quarta-feira, 5 de setembro de 2018

TUNA NO ANO DA CLASSIFICAÇÃO

Está chegando a hora. Depoi de um ano e espera, de um longo sofrimento, a Tuna so Brasileira voltará a disputar uma partida oficial pela Segunda Divisão do Campeonato Paraense de Futebol.
Tenho certeza que alguns elementos até dirão: "quem viu a Tuna, hoje na Segunda Divisão!".
Sinceramente, sabe o que eu acho? Honroso. Nem um problema. Todas as pessoas, todas as empresas, todas as entidades e todas s equipes de futebol têm seus momentos de glória e de tristeza. 
Claro que sentimos aquele aperto o coração, de alegria por ver de volta nosso querido time, e de tristeza, principalmente por causa da incerteza do sucesso no pequeno campeonato -que a meu ver é mais um torneio. 
Mas todos os anos entramos com fé, com vontade, com o espírito preparado para vencer, apesar de sabermos que a luta é árdua. Afinal, são 12 equipes e todas querem subir à Primeira Divisão.
Mas sinceramente, esse ano eu estou com mais fé que nos anos anteriores. Algo me diz que este ano será o da classificação. Todos sabem que nunca gostei quando chegam aventureiros na Tuna para "trabalhar", principalmente no futebol. E nos últimos anos era sempre um grupinho que chegava e queria dar ordens, botar o filho ou o parente pra jogar, enfim, era muita gente querendo aparecer, muito cacique e pouco índio.
Só vi uma partida do time dirigido pelo Júnior Amorim, Achei só mais ou menos, mas depois disso já chegaram reforços, como Flamel, que surgiu na minha época de diretor, e Jaime, que reputo como um jogador muito esforçado e que espero dê o sangue pela Tuna.
Na partida que assisti gostei dos amapaenses. São jogadores novos, mas experientes, e pelo que notei com muita vontade de vencer no nosso futebol. Que mostrem talento e empolgação, e lembrem-se sempre que a Tuna é a única equipe do Pará que dá chances aos atletas regionais e amapaenses. Inclusive, do Amapá foi que veio o nosso cracaço Campeão Brasileiro Germano Tiago, o Tiaguinho.
Vamos ficar na expectativa de novas contrações e da estreia, que foi adiada, mas até lá ainda teremos muitas novidades.
Cheguei a ensaiar a possibilidade de organizar uma feijoada para ajudar o futebol. O presidente João Rodrigues me deu carta branca, mas por falta de uma conversa antecipada com o diretor de futebol Éder Pisco, não deu certo. mas espero, caso a Tuna se classifique como estamos todos torcendo, consigamos combinar e fazer a promoção dessa feijoada, que é para angariar uma quantia que dê para pagar um ou dois atletas para o Campeonato de 2019. 

2 comentários:

  1. Eu estava esperando a divulgação da feijoada para comprar algumas cartelas e ajudar o clube. Mas como não foi possível, espero que quando a Tuna passar para a primeira divisão (vou considerar aqui que ela vai passar) haja a feijoada e eu possa contribuir. Estes dois diretores de futebol estão se empenhando. Acho até que se forem bem sucedidos no seu trabalho no futebol neste segundo semestre de 2018 e talvez também em 2019 poderiam alçar voos mais altos e formarem uma chapa para a próxima eleição para diretoria da Tuna. Acho que está mais que na hora de uma renovação e que o antigo espírito esportivo tunante nos esportes possa voltar. Bem, mas é só uma possibilidade para o futuro. O mais importante agora é ter um ótimo elenco montado, com um conjunto bem treinado e com muita disposição, com apoio da diretoria e da torcida.

    ResponderExcluir
  2. Estou também torcendo pela diretoria de futebol. Espero que dê certo. Agora sabemos que é muita lenha.

    ResponderExcluir