segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desrespeito e humilhação

Historicamente este Blog sempre falou que um torneio que chamamos Campeonato com oito clubes disputando duas vagas é brincadeira. É de uma falta de seriedade, uma humilhação, sacanagem da grossa  e mais uma amontoado de adjetivos que essa federação faz com os clubes de nosso estado. Equipes como Tuna, Remo e Paýsandu, pelo seu passado de mais de 100 não poderiam ser submetidas à tamanha humilhação. Também é inadmissível um Campenato num Estado importante como o nosso ter apenas oito equipes, somente duas da Capital. Defendo, como sempre defendi, a interiorização, isso é moderno, é realidade em todo o país. mas não se pode deixar de fora as equipes da Capital. O certo é que Remo Paysandu e Tuna, pela própria realidade que é o campeonato regional, deveriam, ter lugar cativo sem a preocupação de ficar brigando para entrar e a Federação, por ser um órgão que pouco faz mas que lucra demasiado, deveria incentivar as equipes menores, dando uma injeção econômica para sua sobrevivência e incentivando para que não se acabassem.
Hoje, faltando uma rodada para a final da camada Primeira Fase do Parasão, temos quatro equipes com chances de classificação, e um empate técnico entre todas, que investiram em jogadores e comissão técnica, numa preparação de no mínimo três meses para jogar menos de um,  jogando em sete dias três vezes, o que alem de  cansativo é uma maldade para o atleta e para o Clube, que tem que ter um elenco grande porque o estaleiro e os cartões amarelos e vermelhos abundam e quem for forte que se aguente; quem for fraco que se quebre.
Vários fatores tristes (e por que não dizer desanimadores?) acontecem  nessa  primeira fase, que podemos definir como um luta de titãs ou muitas vezes de "muitos Golias e poucos Davis", já que as equipes do interior são todas respaldadas por prefeituras e até algumas da capital se engatam com algum município, é caso do Santa Rosa, que é subsidiado pela Prefeitura de Mãe do Rio. Um deles é que num Campeonato de oito clubes, além  dele ser curto e dentro de sua normalidade, algumas equipes da Capital ficarem de fora (pode ser Tuna, Paysandu, Remo, Sport Belém ou Time Negra), as equipes que disputam e perdem  ficam  ano todo parado, sem apoio da FPF, sem participarem sequer de um Torneio para movimentação, além do número de jogadores que ficam parados, sem trabalho.
Não sei se ainda poderia ser feito algo para que em vez de duas, subissem quatro equipes. Assim, o Parasão 2011, em vez de oito clubes, seria composto por 10, o que tenho certeza movimentaria muito mais e chamaria mais atenção até dos patrocinadores,  pois equipes como Tuna, Castanhal, Ananindeua, Abaeté ou Parauapebas disputariam e certamente movimentaria as torcidas da Capital e do interior.
Mais uma vez meu protesto pelo critério de Tuna Remo e Paysandu não terem lugar cativo no campeonao e também pela temática errada que foi adotada de subirem apenas duas equipes, além das seis que ficaram. Se o critério para ficarem seis for o cacife dos clubes, somente Tuna e Paysandu possuem dois títulos nacionais. O resto, ah, o resto...

2 comentários:

  1. A espera
    Falta tão pouco
    Porém horas parecem anos.
    A hora da decisão está chegando.
    Tuna
    Mais uma vez buscas
    O teu lugar certo.
    Não há certeza decerto,
    A única certeza
    É que irás lutar
    Uma luta
    Que é dura,
    Mas que todos nós tunantes desejamos
    Resulte na classificação.
    Aguenta coração!!!
    Fim de ano com muita emoção!!!!
    A esperança não morreu
    E o nosso amor por ti Tuna não morre nunca!!!!!
    Em frente
    Pela realização
    Deste nosso sonho coletivo,
    Sonho nosso,
    Sonho cruzmaltino.
    Que no fim do jogo possamos
    Sorrir aliviados
    E o brinde que comemora
    Um novo ano que começa
    Possa ser também um brinde pela passagem
    A uma nova fase.
    É amanhã
    Faltam poucas horas
    Aguenta coração!!!!!
    Fim de ano com muita emoção!!!!!
    Márcio
    21/12/2010

    ResponderExcluir
  2. Você é um dos heróis por nunca ter deixado de lado o"sentimento cruzmaltino" que só os verdadeiros tunantes têm. Parabéns para todos nós, Márcio!

    ResponderExcluir