quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A fantástica recuperação de Ganso

Ganso, o talentoso paraense merece a Seleção Brasileira
Desde os tempos em que jogava no Santos, ao lado de craques como Neymar, Robinho e Wesley, Paulo Henrique Ganso mostrava que seria um dos maiores meias do Brasil. Na Copa do Mundo de 2010, quando estavam no auge no time peixeiro, Ganso e Neymar receberam milhões de pedidos para que Dunga os convocasse  para a Seleção Brasileira.
O tempo passou, Ganso sofreu uma contusão, foi operado, demorou a se recuperar, e durante o pós operatório  foi menosprezado pela diretoria santista, que passou a ver o atleta tipo  um peso . Era visível que o Santos não queria perdê-lo, porém pelo sim, pelo não, decidiu que não iria fazer um plano de careira para ele e nem tampouco  renovar seu contrato com bases melhores, como havia feito com Neymar. Mesmo porque, para muitos cronistas e "experts" em futebol, e até para alguns diretores do Santos, o craque paraense, revelado nas categorias de base do Futsal da Tuna Luso Brasileira, estava acabado para o futebol.
Este escriba, que viu Ganso garoto jogar no Futsal da Tuna  (seu apelido era Petrobrás), acompanhou sua ascensão naquele fantástico time do Santos de 2010, sempre acreditou no futebol de Paulo Henrique. Mas a diretoria do Santos teimou em não valorizar seu atleta: criou um entrevero, fazendo com que o jogador se desiludisse com o Peixe e com seu empresário.
A crise estava criada e de tanto disse-me-disse Paulo Henrique terminou sendo negociado com o São Paulo. Muitos chegaram a comentar que o Santos deveria ganhar o prêmio de "melhor vendedor do ano", pois havia vendido "gato por lebre", alusão de que o time tricolor havia sido passado para trás.
Ganso já completou um ano no São Paulo. Amargou um  período no banco de reservas, mas sempre dizia que iria dar a volta por cima. Treinava com afinco, se esforçava na parte física, mas no campo não rendia o suficiente para  o grande investimento sampaulino. Particularmente, acredito que o que o jogador tinha era temor de contundir-se novamente. Lembro que um seguidor do Blog certa feita comentou que na Europa eles não gostam de jogador que se opera, principalmente do joelho, pois fica "bichado". "Cai na bolsa de atletas", disse.
Acho que depois dele próprio, só os que conhecem a determinação, o talento e a força de vontade de Paulo Henrique Ganso acreditavam em sua recuperação. Este escriba sempre foi um deles.
E a esperada volta por cima chegou. Ganso já está há pelo menos 10 partidas como titular absoluto do meio campo do São Paulo. Em cada jogo mostra mais categoria, comprometimento, talento, criatividade, classe e principalmente determinação. Luis Fabiano, o centro avante sampaulino, tem perdido gols feitos, mas não por falta de bons passes. Talvez por falta de sorte,  algum problema que esteja passando na vida pessoal ou no clube, ou mesmo um  "período de estiagem" com a bola. Mas falta de chances não é, pois Ganso em cada partida "enfia" de cinco a seis bolas perfeitas para ele.
Ontem, o paraense fruto da base de nossa Tuna, arrebentou. Deu dribles, passes, passe de calcanhar, chutou a gol e... fez um gol. Mas não um gol comum. Um gol de placa, daqueles que merecem destaque de todas as emissoras de TV, de Rádio, enfim, de todos os bons cronistas. E de pé direito.
Ganso pegou a bola  quase na lateral da grande área, olhou pra ver se havia algum colega desmarcado, não encontrou, e saiu em frente, driblando
 um, dois, três e chutando sem chances pra o goleiro Ricardo Berna do Náutico.
O paraense foi ovacionado pela Imprensa, paparicado Neymar e Ganso na Seleção.
pelos colegas, que o levantaram mostrando o carinho, o respeito pelo craque que Paulo Henrique Ganso é. Foi a glória para este escriba. Quem sempre defendeu
Que pena que o antipático Luis Felipe Scolari já tem seu goleiro titular, seus meias preferido e seu predileto atacante-defensor, o que torna quase impossível a volta de Ganso à Seleção.
Mas que seria interessante ver de novo o paraense dar um show naquela "meíuca", isso seria.

2 comentários:

  1. Isso é fogo de palha. Esse Ganso não é Ronaldo Fenômeno. Esse sim, foi operado e voltou com tudo dando inclusive um mundial para o Brasil. Esse Ganso depois de 50 anos voltou a jogar alguma coisa. Dizer que Ganso merece seleção é uma piada... de muito mau gosto por sinal.

    ResponderExcluir
  2. Questão de opinião, que respeito, apesar do anonimato. Mas cuidado com as palavras. Analise a situação do jogador, que deve ser também seu conterrâneo, sem raiva, sem ódio, democraticamente.

    ResponderExcluir