segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FALTAM NOTÍCIAS DA TUNA NA IMPRENSA

Não sou muito de avaliar uma equipe pela sua performance em treinos. Já aconteceu com a Tuna de vencer 10 ou 11 partidas amistosas antes do começo dessa mesma Segundinha, e na hora H, quando se precisava ganhar, foi uma tristeza. Só derrotas, decepção total.
Mas inegavelmente, quem passa um ano sem er sua equipe jogar sequer amistoso, dá uma cuíra danada para ver qualquer treino, nem que seja com uma equipe simples, sem muitos atrativos.
Já vi esse ano dois jogos treinos da Tuna. Para ser sincero, achei o time modesto, mas como era ainda a fase inicial, em formação, avaliei que daria para formar uma boa equipe, até com chances de ganhar a Segundinha e voltar ao seleto grupo dos grandes do futebol paraense.
Queria ter ido ontem contra o Pinheirense. Não fui, mas acho que não perdi muito, porque soube antecipadamente, que o Pinheirense era uma equipe das mais modestas,. Mas como o resultado foi 0 a 0, me pergunto: será que o Pinheirense evoluiu muito ou já não está na hora de ver se estamos indo pelo caminho certo ou não?
Como não estive presente, não sei se jogaram todos os novos contratados, como Flamel, que reputo um grande jogador, e outros mais. Na realidade, sobre esse assunto "time atual e contratações da Tuna", abro um parêntese. Acho que está faltando uma melhor comunicação por parte dos homens do Futebol da lusa, pois não se sabe nada em termos de notícias do time, só algumas poucas notas e talvez fofocas, principalmente sobre o Eduardo Ramos.
Penso que a essa altura, quando falta menos de um mês para a estreia da equipe, já era pra se ter um time mais ou menos definido, como também era para todos nós torcedores sabermos a quantidade e qualidade dos jogadores do elenco. 
Mas paro e penso: Talvez o técnico Junior Amorim ainda esteja avaliando jogadores e até solicitando nomes para reforçar o elenco. Mas mesmo assim alerto que não se pode deixar tudo para última hora. 
Nesse momento, um treino com uma equipe que vai participar do evento, falo da Segundinha, pode ser que não seja muito interessante, pois um resultado ruim, pode influenciar numa possível desmotivação da equipe ou ate mesmo dos torcedores.
Acho que o que tem que ser feito, a meu ver, urgentemente, é uma melhor e maior comunicação com a imprensa (Televisão, Rádios e Jornais),  para que através de notícias se conheça melhor o elenco, contratações e até as condições físicas e técnicas da equipe em termos de preparativos. Nós que torcemos e sofremos pela Tuna temos que tomar conhecimento das coisas, para podermos, quando interrogados por alguém, saber o que dizer.. 
Para finalizar, mais um alerta: a Segundinha parece fácil. Mas é bem difícil pois, como já falei neste espaço, não é um campeonato. É um torneio curto e até desumano, pois muitas vezes se faz uma grande campanha, e ao final ao sofrer uma simples derrota, a equipe não se classifica. 

2 comentários:


  1. Segunda divisão é difícil. Somente duas vagas para mais de de dez concorrentes. E com esta regra nova de ter que ter certo número de jogadores sub-23 ficam com alguma vantagem os clubes com melhor base. Esta regra poderia beneficiar muito a Tuna no passado, mas hoje a Tuna não se destaca mais tanto na base como antes. Infelizmente os tempos mudaram para pior neste sentido. Lamento também a Tuna ter tão pouca influência atualmente na Federação. Mas ainda é cedo para fazer previsões. Todos os participantes estão fazendo o que lhes é possível. A Tuna, pelo que representa no esporte paraense e até nacional, em termos de história, deveria ter um favoritismo. Só que temos visto nos últimos 4 anos que outros clubes menos tradicionais e que nem chegam perto de terem o patrimônio físico da Tuna serem os classificados para a primeira divisão. Acredito que o técnico foi bem escolhido (pelo menos é a impressão que tenho). Vamos ver se ele, com os jogadores que ele tiver à disposição, poderá liderar o time ao sucesso. Espero que sim. Eu e outros torcedores tunantes estamos já nos sentindo frustrados pelo jejum de títulos e de conquistas. Está mais que na hora de subir. Vamos Tuna!!! Levanta-te!!! Márcio






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero (sendo mais otimista que pessimista e creio que com com certa dose de realismo) que a Tuna conseguindo subir para a primeira divisão, possa haver uma boa participação na primeira, com até mesmo a possibilidade de conseguir uma vaga para a série D. Acredito sim, até aí ser bem possível. E, sendo um pouco mais sonhador ( talvez um pouco menos realista e sendo mais otimista que pessimista) que a Tuna sendo bem sucedida no futebol profissional, há maiores chances de conseguir se sair melhor em outros esportes, pois poderão vir novos patrocínios, porque a Tuna voltará a ser vista como uma vencedora. Estarei sonhando demais? Pode ser que sim, porque dependerá não só do potencial em ir mais além, como também deve haver interesse da atual gestor. Penso que com sucesso no futebol outras portas poderão se abrir. Agora saber se a gestão vai querer passar por estas portas, é algo que não posso saber. Gostaria que houvesse sim tal interesse. Havendo e tendo mais possibilidades, a Tuna poderia voltar a disputar como séria candidata a títulos esportivos em esportes onde outrora foi poderosa e recentemente tem sido apenas uma pequena parte do que já foi.
      Fica aqui então a esperança, mesmo sabendo que há a incerteza de que a Tuna voltará a ser uma grande força nos esportes do Pará. Se a atual gestão refletir bem, poderá ser uma forma de mostrar uma imagem melhor da Tuna como clube esportivo e de os diretores se projetarem como pessoas de sucesso, gestores interessados em ver a Tuna brilhar de novo esportivamente, deixando seus nomes na história do clube como grande vencedora. Ou poderão escolher outro caminho e serem apenas promotores de eventos de lazer e de apenas manterem a Tuna simbolicamente em alguns esportes e ficar então só mostrando fatos do passado glorioso, fazendo festas para o aniversário da conquista da Taça de Prata, inaugurando quadros antigos de atletas vitoriosos do passado etc. Não que isto não seja bom, porém ver a Tuna resignar-se a só mostrar fatos gloriosos antigos e a ser uma participante simbólica nos esportes, é para mim entristecedor, porque muito aquém do que a Tuna poderia fazer. Bem, mas vamos ver neste fim de ano se ao menos um sonho que tem sido acalentado nos últimos anos se realizará: a volta à primeira divisão do paraense. Com este sonho realizado dará vontade maior de ter sonhos mais altos em 2019.
      Márcio

      Excluir