quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Quadro centenário ficará na Garagem Náutica

O quadro quase centenário vai para a parede da Garagem Náutica
Num trabalho dos companheiros da Confraria da Sauna e Time de Águias, dois grupos de amigos sócios e frequentadores semanais da Tuna Luso Brasileira, o quadro de atletas náuticos datado de 1919, portanto com quase 100 anos, foi resgatado, devidamente recuperado e já está pronto para ser colocado na entrada da Garagem Náutica da nossa gloriosa Tuna Luso Brasileiro. 
O quadro é uma verdadeira relíquia para os cruzmaltinos. Este escriba, sócio e frequentador da Tuna há 32 anos, o conhece desde que chegou ao Clube, em 1982.
Na gestão passada, porém, o quadro foi tirado de seu lugar de destaque, no Ribatejo, e jogado, abandonado nos depósitos da sede social do clube.
Um funcionário me falou se eu não queria o quadro. "Pegue e guarde que eu vou levar e tentar recuperar", disse-lhe. Alguns sócios e torcedores, como o Armando Mourão, chegaram a ver o quadro, cobrar pelo faceboock, sem saber que a bela peça já estava "guardada", pronto para ser recuperada, para isso bastava arranjarmos a verba. 
Foi o companheiro Mário Mangas quem indicou um artista conhecido seu que o poderia fazer o trabalho de recuperação. Levamos, ele avaliou e cobrou, inicialmente,  mil reais.  Explicamos nossas dificuldades, e conseguimos que o valor fosse reduzido para 800 reais.
Em conversa com os amigos da Confraria, levantamos os 400 reais iniciais para o trabalho começar a ser realizado. Salatiel Campos, com seu amigos, garantiu os outros 400. O prazo de entrega foi mais de um mês, pois, segundo o profissional que fez o trabalho, teria que ser feito praticamente tudo de novo, já que havia fotografia que estava muita deteriorada.
No início da semana pegamos o quadro. Está perfeito,amente recuperado, foto e moldura. Será um grande prazer para os descendentes de atletas que fizeram parte dessa equipe, sejam filhos, netos ou bisnetos, irem à Garagem Náutica e reverem o ente querido.
O quadro será colocado na parede de entrada da Garagem, juntamente com outros que estão lá, e quem quiser visitar a Garagem vai estar sempre aberta pelas manhãs. O quadro, podem crer, é um resgate de nossa história.

9 comentários:

  1. Mais uma grande conquista em favor da história da nossa querida Tuna Luso Brasileira. Marcos com você na liderança iremos longe... E quem ganha é toda a comunidade Cruzmaltina, parabéns a nossa Tuna!!!

    ResponderExcluir
  2. Nós, Mário, nós. Você, o Gerardo, os nosso companheiros da Confraria, os companheiros do Time de Águias, os GBs que ajudam como o sr. João Pisco, João Rito, o Alírio, os beneméritos como o Pedro Azevedo, Valdomiro, os diretores da Tuna como o João, Charles, Augusto, enfim, as coisas só caminham se todos nós estivermos juntos com uma só visão. Vale a pena a gente conseguir.

    ResponderExcluir
  3. Nós, Mário, nós. Você, o Gerardo, os nosso companheiros da Confraria, os companheiros do Time de Águias, os GBs que ajudam como o sr. João Pisco, João Rito, o Alírio, os beneméritos como o Pedro Azevedo, Valdomiro, os diretores da Tuna como o João, Charles, Augusto, enfim, as coisas só caminham se todos nós estivermos juntos com uma só visão. Vale a pena a gente conseguir.

    ResponderExcluir
  4. Esforço compartilhado, conquistas para a Tuna Luso. A união faz a força!

    ResponderExcluir
  5. Torcedores e sócios, que nunca esquecem o legado que é a Sede Náutica para os verdadeiros cruzmaltinos, pois foi lá onde tudo começou. Aproveito pra já convidar os que nos ajudaram, inclusive com o carnêzinho mensal, como o professor Márcio, um dos mais importantes cruzmaltinos que conheço que além de prestigiar os jogos, prestigia as regatas, apóia com o carnê, e com qualquer promoção nossa, para nos prestigiar com sua visita na sexta-feira a partir das 18 horas, na Garagem, quando faremos um coquetel para apresentar os pequenos, mas para nós e para os atletas, importantes serviços. na estrutura da garagem. Todos os nossos amigos e colaboradores estão convidados.

    ResponderExcluir
  6. Marcos, se puder dou uma passada cedo por lá para dar os parabéns para vocês e olhar como ficou. Se for, não deverei me demorar. Agradeço a lembrança. Acho que todo tunante, de alguma forma, tem que fazer algo pelo clube, nem que seja um pouco e os que puderem podem fazer mais. Porém nada deve ser por obrigação e sim por amor à Tuna. Cada um tem que fazer conforme acha que pode e se achar que deve. Quantos mais puderem ajudar será melhor. Até lanço aqui uma ideia para a diretoria da Tuna, que os que se identificarem só com o futebol deem um apoio para o fuebol (masculino, feminino ou os dois) e os que gostam de outros esportes além do futebol poderão escolher dar seu apoio para um esporte específico como a natação, o esporte nautico ou futebol de salão. E quem puder e quiser, poderá ajudar mais de um esporte. Penso que o clube não é só a diretoria. Há os sócios, os funcionários, os atletas e suas famílias e os torcedores. Quem puder deveria ajudar. Mas, como disse, fica a cargo das consciências e das possibilidades. Márcio

    ResponderExcluir
  7. Mas quem contribui ou ao menos vai torcer nas competições pode ter mais condições morais de cobrar que o clube tenha sucesso nos esportes. Quem só fica em casa, sem ao menos ir a um jogo torcer ou dar uma palavra de incentivo na internet não deveria se posicionar muito severamente. Pois estaria só cobrando sem colaborar ou ao menos dar um apoio torcendo ou incentivando. É minha opinião. Márcio

    ResponderExcluir
  8. Opinião certíssima, a meu ver. Se não incentivamos, só criticamos, não temos cacife para cobrar.

    ResponderExcluir
  9. Opinião certíssima, a meu ver. Se não incentivamos, só criticamos, não temos cacife para cobrar.

    ResponderExcluir