segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Superando as dificuldades, rumo a 2015!

Na última regata do ano, acontecida na manhã de ontem na Estação das Docas, o Paysandu ganhou o título do ano, vencendo quatro páreos e chegando aos 21 pontos. O Remo ganhou a regata de ontem mas no ano foi o segundo colocado e a Tuna a terceira.
Não adianta querer justificar nada, mas é importante salientar que a Tuna disputou o campeonato de regatas deste ano graças ao empenho dos vários amigos e colaboradores que, através de um carnet, ajudaram na manutenção da garagem, trabalhos feitos e até na compra de um barco.
Foi, na realidade, um ano de recomeço, com um sério trabalho de infra estrutura no prédio, preparação para que se possa entrar no ano de 2015, o do centenário da Federação paraense de Remo, com uma equipe competitiva.
Fizemos alguns trabalhos de primeira necessidade mas que já deixaram algumas mudanças nestes meses que estamos trabalhando lá.
Com apoio da diretoria do clube e dos abnegados que colaboram mensalmente com um carnet, conseguimos colocar um portão de ferro na entrada, dois portões grandes que substituíram as velhas e danificadas portas de enrolar, reformamos totalmente os dois banheiros, masculino e feminino (inclusive com louças sanitárias, chuveiros e pias novas, doação do Conselheiro Ismar Araújo).
Fizemos um trabalho de pintura em toda a frente da Sede, com uma equipe de profissionais competentes. O custo foi bancado com o que tivemos de lucro na Feijoada que fizemos em maio. Desse mesmo dinheiro, compramos um banco, um Dois Sem com Reversão.
No mesmo período, conseguimos com a Trigolino mensalmente Biscoitos, Bolacha, Macarrão e Massa para a Sopa dos nossos atletas. O café da manhã é complementado com os pães que a Panificadora Pão Dourado repassa diariamente. Com o apoio do cruzmaltino Jaime Eiras, que mesmo longe de Belém repassa uma quantia mensal, compramos o restante do café da manhã, que são o açúcar, café, manteiga, leite, além do material de serviço diário de limpeza.
É uma luta, uma verdadeira epopeia, mas graças a estes apoios a gente vai vencendo as etapas.
Conseguimos também este ano através de doações uma Televisão com controle remoto, Ventiladores, geladeira, Máquina de jato d'água, e 12 garrafões de água mineral por mês.
Hoje, devido a nossa carência, por conta do estado de abandono que a Garagem Náutica passou durante os últimos cinco anos, estamos com pouquíssimos barcos, poucos remos, necessitando urgente de uma ampliação e renovação de equipamentos para poder termos novos e bons atletas para 2015, que promete ser um ano mais competitivo ainda para o esporte náutico.
Frisamos que 2015 vai ser mais competitivo como alerta, porque se este ano os nossos adversários investiram milhares de reais, trazendo remadores argentinos, cariocas e amazonenses, imaginem como não será no próximo ano. Para se ter uma idéia, para a regata de ontem, o campeão do ano trouxe quatro remadores argentinos,  seis do Vasco da Gama e duas remadoras de  Manaus.
Então é é importante que pensemos nisso e nos unamos para ajudar a Sede Náutica. Precisamos de Barcos e Remos. Seja através de doações de alguns abnegados que têm uma melhor condição econômica, de compra que faremos com o que arrecadarmos com promoções, ou mesmo por conta de um projeto que estamos estudando  fazer para conseguir esses benefícios, a realidade é que temos que nos fortalecer.

16 comentários:

  1. Incrível como se capitalizou este esporte! Quem diria! Como conseguem ter tantos remadores que devem sair bem caro? O Remo então, cheio de dívidas... Penso que deve ter patrocinadores com alto poder aquisitivo. O Paysandu acredito que está melhor financeiramente, o que possibilita maiores investimentos.
    Olhando assim Marcos, vejo a luta da Tuna como um enorme desafio. Talvez querer vencer o campeonato de 2015 seja um sonho muito difícil (embora não impossível) de se realizar. Porém, ainda que com muitas dificuldades e a necessidade de um trabalho árduo, creio que é mais próximo o sonho de se conseguir ao menos um segundo lugar e melhorar mais para conquistar o primeiro lugar em 2016. O meu temor, porém, é se a Tuna conseguir o segundo lugar, isto já seja motivo para os rivais começarem a tirar os principais remadores dela e ela ficar de novo numa situação como está hoje. É uma luta tremenda eu reconheço.
    Desejo sucesso a vocês. Infelizmente o clube não consegue os apoios financeiros que seriam necessários para alavancar mais os seus esportes. Não temos os financiamentos de várias grandes empresas estaduais e nem as benesses obtidas com apoios governamentais como acontece com outras agremiações pelo Estado ou certos financiamentos duvidosos como aconteceu há poucos anos com um clube da zona do salgado. Sendo assim, temos que nos virar do jeito que podemos. E continuar lutando e torcendo por dias melhores. Vemos vez ou outra equipes que aparentemente mais fracas superam outras com atletas famosos, com pagamentos altos. Clubes com menor estrutura às vezes se dão bem em campeonatos estaduais e, em alguns poucos casos, até já conquistaram a Copa Brasil de futebol. Talvez nossa maior arma seja a determinação e o idealismo. Embora não seja o bastante para nos levar ao triunfo, é já alguma coisa muito importante para começar. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Márcio você é um dos que nos incentiva a continuar nessa batalha desigual. Imagine que disputamos três páreos, ganhamos dois e tiramos um segundo lugar. O campeão trouxe quatro argentinos e seis cariocas do Vasco, fazendo um investimento inacreditável. E só ganhou dois páreos mais que nós. O Remo propôs trazer seis do Flamengo mas não deu certo.
    Mas isso não nos frustra. Vamos continuar trabalhando, agora só falta o acabamento (lajotas e mão de obra) dos dois banheiros e vamos cuidar de formar uma equipe. Se der para adquirirmos algum barcos, tudo bem. Se não der, paciência. Vamos à luta, mostrando que nosso espírito de cruzmaltino é forte. E com coragem chegaremos lá. Valeu, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, li no Amazonia jornal que foram dois páreos que a Tuna disputou e num ela foi desclassificada porque o remador não se apresentou. Sei que estes jornais muitas vezes são tendenciosos para Remo e Paysandu.
    Dois ou três, acho ainda muito pouco. E no caso da desclassificação, é preciso que isso não ocorra mais em 2015. Vencer dois e só levar um...
    Torço para que a Tuna tenha mais condições em 2015. Que pelo menos possa alinhar em 7 páreos na primeira regata e no mínimo oito na segunda. Seria bom vocês terem mais apoio de outros tunantes ou do próprio clube. Assim, sem um auxílio maior, vocês ficarão como 3 Dom Quixotes. Gostaria que a Tuna ficasse ao menos em segundo lugar no campeonato de 2015. Seria pelo menos honroso. E em 2016, já mais estruturada ficar em primeiro. Mas são por enquanto sonhos... Vocês estão de parabéns pelo esforço. Pena que talvez não sejam devidamente reconhecidos como deveriam. Acho que, por outro lado, há a satisfação de se estar fazendo um bom trabalho.
    Outra coisa, só para comentar, por que o sub 17 da Tuna caiu tanto? Fui ver um jogo que ela derrotou o Paysandu de virada e estando com um jogador a menos. O que houve para os garotos da Tuna não estarem numa posição melhor? São coisas que não entendo...
    Já deixei 50,00 referentes em dezembro na conta do Von para o esporte nautico tunante. Se me for possível, em janeiro deixo 100,00 e em fevereiro e março os costumeiros 50. Não sei se nos outros meses do ano vou poder. Sei que é pouco, mas se 100 pessoas contribuíssem com 50 seriam 5.000.
    Sucesso para vocês!
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Houve um mal entendido, mas o garoto, no caso o remador Gabriel, foi classificado. Terminamos com duas vitórias e um segundo lugar. Não fomos bem, mas também não fomos mal. Esperamos no próximo chegar ao título. Mas o segundo lugar já nos serve. Obrigado pelo grande apoio.

    ResponderExcluir
  5. Estes jornais são fogo... Quando é com a Tuna... E não é querer fazer a Tuna de vítima. Sabemos que ela não é tão valorizada pela imprensa quanto os outros dois. Não é novidade.
    Penso que o segundo lugar talvez seja o mais próximo da realidade atual, mas não custa sonhar com o primeiro. Precisamos lutar pelo melhor . Se der para sermos os primeiros, ótimo. Senão, um segundo lugar já será um estímulo. E já não será fácil estarmos em segundo, pois os adversários vão se reforçar. Sugiro ir logo avaliando o que é preciso para termos uma equipe boa e barcos bons em quantidade suficiente para um número considerável de provas. E ver como conseguir tudo isto!
    Que 2015 seja um ano melhor para nosso querido clube na área esportiva.Em 2014 só pude comemorar as conquistas do futebol feminino. O que talvez tão cedo eu não comemore, pois talvez nem vá mais haver no clube. Que venham então outras conquistas. Um clube como a Tuna precisa ter mais glórias esportivas no presente. Ganhar concurso de musa ou de rainha de carnaval, dá um pouco de destaque na mídia, mas a torcida tunante quer conquistas esportivas!
    Márcio

    ResponderExcluir
  6. Que bom que conseguiu as lajotas. Há de conseguir os azulejos. Não há algum português dono de loja de materiais de construção que possa fazer esta doação? Acho que os irmãos Teixeira são portugueses. Não são eles os donos do It Center e outros locais de comércio? Acho que tem uma loja de materiais de construção. Não estou bem certo. Será que são tunantes?
    Márcio

    ResponderExcluir
  7. Marcio, não sei se sabes mas os portugueses ajudam mesmo. É pena que na Tuna tem gente que não gosta (declaradamente na roda de amigos dentro do clube Luso Brasileiro) de portugueses e se pudesse retiraria o Luso do nome para ficar apenas Tuna Brasileira

    ResponderExcluir
  8. Eu sou paraense, meu pai é de São Caetano de Odivelas e minha mãe é da Serra da Estrela. Tenho dupla cidadania. Tenho boas relações com a maioria de meus parentes brasileiros e com vários primos portugueses que conheci em Portugal (há muitos que eu nem conheço e estão espalhados pelo mundo). Agora pelo lado português só tenho primos e a minha mãe que é viva ainda. O meu único tio (tunante), irmão de minha mãe, que era português, já faleceu. Minha mãe, meu pai e meu irmão (ele não é muito ligado em coisas de clubes, mas creio que continua tunante) são tunantes. Pelo lado de pai a maioria dos tios e primos torce pelo Paysandu, outros pelo Remo. Pelo lado de minha mãe, os primos que tenho em Belém são remistas ( a descendência portuguesa não os inclinou para a Tuna)
    A Tuna é sim, Tuna Luso Brasileira. A origem dela é lusa. Por muito tempo quem deu muitas das contribuições foram os portugueses. Infelizmente muitos que ajudavam o clube já morreram. E nem todos os filhos deles são tunantes. Os que são, nem todos tem a mesma dedicação à Tuna que os pais. Há portugueses em Belém que não são tunantes. Uns nem se ligam em futebol e outros são remistas ou biclores. Muitos filhos ou netos de portugueses também não são tunantes. Claro que há, os que como eu, que são. E há muitos tunantes que não tem parentesco (pelo menos não próximo) com portugueses.
    Acredito que ainda haja sim portugueses em um número não muito grande, mas também não tão poucos, que podem ajudar a Tuna. Por que não recorrer a eles? Pode ser que ajudem e pode ser que não. Às vezes há os que querem, mas não estão tão bem financeiramente para ajudar. Outros podem achar que é melhor não dar dinheiro para causas esportivas.
    Na situação que a Tuna está, creio que os diretores de departamentos da Tuna podem (e devem), se for preciso, encaminhar ofícios solicitando doações (alimentos, materiais de construção, materiais esportivos etc) para pessoas portuguesas de alta posição. Não custa tentar!
    Outra coisa, preferência clubística depende de certas influências. No meu caso foi fácil ser tunante, pois recebi forte influência. E gosto de ser tunante. Não sou de ser torcedor só porque os meios de comunicação indicam. Sou meio rebelde quanto a isto. Em outros casos, há filhos de portugueses que não se identificaram com a Tuna, talvez por algum parente remista ou bicolor os ter convencido.Que é realmente tunante não tem que desistir da luta! Seja brasileiro ou português! Márcio

    ResponderExcluir
  9. Marcos, acho que poderiam ser feitas duas ou 03 feijoadas em 2015. E seriam para comprar os barcos que faltam. O que ainda for preciso para a reforma poderia ser conseguido com doações. Que eu me lembre, em 2013 e 2014 foram realizadas uma feijoada em cada ano. Poderiam ter sido mais? Por que não tentar fazer pelo menos duas em 2015? Acho que foram promoções bem sucedidas. Você não acha? Nas duas vezes fiquei com 3 cartelas, uma minha, um do meu pai e outra da minha mãe. Acho que poderia, pelo menos numa feijoada, ficar de novo com 03 e numa segunda/terceira, ao menos com uma ou duas.
    Fica a sugestão.
    Márcio.

    ResponderExcluir
  10. Um grande português que ajuda (E muito) a Tuna é o Sr. Nelson Carrasco, dono do Hotel Sagres. Esse ajuda mesmo. Se ele fosse presidente, aí sim a Tuna decolava. Mas ele é tão simples que prefere ajudar por fora. Esse não gosta de holofotes como muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que há os que ajudam. Sabemos que só uma parte ajuda. Mas se estes que ajudam não ajudassem as coisas estariam piores. Se em 2015 não perceber bons resultados nos esportes da Tuna, vou torcer para que apareça uma chapa de oposição com bons nones e uma proposta coerente para o esporte tunante e votarei nela, assim como vou recomendar. Só espero que as coisas não piorem que ao chegar a próxima eleição já seja tarde demais para se levantar a área esportiva. Tomara que em 2015 tenhamos notícias de progressos nos esportes da da Tuna. Márcio

      Excluir
  11. Creio que a próxima eleição deverá ser no final de 2016. Não vou votar na situação se ela não mostrar uma melhora nos esportes da Tuna. E vou vou fazer propaganda contra se não observar tais melhoras. Márcio

    ResponderExcluir
  12. A próxima eleição, caro Márcio, será no final de 2015. Sobre a ajuda de portugueses, eles sempre ajudam. Mas acho que a ajuda em maior escala deveria partir de uma liderança deles. Fica chato sempre pedir à mesma pessoa, como no caso o sr. Nelson Carrasco. Quando fui presidente tinha um que me procurava para ajudar, p se
    sr. Augusto Viana. Mas para chegar à ele é necessário ter credidibilidade, conhecimento e uma certa amizade. Com relação a fazer tr~es feijoadas, acho muito. mas vou seguir seu conselho e fazer duas no próximo ano, se Deus quiser. Em Maio e em Outubro. Vou bolar algum prêmio para sortear na primeira ou segunda. Valeu pelas idéias e pelo apoio.

    ResponderExcluir
  13. Há empresários portugueses em Belém. Alguns tem ligação com a Tuna e, uma parcela, creio que agora maior ,está no Grêmio. Dos que estão no Grêmio, existem os que se colocariam numa posição de ajuda à Tuna e os que não se interessariam em ajudar (acho que alguns são abertamente torcedores de outros clubes).
    Talvez o Alírio, o Sr. Pisco e algum outro, poderiam, quem sabe, fazer uma intermediação com os outros que poderiam contribuir. Mas tem que saber justificar e mostrar os reais interesses da Tuna agora. Esteve em Belém, recentemente, uma delegação portuguesa. Se eu fosse presidente da Tuna eu teria entrado em contato com o consulado português e, feito por meio deste, um convite para eles irem à Tuna para um almoço ou jantar. Nesta ocasião, eu tentaria ver com eles como seria possível um apoio para a Tuna. Talvez ficasse só na tentativa, mas será que não valeria a pena tentar? Acho que é preciso correr atrás de parcerias e patrocínios. Fazer projetos que possam angariar fundos para promover o esporte. Pesquisar leis que falam de como o esporte nos clubes pode conseguir incentivos e ir atrás destes incentivos. Quanto mais tempo nosso clube permanecer nesta situação de enfraquecimento no esporte, será pior.
    Vejo a imagem da Tuna sem destaque no cenário esportivo local. Em 2014 ainda conseguimos conquistas importantes com o futebol feminino. Mas talvez não tenhamos futebol feminino na Tuna em 2015 ou, se tivermos, pode ser que não seja um time forte. Nas regatas vai ter que haver um super-esforço e apoio financeiro ou então vai ser muitíssimo difícil chegar em um lugar proeminente. Nas categorias de base é preciso ver o que precisa. Talvez mais estímulos para a garotada. É preciso também procurar melhorar o ginásio tunante.
    Creio que a Tuna necessita de apoios externos urgentes se quiser ser um clube competitivo na área esportiva. Com as rendas atuais, penso que vai sempre ser na base de sacrifícios extremos e talvez infrutíferos, como foi a tentativa de voltar à série principal.
    Para voltar à primeira divisão tem que ter planejamento logo, procurar ver se dá para aproveitar no segundo semestre ao menos 03 jogadores da base. Acho que mais tá difícil demais aproveitar uma base oriunda do clube, porque a Tuna não tem mais aquela força de outrora na base. E ir sondando em maio, ou no mais tardar em junho, jogadores locais e um possível técnico. Entre os jogadores, tem que ter um bom atacante, um goleador. Podem-se contar os anos que a Tuna está padecendo por não conseguir fazer os gols que precisa. Em agosto, ou início de setembro, tem que ter todo o time formado e começar a treinar intensamente.
    2015 será crucial ao meu ver. Se nada for feito de concreto para alavancar os esportes na Tuna, acho que as coisas vão ficar piores.
    Não sou contrário a se ter um bom desenvolvimento na área de lazer. Porém, se for ficar só nisso, aí a Tuna vai morrer como clube esportivo. Vai ser só mais um Pará Clube.
    Se até o fim do ano não enxergar uma realidade diferente ( algo que nós tunantes possamos dizer que concretamente está sendo desenvolvido um trabalho sério, promissor, em relação aos esportes e a subida da Tuna à primeira divisão), eu votarei numa chapa com uma proposta esportiva coerente e que tiver pessoas que tenham realmente vontade de recuperar o prestígio do clube nos esportes. Vou votar e declarar antecipadamente meu voto nesta chapa. Se a gestão atual mostrar que vai efetivar as mudanças necessárias, terá meu apoio para se reeleger. E se não perceber perspectiva alguma, meu voto será nulo. Neste caso, não me pronunciarei e que cada um vote no que achar melhor. Sou tunante. Não me coloco pessoalmente contra ninguém na Tuna. Procuro me posicionar a favor do clube e do que acho ser melhor para ele. Quem quer que seja, que tiver más intenções em relação à Tuna, não terá em hipótese alguma meu apoio. Mas, dentro de minhas limitações, procurarei incentivar quem de fato está querendo o melhor para a Tuna, nas duas áreas, a social/de lazer e a esportiva.
    Márcio

    ResponderExcluir
  14. Ao pessoal da nautica, desejo que em 2015 permaneçam firmes e resolutos na luta por uma Tuna aguerrida e fortalecida, que seja capaz de enfrentar os adversários com valentia e capacidade, de modo a almejar o alto. Que todos os esforços sejam feitos, sejam as tradicionais feijoadas, venda de camisas e busca de patrocinadores. Que os atletas tenham bastante apoio. Que os torcedores tunantes possam sentir que neste próximo ano a Tuna está aí não para ser uma mera competidora, mas uma forte concorrente. E sentindo isto, possa haver por parte da torcida tunante um incentivo aos seus atletas nas regatas. Sentindo que há bons resultados, creio que mais patrocínios surgirão e mais torcedores apoiarão. E que o clube possa reconhecer o trabalho de vocês e fazer o que for possível para ajudá-los. Eu, na minha modesta posição de um simples sócio e torcedor, espero, dentro de minhas limitações, poder contribuir de alguma forma, assim como desejo que outros também possam. Sucesso a todo o grupo que está lutando por uma Tuna melhor nas regatas. Que venham as vitórias e as conquistas. Já é tempo! Chega de vergonha! Chega de ver a Tuna ser humilhada nas competições! Márcio.

    ResponderExcluir