terça-feira, 21 de novembro de 2017

ELEIÇÕES NA TUNA MARCADAS. FISCALIZAR É PRECISO!

O presidente da Assembleia Geral, GB Alírio Gonçalves, embora eu não tenha lido edital e, nenhum jornal, ao que se comenta já marcou o prazo da inscrição de chapas  e o dia da eleição para a nova diretoria executiva da Tuna Luso Brasileira. A data será dia 14 de Dezembro.
Acho que as coisas da Tuna deveriam ser melhor divulgadas, para se saber os pormenores. Por exemplo, era importante que se soubesse, através das palavras do presidente Alírio, que poderia ser em entrevista a um jornal ou em uma reunião na Tuna, como acontecerá essa eleição, para que fatos negativos acontecidos na eleição passada e em anos anteriores, não se repitam.
Segundo o Estatuto da Tuna, em seu Artigo 50, Parágrafo quarto, "Para que os associados possam organizar suas chapas, será franqueada na secretaria da Associação, a partir de requerimento assinado por três Associados Patrimoniais em gozo de seus direitos legais, uma cópia da relação geral dos associados com direito a voto".
Na eleição passada aconteceu tudo ao contrário. A diretoria da época, não entregou no prazo legal a relação dos associados com direito a voto. O que aconteceu foi que na semana da eleição e até no dia da votação, a diretoria estava com um funcionário do clube com um computador recebendo pagamento de mensalidades de associados inadimplentes, que com isso ganharam o direito de votar. Isso é ilegal, embora o fato tenha acontecido com a concordância ingênua do candidato de oposição. Resultado é que graças "à bondade da diretoria" quem estava atrasado um ano, cinco ou até 10 anos, votou, mas irregularmente.
Outro fato que deve ser bem examinado pelo presidente da Assembleia Geral é no ato da inscrição de chapas. O mesmo Artigo 50, em seu Parágrafo terceiro, diz que "a solicitação da inscrição de chapas deverá conter a composição completa  contendo a identificação dos cargos com o nome dos Associados, inclusive assinatura. Notem bem, é necessário que estes associados estejam em pleno gozo de seus direitos e que na solicitação tenha o nome e assinatura de todos. 
O cumprimento do Estatuto é fundamental para que as eleições transcorram legalmente, com bastante lisura, com plena democracia e sem possíveis facilidades para nenhuma das chapas. É importante que tudo aconteça legalmente e  que não fiquem dúvidas  da perfeita regularidade do pleito.  
Afinal, a Tuna é um clube luso brasileiro, como o Vasco da Gama, mas não vamos seguir o exemplo do Euricão que mais uma vez "mexeu com os pauzinhos" para permanecer no poder.

6 comentários:

  1. Concordo com a argumentação. Tem que ser uma eleição limpa e obedecendo aos estatutos.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. A eleição da Tuna creio que representará o último evento de grande importância no clube em 2017. Quando soubermos o resultado poderemos ter uma noção do que esperar para 2018: Se a situação vencer será provavelmente a continuação da mesma política,ainda que possam acontecer algumas variações. Se a oposição vencer, haverá talvez alguma chance de mudança,em especial na área esportiva, mesmo que não inteiramente do jeito que precisa haver. Márcio

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber as pessoas que estão nas duas chapas concorrentes. Possivelmente uma parte considerável tanto de uma como de outra, eu não conheça. Mas deve haver alguns nomes que eu conheça. E é importante também a divulgação dos programas das chapas.
    Márcio

    ResponderExcluir
  4. Quero ver em 2018 a Tuna de novo como um clube grande nos esportes! De volta na primeira divisão do paraense e ganhando títulos esportivos.Tuna precisa voltar a ser respeitada como um clube esportivo! Márcio

    ResponderExcluir
  5. Tuna irá participar das regatas em 2018? Será uma simples participante ou vai lutar pelo título?

    ResponderExcluir
  6. Como tunante admiro nossa torcida, mas temo que sem resultados melhores na área esportiva haja por parte de alguns torcedores uma perda de vontade de continuar torcendo pela Tuna e assim a torcida irá se reduzindo progressivamente, tornando-a menor do que é hoje, que já está reduzida. Sei que alguns tunantes vez ou outra vão assistir jogos do Paysandu. Eu não vou a jogos nem de Remo e nem de Paysandu. Vou a jogos da Tuna. Os mais apaixonados tunantes poderão morrer tunantes, porém pode haver aqueles que não tenham tanta paciência assim e troquem de clube para torcer. A nossa torcida que precisa crescer poderá diminuir, nos deixando em desvantagem maior ainda em relação a outros clubes que possuem torcidas maiores.

    ResponderExcluir