quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

2013: ano ruim para equipes luso brasileiras

Um ano dos piores para o futebol das equipes luso brasileiras. Primeiro a Tuna Luso Brasileira, entidade com 110 anos, pela primeira vez caiu para a Segunda Divisão do campeonato paraense. Com 25 anos sem ganhar um campeonato regional e 21 sem ganhar um título (o último foi o Campeonato Brasileiro da Série C, em 1992), a Tuna vai amargar praticamente um ano sem futebol, pois disputará a Segundinha somente a partir do mês de Setembro do próximo ano.
Outra agremiação Luso Brasileira, o Clube de Regatas Vasco da Gama, também não foi bem, e caiu para a Segunda Divisão do Brasileiro. Com a derrota para o Atlético Paranaense no jogo tumultuado do último domingo, a equipe carioca caiu, embora tenha chances de voltar, se o Atlético Paranense for punido. O clube carioca vive um ano de dificuldades, pois além das dívidas que remontam de antigas gestões, sem futebol ficará sem mídia e com poucos patrocinadores. Crise maior à vista.
A outra equipe luso brasileira que também está em situação ruim e acaba de entrar numa saia justa, é a Portuguesa de Desportos, de São Paulo. Uma falha cometida pela equipe na última rodada do Brasileiro, colocando um jogador irregular, ameaça mudar mais uma vez a história do Campeonato Brasileiro Série A, 
encerrado no fim de semana. 
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou que receberá hoje (quarta-feira) um comunicado por parte da CBF notificando uma possível escalação irregular do meia Heverton, da Lusa, que resultaria, em caso de comprovação, na perda de quatro pontos do clube paulista e salvaria o Fluminense do rebaixamento.
O atleta da Lusa foi suspenso pelo STJD na sexta-feira por dois jogos após ser expulso contra o Bahia, mas acabou entrando em campo diante do Grêmio, no domingo - havia cumprido uma partida contra a Ponte Preta antes. Dessa forma, caso o tribunal aceite e julgue procedente a denúncia, a Portuguesa perderia três pontos pelo erro e mais o ponto somado no duelo. O confronto com os gremistas acabou empatado em 0 a 0.
Heverton foi julgado pelo STJD na sexta-feira, com a presença do advogado da Portuguesa Oswaldo Sestario Filho, mas o resultado foi publicado no site da CBF somente na segunda-feira. A suposta 'demora' no anúncio do veredito não muda em nada a infração possivelmente cometida pela Portuguesa.
"Não tem nada a ver. A decisão passa a valer a partir do dia em que é tomada, entrando útil ou a segunda-feira", diz Paulo Schmitt.
Não existe isso de que tem que aguardar até o primeiro dia útil para que a punição seja válida. A partir do resultado do julgamento já entra a validade, dizem os advogados e dirigente do Fluminense, que seria o principal beneficiado no caso, embora fontes ligadas ao clube das laranjeiras garanta que o tricolor não pretende tomar nenhuma atitude neste momento pelo passado do clube ligado ao "tapetão". Não está descartada, ainda assim, a mudança de postura.
Segundo o procurador do STJD, a ideia é resolver a situação o mais rápido possível, mas ele faz a ressalva de que existem outras demandas também acumuladas. Acrescenta ainda não ser possível comparar o caso envolvendo a Portuguesa com o do Vasco, que entrará hoje no tribunal pedindo os pontos da goleada de 5 a 1 sofrida para o Atlético-PR no fim de semana, após a briga generalizada entre as torcidas.
Diante do cenário, a Portuguesa despencaria para os 44 pontos, entrando na zona de rebaixamento, na 17ª posição. O Fluminense, 46, se livraria da queda e ultrapassaria o rival carioca, 45.
Se configurando a queda das três equipes -Tuna, Vasco e Portuguesa- o ano de 2013 deve ser riscado do mapa das equipes de futebol luso brasileiras. Um ano que os torcedores cruzmaltinos devem esquecer. E sonhar que 2014 seja bem melhor. Com vitórias que façam os amantes das equipes luso brasileiras riscarem definitivamente 2013, ano tão negativo, do mapa.

2 comentários:

  1. Perder vaga em competições por conta de erros primários de dirigentes parece que virou comum entre clubes lusos

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma verdade, caro anônimo. Lamentavelmente.

    ResponderExcluir