terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Balanço do ano na Sede Náutica

O balanço de nosso trabalho este ano na Garagem Náutica é positivo. Positivo porque na situação em que pegamos essa centenária parte esportiva do Clube, onde na realidade onde a Tuna começou, estava praticamente abandonada,tanto na questão estrutural, como na parte de atleta, uma vez que quase todos, sem a estrutura, foram instados a se transferir para os nossos dois principais concorrentes.
Felizmente, contamos com o apoio de três companheiros que muito nos ajudaram: Gerardo, Monteiro, Mário Mangas e Jorge Luis, além de toda a Confraria, que nos deu suporte financeiro, outros torcedores e associados que também passaram a colaborar com nosso trabalho, e da própria Diretoria do Clube, que sempre foi sensível e nos atendeu toda vez que nos dirigimos à ela, principalmente o Diretor de Patrimônio Augusto Monteiro, que foi um dos nossos maiores colaboradores.
Quando chegamos, em Fevereiro, a equipe, muito pequena, já estava montada. Pouco podemos fazer em termos de novos atletas, mesmo que tenhamos nos esforçado muito para fazer isso. Mesmo assim, decidimos que participaríamos do Campeonato de Remo promovido pela Fepar, embora preocupados com os custos.
Para que o leitor tenha uma idéia, só para participar a inscrição custa em torno de três mil reais. Cada transferência de atleta custa 150 reais. A inscrição de cada prova (ou barco) nas regatas, custa 50.
Fora isso tem a manutenção da Garagem, como o óleo para o barco da equipe técnica, café da manhã para os atletas, ajuda de custo para um ou outro atleta, passagens para atletas de fora. É uma média mensal de no mínimo dois mil reais.
Graças à criação de um carnet com o nome dos colaboradores, conseguimos uma arrecadação mensal, que não é grande, mas foi primordial para a manutenção de todos estes custos. Hoje temos em mãos documento dado pela Fepar de que a Tuna não deve nada à Federação de Remo. Uma vitória nossa,  de todos os colaborados
Uma feijoada que fizemos em Maio, que deu lucro de mais de sete mil reais, foi o que impulsionou e nos incentivou a seguir em frente, pois sabíamos da situação da diretoria do Clube, que não poderia ajudar com muita coisa.
O fato é que que conseguimos terminar o ano com um salde positivo de trabalho dos mais interessantes.
Além de participar de todas as quatro regatas,  inclusive com algumas vitórias, conseguimos melhorar a estrutura física da garagem, fazendo algumas melhorias e colocando à disposição do técnico e de atletas  melhorias significativas. Vale dizer, que estava carente de tudo.
Hoje, na nossa Sede Náutica temos uma excelente televisão com, uma máquina de lavar o chão, liquidificador, tudo doado pelos abnegados.
Foram colocados dois portões de metalon, em substituição às velhas portas que já não funcionavam mais. Na frente, colocamos um portão perto da porta, para proteger a entrada de pessoas indesejáveis.
Adquirimos um barco do sr.Morgado. Pintamos toda a frente da Sede. Vale salientar, que foi um trabalho muito profissional e coma tinta de nossa cor original.
Conseguimos finalizar o trabalho de recuperação de dois banheiros, só estando faltando o acabamento, por falta de um profissional que ainda não encontramos. Mas o material, tipo lajotas, argamassa, já está todo no local da obra.
Pois é, caros amigos cruzmaltino. Nesse momento só temos é que agradecer e dizer que no próximo ano estamos contando com o mesmo apoio, Já a partir de 1o. de Janeiro, estaremos sorteando um aparelho de televisão de 32 polegadas, com cartelas (apenas 100, de 001 a 100) a 25 reais cada cartela. Vamos sortear em final de Fevereiro, quando então já começaremos a trabalhar a feijoada, que pode ter duas no ano, a primeira no mês de Maio. Essa é a única fórmula que temos de lutar para conseguir recursos. 
Aproveitamos o momento para desejar a todos os nossos colaboradores e amigos,boas festas. E que o Ano Novo seja repleto de alegria, sucesso e sempre torcendo e apoiando a  nossa Tuna Luso Brasileira.

7 comentários:

  1. Ok. Marcos. Peço que divulgue como adquirir as cartelas para a tv e a feijoada que vou procurar dar uma colaboração. A luta é árdua realmente. Mas não pode parar. 2014 foi um ano de estruturação, mas em 2015 creio que já dá para almejar ir além. Não se deve desmerecer o esforço que foi feito até agora. O grupo que está trabalhando na Nautica tunante é guerreiro. Cobro às vezes como torcedor, porque quero ver de novo a Tuna vitoriosa, mas reconheço que a situação que vocês encontraram não era das mais agradáveis e muito tinha de ser feito. Vou ficar na torcida por bons resultados em 2015. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Você, caro Márcio, é um dos que nos ajuda mensalmente, além de, com suas palavras, nos incentiva a seguir adiante. Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2015 a todos os tunantes! Marcos, a luta é árdua, você sabe. Vocês devem fazer suas promoções. No que eu puder eu irei contribuir. Só peço que divulgue. Peço a todos vocês que estão na Nautica da Tuna que façam todo o possível para não deixar a Tuna ser de novo humilhada nas regatas. Se não der para ser campeã, que lute até o fim e no mínimo consiga um segundo lugar. Vencer só dois ou 3 páreos por regata é muito pouco para quem já foi a grande rainha da baía de Guajará. Márcio

    ResponderExcluir
  4. Já fiz minha doação de janeiro Marcos. Depositei na conta do Von. Agora só falta este mês a rifa. Por favor me informe como posso adquirir cartelas da rifa. Vou confirmar com meu pai se pode ficar com uma ou duas. Poderei ficar com uma. Até quando poderão ser compradas? Para quando é o resultado da rifa?
    Vamos "botar quente" nas regatas Marcos. Tem que ir com força total. Ver se dá para vencer um número bom de páreos por regata. Acho que para a primeira a meta deveria ser disputar ao menos 08 páreos e vencer pelo menos 04 E na segunda regata melhorar mais. Impossível? Bem, acho que é preciso fazer tudo o possível para se alcançar este objetivo.
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Como estão as promoções em prol da nautica Marcos? Vão se vendidos mesmo cartelas de rifa ainda em janeiro ou só depois? Vai haver mesmo a rifa? A feijoada do primeiro semestre ficou para maio? Se a Tuna quiser almejar uma posição bem melhor este ano nas regatas precisará ter recursos. Sem estes recursos vai continuar a ficar muito difícil. Peço que divulgue quando houver qualquer tipo de ação ou promoção para contribuir com o setor nautico. No que eu puder procurarei ajudar ficando provavelmente pelo menos com duas cartelas. Márcio

    ResponderExcluir
  6. Estamos com uma cartela de um televisor de 32 polegadas, cujo valor é 25 reais. Vai correr no di 28 de fevereiro. Simutâneamente, vamos começar a vender as da feijoada, que será em Maio. É a maneira que encontramos de suprir os gastos da garagem. Sobre a equipe, logo estarei dando detalhes.

    ResponderExcluir