quarta-feira, 16 de outubro de 2013

É hora de juntos salvarmos a Tuna!

Hoje, depois de uma conversa com um dos possíveis candidatos à presidência da Tuna Luso Brasileira, confesso que me preocupei com o futuro do clube. E muito. 
Estou no clube há 31 anos e durante este período tenho vivido quase todos os bons e maus momentos da Tuna. Sucessos e insucessos, sofrimentos e glórias. Por isso, posso dizer, embora humildemente, que tenho, modéstia à parte, um certo conhecimento da história cruzmaltina, tanto do passado como do presente. 
Por isso afirmo que de todo esse períodos em que estou na querida Águia, garanto que nunca presenciei a Tuna, em todos os seus setores, em uma situação tão delicada. E,pelo que tenho ouvido, posso garantir que não sou só eu que pensa assim. Nas conversas que tenho mantido com cruzmaltinos históricos, sócios, Beneméritos e Grandes Beneméritos, quase todos são unânimes em dizer que a situação da Tuna ficou quase insustentável.
O possível candidato que esteve comigo -ele ainda não sabe se será candidato, pois depende do fechamento de algumas questões- declarou que nas reuniões de diretoria, dos 15 diretores, vão sempre três ou no máximo quatro. Isso é lastimável. 15 pessoas foram eleitas, juraram trabalhar e na hora H não se fazem presentes para lutar pelos destinos do clube.
Essa bandeira, de glórias heróicas,  precisa ser preservada
Quis saber da situação do time. Ele disse que o presidente está negociando "pacotes" com os jogadores, principalmente os que chegaram do Paragominas. "Serão pelo menos 30 jogadores contratados e mais a Comissão Técnica, que penso no total vai chegar a mais ou menos 80 mil no espaço de dois meses", garante o candidato.
Me ´preocupei, porque se os salários estão atrasados, como a diretoria vai trabalhar para pagar os "pacotes" com os jogadores, meu Deus do céu?
Por ter essa preocupação, com todos os setores da Tuna, e até o presente não vermos ninguém dos possíveis candidatos mostrarem uma plataforma de trabalho, algo que possa solucionar  os principais problemas e iniciar a salvação da Tuna, é que defendo para que nas próximas eleições tenhamos uma chapa de consenso, que seja formada por cruzmaltinos, pessoas que históricamente têm compromisso com o clube. Temos que lutar para evitar que a Tuna caia nas mãos de oportunistas, descomprometidos, pessoas que por não serem cruzmaltinas, não estão nem aí para a história do clube.
O momento se aproxima e, volto a dizer, é preocupante. Se não houver uma mobilização cruzmaltina, de pessoas que querem trabalhar, querem vestir a camisa a Tuna com orgulho para dedicar algumas horas de seu dia pelo clube, poderemos brevemente estar lamentando pelo que não fizemos.
Não existe salvador da pátria. Mas um grupo de pessoas, reconhecidamente cruzmaltinas, de repente pode ser pelo menos o início da solução.
Vamos pensar nisso, amigos tunantes. É hora de jogar a vaidade e o orgulho para os lados e juntos salvar nossa Águia!

3 comentários:

  1. O Sh. falo tudo seu Marcos morais !!! É hora de jogar a vaidade e o orgulho para os lados e juntos salvar nossa Águia!

    ass: Del da MUC

    ResponderExcluir
  2. Concordo que deva haver união e consenso. Nessa condição pode contar comigo!

    ResponderExcluir
  3. De nome aos bois. Esse que se diz candidato é aquele que vai fazer um jantar no dia 31 de outubro, foi lhe oferecer uma mesa, contou que depende de apoio para ser presidente, etc. etc. etc.

    ResponderExcluir