segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

...DÁ PRA CHORAR

Enquanto a manhã foi de alegria para os verdadeiros cruzmaltinos, a tarde foi de tristeza. Embora tenha lutado bravamente e conseguido vencer a equipe do Independente Tucuruí, a Tuna ficou fora da elite do futebol paraense em sua segunda fase, que se inicia em janeiro 2010. Vencer, porém não somente vencer era a regra, e a Tuna ganhou mas não levou.
Vejo que o momento é de tristeza para os cruzmaltinos, com nosso time ausente agora pela segunda vez consecutiva do Paraense, mas insisto num repensar por parte dos que dirigem o clube hoje. Embora tenha trabalhado para não criticar a diretoria e a equipe, nunca ví com bons olhos a questão do arrendamento no Clube, em especial o futebol. Para os que dizem que não foi arrendamento, insisto em dizer que foi até pior, porque usaram a marca da Tuna, o clube não ganhou nada e ainda sofreu com a desclassificação.
Atendendo a amigos, GBs, beneméritos e associados do Clube, estou preparado para trabalhar pela união dos que compõem, torcem, são associados e respeitam a Tuna Luso Brasileira como instituição centenária do Pará e do Brasil, mas tenho que ressaltar que o que começa errado não tem como dar certo. E o futebol começou errado, com a diretoria querendo não participar do esporte que mais dá mídia ao clube, preferindo entregar a um grupo que, com todo respeito, não mostrou experiência, traquejo, para administrar futebol, e ainda teve como articulador o belga Hugo, um elemento que não sabe nada de futebol e que só quer levar tudo na marra, na arrogância, com o intuito único de aparecer e se dar bem. E ainda é um tremendo pé frio, pois em 2007 se meteu com o Pinheirense e deixou a equipe de Icoaraci fora das disputas do Paraense.
Todos sabem que cooperativa é coisa séria e nunca se soube, na verdade, como funcionaria a cooperativa dos jogadores da Tuna. Daqui deste espaço, questionei a divisão do dinheiro arrecadado e do compromisso de cada atleta, pois sem salário certo não se pode cobrar trabalho de ninguém. Outro fato é o caso do treinador. Visivelmente, entre os "cooperados", tinha atleta que não possuia a menor condição física de jogar. Mas jogava. Então, presume-se, que Carlos Lucena não tinha total autonomia na escalação da equipe.
Torço pela decisão, embora ache que foi tardia, do presidente Bastos em recorrer jurídicamente contra a entrada do vitorioso Cametá na primeira fase do Campeonato Paraense. Ele, como advogado, sabe que o erro existe mas quem errou, convidando o Cametá, foi o presidente da FPF, o coronel Nunes, que faz parte do Conselho Deliberativo da Tuna (agora não sei quem colocou!) . Só sei que o coronel Nunes e a FPF sempre trabalharam por Remo e principalmente Paysandu. Pela Tuna nunca. E não será agora que ele deixará que a Tuna "mele" o Paraense 2010. Digo que nunca ajudou a Tuna porque vejam as quantias que os dois devem a FPF e a "madrasta" nem se preocupa em cobrar. Mas se a Tuna dever uma "merreca" as cobranças e ameaças por parte do setor financeiro da mesma serão quase semanalmente.
Para finalizar, conclamo ao presidente Fabiano Bastos que analise bem o que vai fazer. Porque embora a própria Federação já tenha reconhecido o erro, repito, não será fácil a Tuna ser reconduzida. Poderá gerar, caso a Tuna vença, um imbróglio jurídico porque na verdade todos os times foram prejudicados, uma vez que o Cametá foi o grande vitorioso da primeira fase com 21 pontos, portanto eliminou muitas equipes. Então vai ser uma corrida maluca de protestos que só um novo campeonato poderá resolver. E será que com sua autoridade de presidente da FPF o coronel Antonio Carlos Nunes vai deixar que isso aconteça? Por não acreditar nisso é que é melhor que nós cruzmaltinos choremos. É nosso único consolo.

P.S. E aquele gol do Ananindeua aos 45 minutos do segundo tempo, de pênalte (que não houve) não cheirou mal? Não lembra uma façanha barbalhista? Anotemos o nome do árbitro para saber se ele, aproveitando o período, vai viajar levando consigo uma bela mala...

Um comentário:

  1. Calma Marcos vamos ter parciência E CURTIR ÀS FÉRIAS QUE É BEM MELHOR... se continuarmos brigando com federação, vamos morrer mais cedo e eles nem lembram que existimos, a idéia foi boa de colocar o Dono da federação como conselheiro, mas esqueceram que o cara é Paysandu... um abraço fique com Deus...
    P.S. Quantos Paysandu estão no poder da Tuna quem souber responda?????

    ResponderExcluir