terça-feira, 14 de novembro de 2017

TUNA NÃO FEZ DEVER DE CASA E AGORA SÓ A SORTE CONTRA O PARAUAPEBAS

Não foi o destino que quis que a Tuna pegasse fora de casa o Parauapebas, o segundo melhor time que disputa a Segundinha, como adversário para a partida das Oitavas de final. A triste realidade que causou esse difícil confronto que acontecerá no domingo à tarde, em Parauapebas, foi a fraca campanha da Tuna na fase preliminar, além do péssimo resultado de domingo, no Francisco Vasques, quando a Águia perdeu para o Bragantino por 1 a 0.
Certamente alguns dirão que a Tuna não fez uma fraca campanha e o resultado de domingo não foi péssimo. Essa opinião é normal para alguns, principalmente para os dirigentes que ao longo de todas essas gestões descomprometidas com os esportes cruzmaltinos, vociferam que "foi bom que acontecesse agora, para não acontecer depois", típico de consolo que pelo menos na minha cabeça não cabe. Isso é como dar pipo a criança de 10 anos.
Vejam a situação da Tuna nessa Segundinha: disputou três partidas, perdeu uma, empatou outra e ganhou apenas uma. É pouco para quem quer chegar entre os dois primeiros numa competição, que na verdade é um torneio, em que disputam 15 times.
Quem quer vencer trabalha correto, faz uma equipe com bons jogadores e uma Comissão Técnica formada por pessoas que possam congregar, discutir, chegar no melhor caminho para vencer. Na Tuna isso acontece ao contrário. A história do tapinha nas costas e dizer que o time "está bom", sem está, é balela.
Desde o princípio sabia que a Tuna, embora com um time melhor que dos anos anteriores, não poderia render muito bem. A começar pelo técnico. Sinomar Naves mostrou, com a equipe que jogou domingo (a primeira que vi jogar esse ano), que não evoluiu quase nada seu conhecimento técnico/tático no futebol. Escalou um time, deixou alguns jogadores que poderiam ser titulares de fora, e em campo sua equipe não mostrou coordenação tática, jogando apenas pelo meio, sem explorar as pontas, e com um meio de campo se atrapalhando nas jogadas de ataque, talvez até pela falta de opção de jogar com os laterais, que ficaram fixos, sem ajudar o meio nem o ataque.
Sabe-se que todo time quando não joga bem no primeiro tempo, no segundo ele tende a melhorar. Ou piorar.
A Tuna não melhorou na volta. Continuou jogando errado e com dois minutos logo tomou o gol matador.  Para quem já está vendo a situação do time do coração como um karma, mesmo com um fio de esperança de empatar, naquele momento, só imaginei o pior.
E o pior veio. Disputar uma partida decisiva fora de casa com uma equipe que entra em campo com toda moral pelos conquistados, o Parauapebas, só apelando para a sorte e para as orações.
Nem tudo está  perdido. Mas sinceramente não tenho coragem de ir à Parauapebas. Já fui com a Tuna para os recantos mais longínquos no Pará e em outros estados, mas não vou arriscar sofrer mais uma tristeza.
O time não me agradou. Até que os atletas não são tão ruins. Tem umas peças boas. Mas taticamente,
o Sinomar, repito, não evoluiu para saber que futebol se joga nos quatro cantos, que explorar os laterais como alas,  principalmente quando se tem atacantes altos, que cabeceiam, é o coreto, o que toda equipe que quer vencer tem que fazer. E, quando se joga em casa, perante sua torcida, como a da Tuna, que é pequena mas vibrante,  tem-se que Jogar a vida, a alma, o coração. Fazer o dever de casa. 
P.S: Estou.escrevendo isso bem antes da partida de domingo. Não vou ao jogo mas vou ficar com o radinho ligado. mas mesmo que a vitória venha (o que espero!), acho que tem que mudar.O time de Sinomar joga com medo, sem vontade de vencer. E a Tuna não pode mais pensar em não vencer. Tem que ganhar sempre!

2 comentários:

  1. Também achei que o Sinomar teve certos erros que contribuíram sim para o insucesso da Tuna domingo passado. Tive minhas esperanças de que sendo um técnico experiente e conhecedor do futebol local as coisas pudessem ser muito diferentes. Agora é torcer para que ele e o time acertem e se superem. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente ainda tem uns baba ovo de Sinomar e sua comissão..Aonde um treinador que nao se atualizou em nada no futebol ..Tendo ai bem na cara da diretoria um Treinador atualizado q se chama Jr Amorin Campeão invicto ano passado dessa propia segunda divisão..Hoje em dia vc vai assistir a Tuna jogar e nao vê mais aquela vontade de seus jogadores ..Lembro na serie C de 2006 Jogadores sem receber seu digno salários jogam com vontade e garra ..lembro delea Kleber Goleiro..os irmãos Hallyson e Hallace e entre outros que levaram nossa Tuna no lugar mais alto do cenario brasileiro..So nao passamos pelo Vitoria pq esbarramos num time de serie A mais mesmo assim ganhamos eles aqui no souza num domingo maravilho e com o souza lotadinho ..Abracos e avante minha gloriosa

    ResponderExcluir