quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Comunista cristão diz: Deus existe!

Ontem, após o expediente, fui ao bar onde encontro amigos há pelo menos 12 anos. É aquela conversa da quarta-feira, dia de futebol, embora sem futebol, que nos "obriga" a rever os três ou quatro amigos que antecipam a sexta-feira em um ou dois dias. Tipo a primeira gelada da semana.
Fato raro, ao me aproximar, notei um estranho entre os três amigos que me aguardavam. Parei, e de pé cumprimentei a todos, inclusive o desconhecido, que logo me foi apresentado. Do futebol, da música, da política, do cinema e outros papos parecidos que são contumazes nas nossas conversas etílicas, não ouvi nada. Ouvi sim, uma conversa já beirando a discussão sobre religião.
Confesso que até me espantei, pois se existe uma conversa que não gosto  muito é sobre religião. Sou cristão, aquele católico que quase nunca vai à Igreja, mas que, a princípio culturalmente e depois,  por decisão própria, teme e respeita um SerSuperior. Mas, também por decisão própria, tenho minhas convicções sobre o Velho e Novo Testamento e acho que esses assuntos são muito pessoais e não se deve "vender", principalmente quem não é profissional da Igreja como os malafaias, os vereadores e deputados que usam a Igreja e a religião para, a meu ver, se locupletarem. Posso ser, do que já até me chamaram, um "comunista cristão". Qual o problema? 
Não entrei na conversa, demonstrei toda minha antipatia sobre o assunto, mas fiz questão de fazer um leve comentário sobre o assunto, antes de me afastar até que o desconhecido se tocasse e saísse do meio de quem não é de discutir determinados temas.
-Sou de opinião que o cidadão ser ateu, agnóstico, religioso, papa hóstia ou qualquer coisa que seja, é de sua inteira autonomia e responsabilidade pessoal. Acho que por eu ser ateu ou cristão, não tenho que ficar propagando isso, principalmente em redes sociais. Tem coisas mais sérias e mais interessantes para se discutir ao vivo e pelas redes. 
A posição religiosa de cada um só interessa à própria pessoa. Penso que quando alguém fica a propagar que é ateu, falando mal das religiões, da figura dos santos, do papa,e principalmente de Cristo e de Deus, está querendo chocar as pessoas, mostrar que ser religioso, cristão, católico ou protestante, é idiotia.  E na realidade não é. Quase todos nós nascemos de uma família religiosa. Poucos nasceram de uma família agnóstica ou de ateus convictos. "Por isso" -concluí com o desconhecido e meus colegas-, "acho que esse papo de religião não vai bem nos nossos encontros etílicos".
Sobre o assunto religião, me estendo agora um pouco mais, reafirmando que a meu ver posição religiosa pouco importa. Se sou ateu, cristão, agnóstico, se gosto de imagens, se sou discípulo de algum santo ou santa, é algo pessoal, só a mim compete. Mais importante, na vida moderna, para qualquer cidadão, é sua opinião e posição política, pois a política está em todos os setores da nossa vida.
Sobre o comentado livro "Um polêmico ateu garante -Deus existe", de Anthony Flew, que foi um dos grandes intelectuais do século XX, que passou a ser ateu quando tinha somente 15 anos de idade, e durante mais de cinqüenta anos foi um ferrenho defensor do ateísmo, acho que sua obra cresceu mais em vendagem pelo fato da exploração comercial da editora sobre o seu próprio assunto. Em 2004 ele publicamente admitiu ter mudado sua opinião religiosa. Isso, partindo de um grande intelectual, é um fato de grande repercussão, embora de sua parte ele tenha tido muita coragem de publicamente afirmar que tinha mudado de opinião. Afinal, Flew, que é considerado um dos grandes filósofos dos últimos cem anos, com sua sua vasta obra filosófica e com profunda integridade intelectual, só poderia criar um grande burburinho na comunidade com sua radical mudança de pensamento. 

2 comentários:

  1. Ainda não tive o prazer de ler o livro polêmico do ex-ateu que (garante) Deus existe" (Anthony Flew - 11 de fevereiro de 1923 - 8 de abril de 2010).
    Sem qualquer comparação patética, rompi com as ''coisas divinas'' com apenas 8 anos de idade, precisamente ao deixar a igreja, depois da minha primeira comunhão.
    Bem, se esse gênio da raça admitiu publicamente ter mudado sua opinião religiosa, vindo de um grande membro da intelligentsia, é ''sintomático''...
    Da ciência radical na história do pensamento, o materialismo histórico e dialético, bem, parece, meu caro amigo Marcão, que, como qualquer ''idealista' ', Flew não compartilhava.
    Abração!
    Mário Gusmão

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, apesar de Flew ser um dos mais importantes intelectuais do século 20,

    ResponderExcluir