sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Charlie Hebdo: muita calma nessa hora!

O ataque criminoso ao divertido e também polêmico jornal de charges e cartuns Charlie Hebdo, em Paris, que culminou com 12 mortos, tem tudo para desencadear um massacre ainda maior, embora em doses menores, tanto em Paris como em outras capitais europeias.
Primeiro porque, embora não sejam todos os muçulmanos que são favoráveis ao atentado, pelo contrário, a grande maioria, inclusive de líderes islâmicos, tem uma posição crítica ao que houve ontem na capital francesa, mesmo assim hoje todos que moram em Paris que não são legitimamente franceses são vistos com olhos atravessados.
Assim, muçulmanos e imigrantes em geral que moram pelos bairros de Paris e pequenas cidades francesas, que inegavelmente sempre foram discriminados pelos mais conservadores, podem tentar desencadear uma revolta e com isso causar problemas bem maiores para os governantes da França.
Penso, embora torça para errar, que a tendência, pelo menos por ora, é que a onda de atentados não pare. Isso porque os que se sentem inferiorizados e por conta disso aprovam ações de grupos como o Al Qaeda, aproveitem para fazer um levante, seja contra repartições, órgãos de Imprensa, sinagogas, entidades judaicas, comércios, etc.
Recebo agora a confirmação que os dois irmãos que cometeram o atentado ao Charlie Hebdo foram mortos em confronto com a polícia.
Mas mesmo assim a ação da polícia francesa não deve parar por aí. Com apoio de órgãos de vários países, tem que haver uma continuidade para evitar problemas maiores, embora a meu ver sem abusar também do poder de força.
Na realidade são dois pesos e duas medidas, pois a questão dos imigrantes na França não é de hoje.
Embora nada -mas nada mesmo!- justifique o atentado hediondo que causou a morte de figuras lendárias do mundo do humor e da sátira da comunicação gráfica, o governo francês tem que agir politicamente "pisando em ovos", pois como todo conflito que tem como pano de fundo a discriminação, o racismo e o fanatismo religioso, é necessário muita calma e uma ação muito bem pensada para pelo menos amenizar toda a problemática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário