terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Campeonato de Remo terá modificações

Campeonato de Regatas organizado pela Federação Paraense de Remo este ano terá cinco regatas. Os masters participarão de uma regata especial que acontecerá aos sábados anteriores às regatas propriamente ditas. A Tuna já garantiu sua presença.
Jovens atletas da Tuna e o técnico Lindão (Foto: Gerardo Monteiro)
Ficou acertado que a primeira regata acontecerá no dia 29 de Março, embora não esteja ainda definido se será no Ver o Rio ou na Estação das Docas. Outra novidade: em vez de 11, este ano as regatas terão 10 páreos.
O sistema de pontuação também será diferente. Voltará o antigo sistema de 4, 2 e 1, para primeiro, segundo e terceiro lugares. Todos os torcedores queriam este tipo de pontuaçãio e realmente é muito mais democrático. 
Quem vencer a regata de Masters entrará na regata de domingo com uma vitória, ou seja, quatro pontos. Vale lembrar que os quatro pontos dos Masters não contarão para o Campeonato, mas somente para a regata.
O Campeonato de remo contará ainda com outras mudanças que servirão para equilibrar a competição.  É a limitação de atletas de fora (outros estados e outros países) em apenas cinco por regata.
Hoje, Remo e Paysandu estão abusando de atletas "estrangeiros", numa clara disputa de vaidade econômica, pois os atletas que vêm de outros estados e outros países recebem uma quantia fixa em dinheiro, além de passagens e estadia.
Para se ter uma idéia, na última regata, o Paysandu trouxe 12 atletas de fora. Só argentinos foram quatro. O Remo queria trazer a mesma quantidade. Só não trouxe porque o Vasco da Gama não liberou, mas a grana estava garantida. Um absurdo para os amantes do esporte náutico.
Isso fez com que este escriba trabalhasse para que fosse limitado em apenas três atletas por regata. Ficou inclusive fechado com o Clube do Remo. Só que a fogueira de vaidades foi maior e infelizmente o clube azulino não cumpriu o combinado, fazendo com que fosse fixado em cinco o número de "estrangeiros". Os dois se uniram e ficou em cinco.
Mas o importante, é que pelo menos diminuiu o escândalo de atletas de fora.
Espero que os atletas paraenses passem a vislumbrar quem realmente lhes valoriza, quem torce e trabalha por eles. É inadmissível que atletas de fora venham remar aqui e afrontem nossos atletas "papa chibé".
Estão querendo fazer com o esporte náutico o que fazem com o futebol e fizeram há alguns anos com o Basquete.
A Tuna até ameaçou não participar, porque fica inviável formarmos uma equipe competitiva e os dois na hora H trazem atletas campeões nacionais e até internacionais para disputar uma competição amadora como é o caso do remo em nosso estado.
Mas vamos brigar.  Embora estejamos, infelizmente, em situação técnica inferior aos dois, porque não temos condições de bancar atletas de fora, que além de receber dinheiro têm passagens de avião e estadia custeadas, mas vamos em busca do título do ano ou pelo menos um segundo lugar. Garra não faltará aos atletas cruzmaltinos. Contra o dinheiro deles temos a nossa garra, o nosso talento e o nosso sangue cruzmaltino que corre forte nas nossas veias.

2 comentários:

  1. É assim fica difícil... Não sou contra de uns dois ou três de fora, mais que isto acho um absurdo. Não sou totalmente contra de virem de fora, mas só alguns poucos. Um clube ter de 80 a 100% de remadores de fora acho exagero. Lembro que em 2009 a Tuna teve uns poucos remadores amazonenses, acho que uns dois ou três, entre eles o Emerson Heráclito. As torcidas de Remo e Paysandu, hipocritamente, chiavam. Diziam que a Tuna não valorizava os atletas locais. Nos outros anos posteriores começaram a tirar os bons valores paraenses da Tuna.E em 2014 tivemos os exemplos escandalosos de os dois trazerem um monte de remadores de fora.Acho que a Tuna deve dar tudo de si para mostrar ótimos resultados, fazendo todo o possível para vencer as regatas, ou ao menos sendo muito bem colocada, não ficando apenas como uma participante de pouca expressão. Que seja formada uma boa equipe e que haja barcos com qualidade. O Remo está próximo de empatar em títulos com a Tuna e portanto ela tem que se esforçar para não deixar ser ultrapassada. Mas não deve ser só isso. Tem procurar ser de novo uma campeã. A Tuna tem que fazer por si e, mesmo que não deseje que o Remo a ultrapasse em títulos, não deve ser só uma auxiliar do Paysandu para evitar que o seu rival seja campeão. A Tuna não tem que ser meramente um clube que pode servir para "ajudar" um outro clube e atrapalhar o outro. Ela tem que fazer por si para buscar títulos. Minha sugestão é a seguinte: ter a melhor equipe com atletas locais que for possível montar, treinar muito, motivar bem estes atletas e dar a eles todas as condições (alimentação, boas instalações físicas, bons barcos etc). Se ao menos isto for garantido, pode ser que a Tuna surpreenda. Creio que já houve um certo avanço em relação ao regulamento. E que também a arbitragem seja justa, não prejudicando a Tuna. Que 2015 possa um ano de sucesso para a Tuna nos esportes!
    Márcio.

    ResponderExcluir