quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Conselheiro e Diretor da Tuna eleitos no Remo

Aviso aos navegantes:

Embora ninguém tenha noticiado, nas eleições para a presidência e Conselho Deliberativo do Remo, realizadas no Sábado, 13, era grande a presença de figuras ligadas à Tuna Luso Brasileira.
Alguns nomes, inclusive um diretor do Clube e outro que foi nomeados conselheiro da Tuna, na mesma semana das eleições remistas, estavam lá e -pasmem!- disputando vaga para o Conselho Deliberativo do Remo. Os dois ganharam, como bons remistas que são: Horácio Lisboa e Evaldo Silva.
Detalhe: um deles, recentemente participou como um dos homens do futebol da Águia do Souza na vergonhosa performance do futebol profissional, o senhor Evaldo Silva.
Como bom remista e vaidoso até a medula, Evaldo concorreu à uma vaga no Conselho remista e venceu. Sua propagando era uma das mais destacadas e melhor distribuída entre os presentes, conforme a fonte que informou a este escriba.
O lamentável disso tudo é que este senhor foi indicado para o Conselho da Tuna Luso Brasileira, não tendo que disputar com uma grande número de candidatos como no caso do Remo, onde teve que brigar e fazer muita campanha para ser eleito.
O Conselheiro da Tuna e agora do Remo, foi candidato a vice-presidente nas últimas eleições, na chapa do senhor Raimundo Barata, na oportunidade pagando até propaganda na Televisão, o que não adiantou muito pois ficou na terceira colocação.
O Bi conselheiro Evaldo Silva é conhecido pelas festas populares que realiza e é também presidente do Bancrévea.
Não sei os serviços que este senhor prestou à Tuna. Mas sei de dezenas de pessoas que têm história no clube, são cruzmaltinos, frequentadores assíduos e não estão no Conselho.
Como sou daqueles tunantes que não acreditam que se possa servir dois (ou três) senhores ao mesmo tempo, fico me perguntando, qual o interesse de um paysandu ou remista fanático de disputar eleições para presidente da Tuna ou mesmo fazer parte do Conselho da Águia do Souza ?

15 comentários:

  1. Marcos, a sua denúncia é válida. Este senhor tem que se decidir se é tunante ou remista. Já chega de aproveitadores e oportunistas na Tuna. Agora que ele foi desmascarado, os tunantes não devem mais acreditar em boas intenções dele em relação à Tuna, pois não é um tunante autêntico. Acho até que ele já optou na verdade pelo Remo, mas quer aparecer de todo jeito, em tudo que é clube que possa se meter. Divulgue mesmo na comunidade tunante para que os que amam verdadeiramente a grande Águia Guerreira de Belém possa saber. Márcio

    ResponderExcluir
  2. E o diretor? Como se pode ser diretor de um clube do nível da Tuna e se candidatar Conselheiro do Remo?

    ResponderExcluir
  3. Pois é, tinham me esquecido! São dois! Pior ainda! Acho que deveriam ter dignidade e deixar seus cargos na Tuna. Até me conformo quando sei que há algum diretor torcedor de Remo ou Paysandu sendo diretor da Tuna, mas que fica na dele, procurando exercer direitinho suas funções. Acho que não se deve ser tão fanático assim. Porém, os dois casos que apresentou são exemplos que não se pode tolerar. Toda a comunidade tunante deveria saber. Tomara que muitos estejam lendo o seu blog. Não tenho nada de pessoal contra quem que seja na Tuna, mas não aceito que usem a Tuna como trampolim para outras coisas ou queiram se aproveitar dela só para aparecerem e também não aceito quem se diz tunante e prejudica o clube de alguma forma. Infelizmente a Tuna de hoje está mais sujeita a este tipo de coisas. Não faço oposição direta à presidência atual da Tuna, mas faço e farei minhas críticas em relação ao que achar errado, como sócio e torcedor. Só quero o bem da Tuna. É o clube no Pará que sempre amei e que sempre amarei. É uma parte de mim. Às vezes minha esposa que torce pelo Remo não entende isso. Acho que só quem é tunante de verdade, entende. Márcio

    ResponderExcluir
  4. correção: Tinha me esquecido... em vez de tinham. É que eu escrevo rápido e às vezes teclo errado. Uma ou outra palavra sai errada. Márcio

    ResponderExcluir
  5. Espero que façam isso. Tem mutos tunantes verdadeiros que podem ajudar, participar e, com isso, sentiirem-se honradamente felizes. Tuna sempre!

    ResponderExcluir
  6. Então os que são Diretores, Presidente e outros do Grêmio literário português também estão errados.... ou pau que dar chico não dar em francisco? Ismar

    ResponderExcluir
  7. Não tem nada a ver. Ismar. Remo e Paysandu são clubes adversários da Tuna, concorrentes. O Grêmio é um clube congênere e é social. A Tuna, além de social é Poliesportivo, como aquelas duas coisas.

    ResponderExcluir
  8. Acho que Grêmio e Tuna são compatíveis. Concordo. Quem quer ser diretor ou conselheiro de Remo ou Paysandu não pode ter cargo na Tuna. Será que os remistas aceitariam que um conselheiro do Paysandu fosse também do Remo? Tuna é adversária de Remo e Paysandu não só no futebol de campo, mas também no futebol de salão, nas regatas e na natação é adversária do Remo. Como uma pessoa ligada aos dois clubes vai se portar? É bem possível que fique do lado do Remo que é o que tem torcida maior. Acho um desrespeito com a Tuna alguém com um cargo no clube passar a ter também no Remo ou no Paysandu. Quem fez isso deveria se desligar do cargo que tem na Tuna. Não estou aqui defendendo grupo x ou y. Quero o bem da Tuna. E neste caso, não acho certo o que esses dois que se diziam tunantes fizeram. Assim como não defendo quem que seja que use a Tuna somente para se "dar bem" e não pense em valorizar o clube. Já divulguei a notícia no face para os que não sabiam. Achei um absurdo. Não faço oposição direta a quem está na gestão. Mas como tunante, sócio e torcedor, tenho direito a me manifestar sobre o que não acho correto. Márcio

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela Resposta senhor Marcos.... mas é minha opinião espero que a respeite... por que o simples fato de uma pessoa ser Diretor e ambos são ou já foram, já demonstra um amor ao Clube, por não ser um cargo remunerado e muitas vezes o Diretor banca de seu bolso sua Diretoria.... Mas caso no seu Blog não possa manisfestar minha opinião, favor me excluir de seu seguidores.... Marcio não estou defendendo nem um grupo... é minha opinião, Ok? Abraços e Bom dia. Ismar

    ResponderExcluir
  10. No Blog você pode até me ofender, assumindo. Mas o que coloquei, caro Ismar, é que não se pode comparar o Grêmio, que é um clube congênere, com aquelas duas coisas que evito até falar o nome. Credo!
    Ser diretor ou conselheiro é válido até para quem torce por outro clube, como eu sei na Tuna está cheio. Mas ser conselheiro ou diretor do dois, é aético, oportunismo, excesso de vaidade ou, no mínimo, alguém quer se dar bem. É o que penso.

    ResponderExcluir
  11. Acho que você fez seu papel Marcos, manifestando seu protesto. Eu também protestei, divulgando também a sua denúncia. Fizemos nossa parte. Eu fico me perguntando se a Tuna está chegando num ponto que ser diretor ou conselheiro é algo tão sem importância, que não precisa ter uma fidelidade. Compreendo Ismar, que você tem sua opinião. Mas argumento que a Tuna não deveria precisar que certas pessoas tenham um cargo na diretoria ou no Conselho por estar fazendo um tipo de favor. Como se dissessem, vou aceitar este cargo na Tuna para "dar uma força pra ela", mas na verdade tem seu coração dividido com Remo ou Paysandu, que não conseguem ser só tunantes. Por que? Em relação ao Grêmio, não vejo impossibilidade. Não é um clube diretamente concorrente da Tuna nos esportes. E há uma afinidade devido os dois clubes serem luso-brasileiros em Belém do Pará. Mas quanto a Remo ou Paysandu, se algum diretor torce por um dos dois, quando assume um cargo na Tuna, tem que trabalhar por ela e deixar de pensar como um torcedor de qualquer um destes dois. Numa guerra, por exemplo, onde dois países se confrontem, um general pode comandar pelos dois lados beligerantes? Num jogo entre dois clubes, pode alguém ser diretor dos dois e se declarar "neutro"? De que lado vai ficar? E se interesses destes dois clubes estiverem em conflito? Vai defender um dos dois? Numa final de campeonato que estivessem em disputa Remo e Tuna, que lado estes dois iriam escolher?
    Para mim uma coisa é clara: se for diretor ou conselheiro da Tuna não deve ser nem de Remo e nem de Paysandu. Que espécie de tunante é este que aceita ser da Tuna e do Remo ao mesmo tempo? É tunante mesmo?
    Márcio

    ResponderExcluir
  12. Marcos, quero deixar aqui minha mensagem de Feliz Natal aos tunantes leitores do seu blog e para você. Tenho um desejo muito grande de que a Tuna possa mostrar um progresso maior nos esportes em 2015. Eu disse desejo, mas quanto à esperança, esta eu tenho de forma limitada. Posso estar sendo crítico demais e não quero ser injusto, porém, fora vocês da Nautica não tenho visto um esforço maior de outros setores. Se estão se empenhando, não tem sido muito divulgado. Quero ver uma Tuna de nova vencedora nos esportes que ainda restam no clube. Vejo uma preocupação em mostrar a parte de lazer do clube, o futebol "social" (para sócios), a piscina, as festas. Sei que são coisas que fazem parte do clube e que até mesmo esta parte pode ser uma forma de angariar algum dinheiro. Mas não gostaria que ficasse só nisso, pois senão, como eu disse antes, a Tuna se tornará um "Pará Clube", um clube de lazer e de festas. Não é esta a Tuna que me acostumei a ver por tantos anos. Será que este pessoal que está aí dirigindo tem interesse mesmo em melhorar a área esportiva? Realmente não sei dizer com certeza. Talvez você possa dizer com mais precisão. O que eu poderia pedir a vocês, que estão no comando da Nautica, é que façam tudo o que estiver ao seu alcance para a Tuna voltar a ser uma vencedora nas regatas. Vou ver se posso ir nas duas primeiras de 2015. Se perceber de novo uma Tuna perdedora, alinhando em ou 5 páreos e vencendo dois ou três por regata, não irei mais nas outras para ver vergonha da Tuna. Não estou culpando vocês, mas acho que mais deveriam colaborar. Entendo que 2014 foi um ano de procurar dar mais estrutura e de conseguir novos atletas, treinando-os para o futuro. Mas, como torcedor, não conseguirei ver meu clube de novo humilhado. É demais para mim. Em 2014 ainda pude vibrar com as conquistas do futebol feminino. E em 2015? O que poderei comemorar? Espero que no futebol haja a tão sonhada volta à primeira divisão. E não basta voltar, tem que criar condições para não ficar caindo. Não perdi totalmente as esperanças no esporte tunante. Porém, posso dizer que não estou muito otimista. Creio que na situação que se chegou, se forem conseguidos certos avanços, já será um passo importante. Mais que isto acho muito difícil e menos que isto não me trará satisfação como torcedor. Se não perceber tais avanços, na próxima eleição, se houver uma chapa que me dê algum alento, eu votarei nela e se não houver chapa que possa me fazer sonhar, o nulo ou branco será minha resposta. E minha tristeza como torcedor será imensa.
    Espero que meus maiores não se tornem verdade quanto à Tuna e no mínimo uma parte de meus anseios em relação a ela possam se concretizar!
    Sucesso a vocês da Nautica! Que venham conquistas que nós tunantes possamos comemorar em 2015! Márcio

    ResponderExcluir
  13. Correções: 4 ou 05 páreos e Espero que meus maiores temores...

    ResponderExcluir
  14. Como ficou a questão dos "tunantes remistas"? Foram desligados de seus cargos da Tuna, renunciaram ou continuaram normalmente como se fosse tudo muito "natural"? Se continuaram em seus cargos penso que além de ser prejudicial ao clube no momento, abre-se um precedente perigoso. Márcio

    ResponderExcluir
  15. Vou continuar a dar uma colaboração este mês para o setor nautico tunante. Vou mandar para o Von por meio de depósito em conta. Também vou ver se eu e meu pai poderemos comprar cada um uma cartela da rifa. Pode ser também que por ocasião da primeira feijoada eu e ele possamos colaborar. Na segunda, pode ser que eu colabore, ele eu não sei. Mas tanto eu como ele gostaríamos de ver a Tuna se destacando mais nas regatas.
    Não desmereço de modo algum o trabalho de vocês para a Tuna se reerguer. Só que não consigo mais aceitar vê-la como uma competidora bem inferior aos demais. Acho vergonhoso para um clube com a tradição que a Tuna tem. E creio que outros tunantes também gostariam de ver a Tuna mais como vencedora e não só participando honradamente.
    Claro que a questão de dar oportunidade aos jovens remadores é importante. Porém os resultados nas provas disputadas tem que ser satisfatórios, pois caso contrário veremos ano após ano a Tuna ser só uma participante sem grandes aspirações em ser campeã. E a Tuna não deve ser vista toda vez como uma campeã do passado. Tem que brilhar como vitoriosa também no presente e deixar sua marca como um clube que vai continuar no futuro uma trajetória feliz, estando sempre como uma concorrente séria aos títulos. Márcio

    ResponderExcluir