputa por uma vaga para a primeira divisão em 2015 viu que os outros clubes não estavam ali para brincar. E até mesmo um time novo, sem tradição alguma, com apenas jovens jogadores, a Desportiva, derrotou a Tuna. E o Vênus, que não tinha um time tão poderoso assim, humilhou a Tuna em pleno estádio do Souza.
    Assim, é necessário ter bons jogadores, um bom técnico e treinar bastante, tanto os costumeiros treinos técnicos, táticos, físicos como fazer amistosos com outras equipes. Se a Tuna não se preparar vai de novo roer um caroço de pupunha. E terá de ter goleadores. Já chega de ver aquelas irritantes tentativas de fazer gol sem que a bola entre. A nossa torcida ficou muitas vezes com vontade de gritar gol, mas ficou frustrada e, o que é pior, vendo os adversários fazerem os gols que a Tuna deveria ter feito.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Lembro que há uns dez anos atrás a Tuna dominava categorias de base do futebol de campo e de salão. Agora o que leio nos noticia´rios esportivos são notícias assim: "Remo conquista Campeonato Paraense de Futsal sub-17"; "Sub-13 do Paysandu conquista o Paraense de Futsal","Remo conquista o Paraense de Futsal da categoria Sub-15". Nada da Tuna. Que tristeza!
    Márcio

    ResponderExcluir